Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Eldra Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387
Resumo: Este artigo apresenta considerações sobre os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores da rede municipal, nos municípios de Oriximiná e Óbidos, localizados na região Oeste do Estado do Pará. O presente estudo é parte integrante da Dissertação de Mestrado que estudou os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores de dois municípios do Oeste paraense, usando como base de análise a categoria “valorização docente”. Este estudo procurou responder principalmente às seguintes indagações: com a implementação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional houve modificações na política de valorização dos professores da rede municipal? Quais as iniciativas tomadas pelos governos de Oriximiná e de Óbidos de modo a garantir uma política de valorização do profissional do magistério a partir da implementação do FUNDEB? O objetivo central foi identificar os possíveis impactos desse fundo no salário dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso coletivo, cujo resultado mostrou que o FUNDEB ainda não se revelou como instrumento de valorização do profissional do magistério da Educação Básica nos municípios estudados. 
id UFRGS-27_5c5e4d7536428e06faad0f958b89ca98
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/51387
network_acronym_str UFRGS-27
network_name_str FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
repository_id_str
spelling Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.FUNDEBTrabalho DocenteValorização DocenteFinanciamento da EducaçãoEste artigo apresenta considerações sobre os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores da rede municipal, nos municípios de Oriximiná e Óbidos, localizados na região Oeste do Estado do Pará. O presente estudo é parte integrante da Dissertação de Mestrado que estudou os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores de dois municípios do Oeste paraense, usando como base de análise a categoria “valorização docente”. Este estudo procurou responder principalmente às seguintes indagações: com a implementação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional houve modificações na política de valorização dos professores da rede municipal? Quais as iniciativas tomadas pelos governos de Oriximiná e de Óbidos de modo a garantir uma política de valorização do profissional do magistério a partir da implementação do FUNDEB? O objetivo central foi identificar os possíveis impactos desse fundo no salário dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso coletivo, cujo resultado mostrou que o FUNDEB ainda não se revelou como instrumento de valorização do profissional do magistério da Educação Básica nos municípios estudados. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2012-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 2 (2012)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387/31841da Silva, Eldra Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-19T13:54:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/51387Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T13:54:21FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
title Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
spellingShingle Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
da Silva, Eldra Carvalho
FUNDEB
Trabalho Docente
Valorização Docente
Financiamento da Educação
title_short Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
title_full Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
title_fullStr Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
title_full_unstemmed Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
title_sort Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
author da Silva, Eldra Carvalho
author_facet da Silva, Eldra Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Eldra Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv FUNDEB
Trabalho Docente
Valorização Docente
Financiamento da Educação
topic FUNDEB
Trabalho Docente
Valorização Docente
Financiamento da Educação
description Este artigo apresenta considerações sobre os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores da rede municipal, nos municípios de Oriximiná e Óbidos, localizados na região Oeste do Estado do Pará. O presente estudo é parte integrante da Dissertação de Mestrado que estudou os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores de dois municípios do Oeste paraense, usando como base de análise a categoria “valorização docente”. Este estudo procurou responder principalmente às seguintes indagações: com a implementação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional houve modificações na política de valorização dos professores da rede municipal? Quais as iniciativas tomadas pelos governos de Oriximiná e de Óbidos de modo a garantir uma política de valorização do profissional do magistério a partir da implementação do FUNDEB? O objetivo central foi identificar os possíveis impactos desse fundo no salário dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso coletivo, cujo resultado mostrou que o FUNDEB ainda não se revelou como instrumento de valorização do profissional do magistério da Educação Básica nos municípios estudados. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387
url https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387/31841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 2 (2012)
2236-5907
reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
collection FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
repository.name.fl_str_mv FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv revista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com
_version_ 1797050274674638848