Watchmen : nos limites dos quadrinhos e do cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156971 |
Resumo: | Muitas histórias em quadrinhos têm sido transformadas em filmes. Conforme os recursos cinematográficos evoluem, é possível inserir nos filmes cada vez mais elementos dos quadrinhos. Paralelamente, ao longo de sua evolução, os quadrinhos vêm tomando emprestados diversos recursos cinematográficos. Esses dois fatores contribuem para a aproximação das duas mídias, as quais já possuem certa semelhança pela própria natureza imagética. No entanto, além de características compartilhadas, cada uma possui particularidades que, a princípio, não são intercambiáveis. O romance gráfico Watchmen (1986) explora recursos de histórias em quadrinhos enquanto que a adaptação cinematográfica Watchmen (2009) se baseia no quadrinho. Por um lado, o filme possui méritos pelas estratégias utilizadas para se aproximar da linguagem dos quadrinhos. Por outro lado, poder-se-ia argumentar que o uso de um tipo de linguagem pelo outro é inviável, uma vez que se trata de mídias diversas Considerando tudo isso, o objetivo deste trabalho, é analisar essas duas produções com vistas a comentar escolhas feitas no processo de adaptação. Num primeiro momento é analisado o quadrinho Watchmen (1986), identificando recursos próprios desta mídia para, em um segundo momento, analisar o filme Watchmen (2009), verificando como os recursos explorados pelo quadrinho são representados na adaptação cinematográfica. Como metodologia, adota-se a exposição e a aplicação dos modelos de avaliação propostos por McCloud em Desvendando os quadrinhos (2005) e Desenhando os quadrinhos (2008), a análise de Watchmen (1986) feita por Vidal em “Quis Evaluates Ipsos Watchmen? Watchmen and Narrative Theory”, bem como analisa-se elementos de linguagem dos quadrinhos e do cinema como estabelecidos por Toledo e Andrade em “A Influência dos quadrinhos no cinema: a incrível saga da linguagem invisível e seu legado cinematográfico” (2007). Por fim, apresenta-se considerações a respeito das descobertas realizadas. |
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Lunkes, Diego dos SantosMaggio, Sandra Sirangelo2017-04-21T02:35:04Z2016http://hdl.handle.net/10183/156971001016548Muitas histórias em quadrinhos têm sido transformadas em filmes. Conforme os recursos cinematográficos evoluem, é possível inserir nos filmes cada vez mais elementos dos quadrinhos. Paralelamente, ao longo de sua evolução, os quadrinhos vêm tomando emprestados diversos recursos cinematográficos. Esses dois fatores contribuem para a aproximação das duas mídias, as quais já possuem certa semelhança pela própria natureza imagética. No entanto, além de características compartilhadas, cada uma possui particularidades que, a princípio, não são intercambiáveis. O romance gráfico Watchmen (1986) explora recursos de histórias em quadrinhos enquanto que a adaptação cinematográfica Watchmen (2009) se baseia no quadrinho. Por um lado, o filme possui méritos pelas estratégias utilizadas para se aproximar da linguagem dos quadrinhos. Por outro lado, poder-se-ia argumentar que o uso de um tipo de linguagem pelo outro é inviável, uma vez que se trata de mídias diversas Considerando tudo isso, o objetivo deste trabalho, é analisar essas duas produções com vistas a comentar escolhas feitas no processo de adaptação. Num primeiro momento é analisado o quadrinho Watchmen (1986), identificando recursos próprios desta mídia para, em um segundo momento, analisar o filme Watchmen (2009), verificando como os recursos explorados pelo quadrinho são representados na adaptação cinematográfica. Como metodologia, adota-se a exposição e a aplicação dos modelos de avaliação propostos por McCloud em Desvendando os quadrinhos (2005) e Desenhando os quadrinhos (2008), a análise de Watchmen (1986) feita por Vidal em “Quis Evaluates Ipsos Watchmen? Watchmen and Narrative Theory”, bem como analisa-se elementos de linguagem dos quadrinhos e do cinema como estabelecidos por Toledo e Andrade em “A Influência dos quadrinhos no cinema: a incrível saga da linguagem invisível e seu legado cinematográfico” (2007). Por fim, apresenta-se considerações a respeito das descobertas realizadas.Many comic books have been turned into movies. As cinematographic techniques evolve, it is possible to add to movies more and more elements from comics. Parallel to this, through its evolution, comics have been borrowing many cinematographic techniques. These two factors contribute to the approximation between the two medias, which already have some similarities due their imagetic nature. However, besides these shared characteristics, each one has particularities that, in principle, are not interchangeable. The graphic novel Watchmen (1986) explores techniques from comics whereas the cinematographic adaptation Watchmen (2009) it is based on the comic book. On the one hand, the movie has merits for the strategies used to approximate to the language of the comic book. On the other hand, it could be argued that the use of a language instead of other is unfeasible, since they are different media Considering all of this, the objective of this work is to analyze these two productions, aiming to comment the choices made in the process of adaptation. In a first moment, the comic book Watchmen (1986) is analyzed, and resources intrinsic to this media identified in order to, at a second moment, proceed to the analysis of the movie Watchmen (2009), verifying how the resources explored by the comic book are represented in the cinematographic adaptation. As methodology, the models of evaluation proposed by McCloud, Desvendando os quadrinhos (2005) and Desenhando quadrinhos (2008) are exposed and applied, the analysis of Watchmen (1986) made by Vidal in “Quis Evaluates Ipsos Watchmen? Watchmen and Narrative Theory”, as well as the language of comics and movies as established by Toledo and Andrade in “A Influência dos quadrinhos no cinema: a incrível saga da linguagem invisível e seu legado cinematográfico” (2007) are analyzed. Finally, the considerations regarding the discoveries made are presented.application/pdfporMoore, Alan, 1953-Historias em quadrinhosCinemaLiteraturaImagemLiterature and imageComicsLiterature and moviesWatchmen : nos limites dos quadrinhos e do cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016548.pdf001016548.pdfTexto completoapplication/pdf3448113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156971/1/001016548.pdf46c4fff5858f595b0564208f4b51780dMD51TEXT001016548.pdf.txt001016548.pdf.txtExtracted Texttext/plain89094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156971/2/001016548.pdf.txtccd96d194762ecac17fd1c2c6ee4297eMD52THUMBNAIL001016548.pdf.jpg001016548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156971/3/001016548.pdf.jpgcb211390334e1c9c4431d57673ffa46dMD5310183/1569712018-10-29 08:42:48.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156971Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:42:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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