Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216115 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas. |
id |
UFRGS-2_00261d33d75e7ac84ec3de0203db406c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216115 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corbellini, SilvanaBecker, Maria Luiza Rheingantz2020-12-05T04:26:40Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/216115001111823Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas.The research presented in this article was conducted in a distance education specialization course at a Brazilian federal university. The research objective involved inquiring and analyzing how individual and inter-individual processes allow intellectual cooperation between students, and the theoretical framework chosen was Jean Piaget’s genetic epistemology. We mapped the students’ interactions, tracing their learning pathways and creating Intellectual Exchange Maps. These maps served as useful tools to understand the difficulties and potentials of not only each student, but of the class as a whole. Following them through the mapping of their learning pathways has allowed us to identify their interests, the topics that motivate them and the difficulties they might be facing, and also to find new procedures in the teaching and learning process.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [10] p.Ensino a distânciaCooperaçãoCooperationDistance educationIntellectual exchange mapsMapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distânciaIntellectual exchange maps : useful tools to promote cooperation in distance educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111823.pdf.txt001111823.pdf.txtExtracted Texttext/plain35258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/2/001111823.pdf.txtc6d2477aa5ab94b53ca8a48ca7cc3e96MD52ORIGINAL001111823.pdfTexto completoapplication/pdf2019308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/1/001111823.pdf0232e4d9632f5a512fa762dbcec25bf1MD5110183/2161152021-12-06 05:34:08.269428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Intellectual exchange maps : useful tools to promote cooperation in distance education |
title |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
spellingShingle |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância Corbellini, Silvana Ensino a distância Cooperação Cooperation Distance education Intellectual exchange maps |
title_short |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
title_full |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
title_fullStr |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
title_sort |
Mapas de trocas intelectuais : representações para cooperação na educação a distância |
author |
Corbellini, Silvana |
author_facet |
Corbellini, Silvana Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Cooperação |
topic |
Ensino a distância Cooperação Cooperation Distance education Intellectual exchange maps |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperation Distance education Intellectual exchange maps |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-05T04:26:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216115 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111823 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001111823 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [10] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/2/001111823.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216115/1/001111823.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6d2477aa5ab94b53ca8a48ca7cc3e96 0232e4d9632f5a512fa762dbcec25bf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447725772111872 |