CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Análise Econômica (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/97000 |
Resumo: | Os objetivos deste trabalho consistem nos seguintes: 1) verificar se os investimentos e educação em nível setorial são crescentes ou decrescentes; 2) se ocorre o efeito espraiamento do conhecimento dos setores de alta tecnologia para os demais setores; 3) se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese decorre do fundamento proposto por Acemoglu (1996) e dos modelos de crescimento econômico de Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda hipótese é derivada do trabalho de Dias et al. (2014). A terceira foi proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2018) onde os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permitiu comparar os efeitos no tempo. As estimativas demonstraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade em média nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindo da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados. |
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CONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZILCONCENTRATION AND INTENSITY OF KNOWLEDGE IN SECTORS AND THEIR EFFECTS ON THE RETURNS OF EDUCATION IN BRAZIL Capital humanodiferenciais de rendimentosretorno da escolaridademodelo não linear.I28O41O47Os objetivos deste trabalho consistem nos seguintes: 1) verificar se os investimentos e educação em nível setorial são crescentes ou decrescentes; 2) se ocorre o efeito espraiamento do conhecimento dos setores de alta tecnologia para os demais setores; 3) se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese decorre do fundamento proposto por Acemoglu (1996) e dos modelos de crescimento econômico de Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda hipótese é derivada do trabalho de Dias et al. (2014). A terceira foi proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2018) onde os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permitiu comparar os efeitos no tempo. As estimativas demonstraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade em média nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindo da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados.O objetivo deste trabalho é triplo. Primeiro, estimar os retornos para a educação a nível setorial a fim de verificar a hipótese desses retornos serem crescentes. Segundo, usar o estoque de conhecimento superior presente nos setores de serviços de alta tecnologia para testar a hipótese do efeito transbordamento. Terceiro, verificar se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese está ligada aos trabalhos de Acemoglu (1996), Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda é derivada do trabalho de Dias et al. (2013). A terceira é proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2017), que afirmam que os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permite comparar os efeitos no tempo. As estimativas mostraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade, em média, nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindos da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados.UFRGS2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/9700010.22456/2176-5456.97000Análise Econômica; Vol. 40 No. 82 (2022): Junho/2022Análise Econômica; v. 40 n. 82 (2022): Junho/20222176-54560102-9924reponame:Análise Econômica (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/97000/89414Copyright (c) 2023 Análise Econômicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Michele Aparecida NepomucenoGiorno, Joilson2023-10-25T12:12:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/97000Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomicaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/oai||rae@ufrgs.br2176-54560102-9924opendoar:2023-10-25T12:12:34Análise Econômica (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Os objetivos deste trabalho consistem nos seguintes: 1) verificar se os investimentos e educação em nível setorial são crescentes ou decrescentes; 2) se ocorre o efeito espraiamento do conhecimento dos setores de alta tecnologia para os demais setores; 3) se existe o efeito threshold educacional em nível setorial. A primeira hipótese decorre do fundamento proposto por Acemoglu (1996) e dos modelos de crescimento econômico de Lucas (1988) e Romer (1990). A segunda hipótese é derivada do trabalho de Dias et al. (2014). A terceira foi proposta por Dias e McDemortt (2012) e Dias (2018) onde os benefícios dos retornos crescentes ocorrem somente após um determinado nível educacional na América Latina. Os dados utilizados são da PNAD de 2006 e 2015, o que permitiu comparar os efeitos no tempo. As estimativas demonstraram que os setores apresentam retornos crescentes e o efeito espraiamento está presente em quase todos eles. A hipótese de que existe um threshold educacional foi confirmada e o valor é em torno de 9,0 anos de escolaridade em média nos setores. Os benefícios de ganhos de produtividade crescente advindo da acumulação de educação nos setores ainda estão por ocorrer na maioria dos setores analisados. |
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