Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Ana Paula Santiago
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medina, Renata Rodrigues de Amorim, de Camargo, Rubens Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66398
Resumo: O presente artigo descreve e analisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério público estadual de São Paulo como parte de uma pesquisa nacional sobre remuneração de professores da educação básica. Essa rede era, em 2010, uma das maiores redes públicas de ensino do país, responsável por 9% das matrículas totais da educação básica, além de possuir mais de 220 mil docentes. Destes, quase metade era contratada em caráter precário/temporário. Por seu tamanho e representatividade, suas políticas influenciam diretamente redes municipais e estaduais de todo o país. Nesse artigo são abordadas as jornadas de trabalho previstas, as licenças existentes, as vantagens, as gratificações e os adicionais recebidos pelos docentes, segundo o PCCR vigente, além da movimentação na carreira, dos valores e da dispersão dos vencimentos recebidos em 2010. Busca-se com este artigo contribuir para a discussão nacional sobre planos de cargos, carreira e remuneração dos docentes das escolas públicas.
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spelling Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminaresPlano de Carreira docenteCarreira do MagistérioRemuneração do ProfessorPlanos de carreira docenteO presente artigo descreve e analisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério público estadual de São Paulo como parte de uma pesquisa nacional sobre remuneração de professores da educação básica. Essa rede era, em 2010, uma das maiores redes públicas de ensino do país, responsável por 9% das matrículas totais da educação básica, além de possuir mais de 220 mil docentes. Destes, quase metade era contratada em caráter precário/temporário. Por seu tamanho e representatividade, suas políticas influenciam diretamente redes municipais e estaduais de todo o país. Nesse artigo são abordadas as jornadas de trabalho previstas, as licenças existentes, as vantagens, as gratificações e os adicionais recebidos pelos docentes, segundo o PCCR vigente, além da movimentação na carreira, dos valores e da dispersão dos vencimentos recebidos em 2010. Busca-se com este artigo contribuir para a discussão nacional sobre planos de cargos, carreira e remuneração dos docentes das escolas públicas.Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2014-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66398FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 4 (2014)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66398/37996Copyright (c) 2016 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Ana Paula SantiagoMedina, Renata Rodrigues de Amorimde Camargo, Rubens Barbosa2020-01-23T01:45:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/66398Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2020-01-23T01:45:31FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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