Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Francislene Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castro, Silvania Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os instrumentos legais que normatizam a carreira do magistério público da rede estadual do Piauí, de 1988 a 2010, no sentido de verificar se as mudanças ocorridas neste período representaram valorização no que diz respeito aos itens que compõem a remuneração dos docentes. Para a realização deste estudo, foi realizada uma análise comparativa dos Estatutos e dos Planos do Magistério Público do Estado do Piauí, de 1988 e 2006, bem como uma análise da Lei Complementar nº 152/2010, que, além de dispor sobre o Piso Salarial do Estado do Piauí, modifica alguns aspectos do plano vigente. O trabalho adota como referências algumas produções sobre a temática valorização dos profissionais da educação (DAVIES, 2008; SALES, 2011) e a legislação federal que dispõe sobre a implementação e reformulação dos Planos de Carreira do Magistério Público. A análise dos dispositivos legais que orientam os Estatutos e Planos de Carreira dos docentes da rede estadual do Piauí, especialmente aqueles referentes às formas de progressão e aos mecanismos de incentivos, revelou que no decorrer dos anos, ao invés de inserir elementos voltados à melhoria das condições salariais dos docentes, o governo estadual terminou por subtrair alguns elementos fundamentais para a garantia de melhor remuneração docente, indo na contramão da luta pela valorização do magistério público no Piauí e no Brasil.
id UFRGS-27_2436d33ac833f0b2b791703752bb5b24
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58392
network_acronym_str UFRGS-27
network_name_str FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
repository_id_str
spelling Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?Política educacionalFinanciamento da EducaçãoValorização do Magistério.Este artigo tem como objetivo analisar os instrumentos legais que normatizam a carreira do magistério público da rede estadual do Piauí, de 1988 a 2010, no sentido de verificar se as mudanças ocorridas neste período representaram valorização no que diz respeito aos itens que compõem a remuneração dos docentes. Para a realização deste estudo, foi realizada uma análise comparativa dos Estatutos e dos Planos do Magistério Público do Estado do Piauí, de 1988 e 2006, bem como uma análise da Lei Complementar nº 152/2010, que, além de dispor sobre o Piso Salarial do Estado do Piauí, modifica alguns aspectos do plano vigente. O trabalho adota como referências algumas produções sobre a temática valorização dos profissionais da educação (DAVIES, 2008; SALES, 2011) e a legislação federal que dispõe sobre a implementação e reformulação dos Planos de Carreira do Magistério Público. A análise dos dispositivos legais que orientam os Estatutos e Planos de Carreira dos docentes da rede estadual do Piauí, especialmente aqueles referentes às formas de progressão e aos mecanismos de incentivos, revelou que no decorrer dos anos, ao invés de inserir elementos voltados à melhoria das condições salariais dos docentes, o governo estadual terminou por subtrair alguns elementos fundamentais para a garantia de melhor remuneração docente, indo na contramão da luta pela valorização do magistério público no Piauí e no Brasil.Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 3 (2013)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392/34963Castro, Francislene SantosCastro, Silvania Uchôainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-19T14:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/58392Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T14:31:36FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
title Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
spellingShingle Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
Castro, Francislene Santos
Política educacional
Financiamento da Educação
Valorização do Magistério.
title_short Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
title_full Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
title_fullStr Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
title_full_unstemmed Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
title_sort Estatutos e planos de carreira do magistério público da rede estadual do Piauí: rumo à valorização docente no estado?
author Castro, Francislene Santos
author_facet Castro, Francislene Santos
Castro, Silvania Uchôa
author_role author
author2 Castro, Silvania Uchôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Francislene Santos
Castro, Silvania Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Financiamento da Educação
Valorização do Magistério.
topic Política educacional
Financiamento da Educação
Valorização do Magistério.
description Este artigo tem como objetivo analisar os instrumentos legais que normatizam a carreira do magistério público da rede estadual do Piauí, de 1988 a 2010, no sentido de verificar se as mudanças ocorridas neste período representaram valorização no que diz respeito aos itens que compõem a remuneração dos docentes. Para a realização deste estudo, foi realizada uma análise comparativa dos Estatutos e dos Planos do Magistério Público do Estado do Piauí, de 1988 e 2006, bem como uma análise da Lei Complementar nº 152/2010, que, além de dispor sobre o Piso Salarial do Estado do Piauí, modifica alguns aspectos do plano vigente. O trabalho adota como referências algumas produções sobre a temática valorização dos profissionais da educação (DAVIES, 2008; SALES, 2011) e a legislação federal que dispõe sobre a implementação e reformulação dos Planos de Carreira do Magistério Público. A análise dos dispositivos legais que orientam os Estatutos e Planos de Carreira dos docentes da rede estadual do Piauí, especialmente aqueles referentes às formas de progressão e aos mecanismos de incentivos, revelou que no decorrer dos anos, ao invés de inserir elementos voltados à melhoria das condições salariais dos docentes, o governo estadual terminou por subtrair alguns elementos fundamentais para a garantia de melhor remuneração docente, indo na contramão da luta pela valorização do magistério público no Piauí e no Brasil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392
url https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/58392/34963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 3 (2013)
2236-5907
reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
collection FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
repository.name.fl_str_mv FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv revista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com
_version_ 1797050274692464640