A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Silvana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115950
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central investigar como ocorre a cooperação intelectual entre os discentes na Educação Online, em um curso de especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte-se do pressuposto que a cooperação, como método, pode ocorrer na educação, na modalidade à distância, e busca-se compreender como ocorre este processo. A fundamentação teórica que se elegeu para este trabalho foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e autores contemporâneos, tais como Morin, Silva, Campos, Anderson, Drown entre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, na forma de Estudo de Caso único, de acordo com Yin (2010) e, para a análise dos dados empregou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1988). Os instrumentos utilizados foram três fóruns do curso, questionários realizados com os discentes e rotas, que foram traçadas a partir de sequências das trocas realizadas nos fóruns. Construíram-se três categorias de análise a partir dos dados e à luz da teoria piagetiana: (1) Escalas de Valores; (2) Conservação dos Acordos e (3) Reciprocidade entre os sujeitos. Os participantes deste estudo foram os discentes e docentes integrantes do curso de especialização. Como resultados deste estudo, obteve-se a compreensão do método de cooperação entre os discentes neste curso de especialização na educação online que permite refletir-se sobre as equações de valores estabelecidas por Piaget (1973) no contexto da Cibercultura. A pesquisa também acrescenta instrumentos, que foram constituídos neste processo, denominados aqui de ‘mapas intelectuais’, que podem servir como norteadores para outros estudos na Educação Online. Apresenta implicações educacionais para outros cursos que operam na modalidade à distância. Destaca-se que as contribuições que advém deste trabalho podem ser ampliadas para a educação como um todo, possibilitando a cooperação entre os integrantes do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a formação de sujeitos autônomos.
id URGS_b30d3a51bc4732c22c3ee7fbc4d285fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115950
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corbellini, SilvanaBecker, Maria Luiza Rheingantz2015-05-08T01:58:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/115950000965136Esta pesquisa tem como tema central investigar como ocorre a cooperação intelectual entre os discentes na Educação Online, em um curso de especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte-se do pressuposto que a cooperação, como método, pode ocorrer na educação, na modalidade à distância, e busca-se compreender como ocorre este processo. A fundamentação teórica que se elegeu para este trabalho foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e autores contemporâneos, tais como Morin, Silva, Campos, Anderson, Drown entre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, na forma de Estudo de Caso único, de acordo com Yin (2010) e, para a análise dos dados empregou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1988). Os instrumentos utilizados foram três fóruns do curso, questionários realizados com os discentes e rotas, que foram traçadas a partir de sequências das trocas realizadas nos fóruns. Construíram-se três categorias de análise a partir dos dados e à luz da teoria piagetiana: (1) Escalas de Valores; (2) Conservação dos Acordos e (3) Reciprocidade entre os sujeitos. Os participantes deste estudo foram os discentes e docentes integrantes do curso de especialização. Como resultados deste estudo, obteve-se a compreensão do método de cooperação entre os discentes neste curso de especialização na educação online que permite refletir-se sobre as equações de valores estabelecidas por Piaget (1973) no contexto da Cibercultura. A pesquisa também acrescenta instrumentos, que foram constituídos neste processo, denominados aqui de ‘mapas intelectuais’, que podem servir como norteadores para outros estudos na Educação Online. Apresenta implicações educacionais para outros cursos que operam na modalidade à distância. Destaca-se que as contribuições que advém deste trabalho podem ser ampliadas para a educação como um todo, possibilitando a cooperação entre os integrantes do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a formação de sujeitos autônomos.The main objective of this research is to investigate how the intellectual cooperation among students, on Online Education, occurs in a specialization course at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). We imply that cooperation, as a method, may happen on a distance mode education and try to understand such process. The Genetic Epistemology from Jean Piaget and contemporary authors as Morin, Silva, Campos, Anderson, Drown and many others are the theoretical reference used to fundament this paper. The methodology is a qualitative research, presented as a Single Case Study, according to Yin (2010), and a Bardin’s Content Analysis (1988) used to examine data. As instruments, we must mention three forums, questionnaires that are applied with students and routes set from the exchange in the forums. Based on the Piagetian Theory, three categories of analyses can be identified: (1) Scale of values, (2) Maintenance of Agreements and (3) Reciprocity between people involved, i.e., students and professors of the specialization course. As a result of this study, we achieve comprehension of the cooperation method among students of specialization, on a distance mode education, which allows pondering over the equations of values established by Piaget (1973) on the Cyber culture context. The paper adds instruments, intellectual maps, which are created during the process and may be used as guidelines for further studies on Online Education. It also presents educational implications to other courses that work on a distance mode basis. We emphasize that any contribution obtained from this paper, may be enlarged to education as a whole to make possible the cooperation among participants of a teaching-learning process and making easier the creation of autonomous citizens.application/pdfporEnsino a distânciaEpistemologia genéticaCooperaçãoCooperationGenetic epistemologyOnline educationIntellectual mapsA cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965136.pdf000965136.pdfTexto completoapplication/pdf1791229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/1/000965136.pdf1bb3167e228954880e4e4cbc4f89b340MD51TEXT000965136.pdf.txt000965136.pdf.txtExtracted Texttext/plain520265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/2/000965136.pdf.txtbe994506e0776d8e0c21128689d95222MD52THUMBNAIL000965136.pdf.jpg000965136.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/3/000965136.pdf.jpg2fed1bd4a7cbeb706f5fe8f6ddf6dd0eMD5310183/1159502021-12-06 05:43:46.73695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:43:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
title A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
spellingShingle A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
Corbellini, Silvana
Ensino a distância
Epistemologia genética
Cooperação
Cooperation
Genetic epistemology
Online education
Intellectual maps
title_short A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
title_full A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
title_fullStr A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
title_full_unstemmed A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
title_sort A cooperação intelectual entre discentes na educação online : um método em ação
author Corbellini, Silvana
author_facet Corbellini, Silvana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Silvana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
contributor_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Epistemologia genética
Cooperação
topic Ensino a distância
Epistemologia genética
Cooperação
Cooperation
Genetic epistemology
Online education
Intellectual maps
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Genetic epistemology
Online education
Intellectual maps
description Esta pesquisa tem como tema central investigar como ocorre a cooperação intelectual entre os discentes na Educação Online, em um curso de especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte-se do pressuposto que a cooperação, como método, pode ocorrer na educação, na modalidade à distância, e busca-se compreender como ocorre este processo. A fundamentação teórica que se elegeu para este trabalho foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e autores contemporâneos, tais como Morin, Silva, Campos, Anderson, Drown entre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, na forma de Estudo de Caso único, de acordo com Yin (2010) e, para a análise dos dados empregou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1988). Os instrumentos utilizados foram três fóruns do curso, questionários realizados com os discentes e rotas, que foram traçadas a partir de sequências das trocas realizadas nos fóruns. Construíram-se três categorias de análise a partir dos dados e à luz da teoria piagetiana: (1) Escalas de Valores; (2) Conservação dos Acordos e (3) Reciprocidade entre os sujeitos. Os participantes deste estudo foram os discentes e docentes integrantes do curso de especialização. Como resultados deste estudo, obteve-se a compreensão do método de cooperação entre os discentes neste curso de especialização na educação online que permite refletir-se sobre as equações de valores estabelecidas por Piaget (1973) no contexto da Cibercultura. A pesquisa também acrescenta instrumentos, que foram constituídos neste processo, denominados aqui de ‘mapas intelectuais’, que podem servir como norteadores para outros estudos na Educação Online. Apresenta implicações educacionais para outros cursos que operam na modalidade à distância. Destaca-se que as contribuições que advém deste trabalho podem ser ampliadas para a educação como um todo, possibilitando a cooperação entre os integrantes do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a formação de sujeitos autônomos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T01:58:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115950
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965136
url http://hdl.handle.net/10183/115950
identifier_str_mv 000965136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/1/000965136.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/2/000965136.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115950/3/000965136.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bb3167e228954880e4e4cbc4f89b340
be994506e0776d8e0c21128689d95222
2fed1bd4a7cbeb706f5fe8f6ddf6dd0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085318891667456