Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Silvana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216115
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas.
id UFRGS-2_00261d33d75e7ac84ec3de0203db406c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corbellini, SilvanaBecker, Maria Luiza Rheingantz2020-12-05T04:26:40Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/216115001111823Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas.The research presented in this article was conducted in a distance education specialization course at a Brazilian federal university. The research objective involved inquiring and analyzing how individual and inter-individual processes allow intellectual cooperation between students, and the theoretical framework chosen was Jean Piaget’s genetic epistemology. We mapped the students’ interactions, tracing their learning pathways and creating Intellectual Exchange Maps. These maps served as useful tools to understand the difficulties and potentials of not only each student, but of the class as a whole. Following them through the mapping of their learning pathways has allowed us to identify their interests, the topics that motivate them and the difficulties they might be facing, and also to find new procedures in the teaching and learning process.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [10] p.Ensino a distânciaCooperaçãoCooperationDistance educationIntellectual exchange mapsMapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distânciaIntellectual exchange maps : useful tools to promote cooperation in distance educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111823.pdf.txt001111823.pdf.txtExtracted Texttext/plain35258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/2/001111823.pdf.txtc6d2477aa5ab94b53ca8a48ca7cc3e96MD52ORIGINAL001111823.pdfTexto completoapplication/pdf2019308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/1/001111823.pdf0232e4d9632f5a512fa762dbcec25bf1MD5110183/2161152021-12-06 05:34:08.269428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Intellectual exchange maps : useful tools to promote cooperation in distance education
title Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
spellingShingle Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
Corbellini, Silvana
Ensino a distância
Cooperação
Cooperation
Distance education
Intellectual exchange maps
title_short Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
title_full Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
title_fullStr Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
title_full_unstemmed Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
title_sort Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
author Corbellini, Silvana
author_facet Corbellini, Silvana
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Silvana
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Cooperação
topic Ensino a distância
Cooperação
Cooperation
Distance education
Intellectual exchange maps
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Distance education
Intellectual exchange maps
description Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-05T04:26:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216115
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111823
identifier_str_mv 1679-1916
001111823
url http://hdl.handle.net/10183/216115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [10] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/2/001111823.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/1/001111823.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c6d2477aa5ab94b53ca8a48ca7cc3e96
0232e4d9632f5a512fa762dbcec25bf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447725772111872