The political debate among young people:: The construction of political values in federal institutes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Debates |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/126154 |
Resumo: | A formação de valores políticos ocorre por meio do processo de socialização política. Nesse quesito, a escola se constitui como uma das mais importantes no processo de incorporação de valores como o de participação política. Os jovens ao longo de sua formação escolar podem encontrar espaço ou não para problematizar questões relacionadas a política. A criação dos Institutos Federais como unidades de ensino técnico e tecnológico institucional em 2008, suscitou na formação de uma nova categoria de jovens estudantes de Ensino Técnico potencializados a desempenhar contextualizações críticas na sociedade. E em 2016 essas instituições estiveram fortemente presentes nos protestos contra os coortes orçamentários, em que alguns campi foram inclusive ocupados pelos estudantes. Essa pesquisa questiona o processo de formação de valores políticos junto aos estudantes dessas instituições. Objetiva-se avaliar o papel desempenhado pelos Institutos Federais junto a formação de valores democráticos, opiniões políticas e liberdade de debate político na sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, foi disponibilizado um questionário online para estudantes dessas instituições, recebendo 211 contribuições de 13 estados Brasileiros no ano de 2017 |
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The political debate among young people:: The construction of political values in federal institutesEl debate político entre los jóvenes:: La construcción de valores políticos en los institutos federalesO debate político entre jovens:: A construção de valores políticos nos institutos federaisA formação de valores políticos ocorre por meio do processo de socialização política. Nesse quesito, a escola se constitui como uma das mais importantes no processo de incorporação de valores como o de participação política. Os jovens ao longo de sua formação escolar podem encontrar espaço ou não para problematizar questões relacionadas a política. A criação dos Institutos Federais como unidades de ensino técnico e tecnológico institucional em 2008, suscitou na formação de uma nova categoria de jovens estudantes de Ensino Técnico potencializados a desempenhar contextualizações críticas na sociedade. E em 2016 essas instituições estiveram fortemente presentes nos protestos contra os coortes orçamentários, em que alguns campi foram inclusive ocupados pelos estudantes. Essa pesquisa questiona o processo de formação de valores políticos junto aos estudantes dessas instituições. Objetiva-se avaliar o papel desempenhado pelos Institutos Federais junto a formação de valores democráticos, opiniões políticas e liberdade de debate político na sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, foi disponibilizado um questionário online para estudantes dessas instituições, recebendo 211 contribuições de 13 estados Brasileiros no ano de 2017UFRGS2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/12615410.22456/1982-5269.126154Revista Debates; Vol. 16 Núm. 2 (2022): Contribuições para a análise da relação entre cultura e política; 29-44Revista Debates; v. 16 n. 2 (2022): Contribuições para a análise da relação entre cultura e política; 29-441982-52692236-479Xreponame:Revista Debatesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/126154/86070Copyright (c) 2022 Revista Debatesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos Tabares, Camila deSilva Marques, Rodolfo2022-12-30T03:34:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/126154Revistahttps://seer.ufrgs.br/debatesPUBhttps://seer.ufrgs.br/debates/oai1982-52692236-479Xopendoar:2022-12-30T03:34:58Revista Debates - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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