Estado de conhecimento sobre internacionalização da educação superior numa base de dados latinoamericana
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280565 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a produção científica publicada sobre a internacionalização da Educação Superior numa base internacional, com recorte temporal de dez anos. O procedimiento metodológico elencado para esta investigação foi o levantamento bibliográdico por meio do estado de conhecimento. Realizou-se a busca dos manuscritos na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo). No que se refere aos resultados, foram identificados 205 trabalhos com os descritores: “Internacionalização da Educação Superior; Internacionalización de la Educación Superior e Internationalization of Higher Education”, com recorte temporal de 2011 a 2022. Destaca-se que foram publicados 143 textos a partir de 2017, sendo que 97 artigos foram socializados em revistas brasileiras. A Revista da Avaliação da Educação Superior é a que apresenta maior número de pesquisas publicadas (24 estudos). Além disso, as palavras-chaves Internacionalização e Educação Superior obtiveram destaque entre as demais. Por fim, a originalidade desta investigação se insere num contexto em que a discussão sobre internacionalização está cada vez mais presente no fazer acadêmico, o que se identifica no aumento progressivo dos estudos e pesquisas. Esta revisão é um parâmetro que permite visualizar como ano após ano este tema tem ganhado força e interesse por parte de autores e autoridades educacionais. |
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Nez, Egeslaine deAraldi, Franciane MariaJiménez, Diana Erika Cruz2024-10-26T06:56:29Z20232309-8333http://hdl.handle.net/10183/280565001206931O objetivo deste estudo é analisar a produção científica publicada sobre a internacionalização da Educação Superior numa base internacional, com recorte temporal de dez anos. O procedimiento metodológico elencado para esta investigação foi o levantamento bibliográdico por meio do estado de conhecimento. Realizou-se a busca dos manuscritos na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo). No que se refere aos resultados, foram identificados 205 trabalhos com os descritores: “Internacionalização da Educação Superior; Internacionalización de la Educación Superior e Internationalization of Higher Education”, com recorte temporal de 2011 a 2022. Destaca-se que foram publicados 143 textos a partir de 2017, sendo que 97 artigos foram socializados em revistas brasileiras. A Revista da Avaliação da Educação Superior é a que apresenta maior número de pesquisas publicadas (24 estudos). Além disso, as palavras-chaves Internacionalização e Educação Superior obtiveram destaque entre as demais. Por fim, a originalidade desta investigação se insere num contexto em que a discussão sobre internacionalização está cada vez mais presente no fazer acadêmico, o que se identifica no aumento progressivo dos estudos e pesquisas. Esta revisão é um parâmetro que permite visualizar como ano após ano este tema tem ganhado força e interesse por parte de autores e autoridades educacionais.This paper is aimed at analyzing the published scientific achievement on internationalization at Higher Education facilities on an international basis, within a decade frame. The methodological procedure chosen for this research was the bibliographic survey through knowledge. A research for manuscripts was carried out on Scielo digital library, (Scientific Electronic Library Online). As a result, 205 works published in the library were identified, through the “Internationalization of Higher Education” descriptor, from 2011 to 2022. It is noteworthy that 143 texts were published from 2017 and 97 articles were socialized in Brazilian journals. Higher Education Assessment Journal is the one with the highest number of published studies, totaling 24. In addition, Internationalization and Higher Education keywords were highlighted amongst the others. Finally, the originality of this research is inserted in a context in which the discussion on the internationalization of universities is increasingly present in academic work, which is identified in the progressive increase of research. This review is a parameter that allows to assess how every year this subject has gained power and the interest of authors and educational authoritieEl objetivo de este estudio fue analizar la producción científica publicada sobre la internacionalización de la Educación Superior a nivel internacional, con un horizonte temporal de diez años. El procedimiento metodológico elegido para esta investigación fue el levantamiento bibliográfico a través del estado del conocimiento. Se realizó una búsqueda de manuscritos en la biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo). En cuanto a los resultados: se identificaron 205 obras publicadas en la biblioteca, a través de los descriptores: “Internacionalización de la Educación Superior; Internacionalización de la Educación Superior e Internationalization of Higher Education”, con un marco temporal de 2011 a 2022. Como conclusiones: desde 2017 se publicaron 143 textos y se socializaron 97 artículos en revistas brasileñas. La Revista de Evaluación de la Educación Superior es la que presenta el mayor número de estudios publicados, con un total de 24 estudios. Además, se destacaron, entre otras, las palabras clave Internacionalización y Educación Superior. Finalmente, la originalidad de esta investigación se inserta en un contexto en el que la discusión sobre la internacionalización de las universidades está cada vez más presente en el quehacer académico, lo que se identifica en el aumento progresivo de estudios e investigaciones. Esta revisión es un parámetro que permite ver cómo año tras año este tema ha ido cobrando fuerza e interés por parte de autores y autoridades educativas.application/pdfporRevista Estrategia y Gestión Universitaris. Ciego de Ávila, Cuba. Vol. 11, n. 2 (2023), p. 287-297Ensino superiorProdução científicaHigher educationInternationalizationState of knowledgeEducación superiorInternacionalizaciónEstado del conocimientoEstado de conhecimento sobre internacionalização da educação superior numa base de dados latinoamericanaEstado de la cuestión sobre la internacionalización de la educación superior en una base de datos latinoamericana Enforcement of internalization at higher education facilities in a latin american info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206931.pdf.txt001206931.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280565/2/001206931.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001206931.pdfTexto completoapplication/pdf3283812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280565/1/001206931.pdfd47c87926e4a760d2a6d59498907cdc8MD5110183/2805652024-10-27 06:50:55.76295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:50:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O objetivo deste estudo é analisar a produção científica publicada sobre a internacionalização da Educação Superior numa base internacional, com recorte temporal de dez anos. O procedimiento metodológico elencado para esta investigação foi o levantamento bibliográdico por meio do estado de conhecimento. Realizou-se a busca dos manuscritos na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo). No que se refere aos resultados, foram identificados 205 trabalhos com os descritores: “Internacionalização da Educação Superior; Internacionalización de la Educación Superior e Internationalization of Higher Education”, com recorte temporal de 2011 a 2022. Destaca-se que foram publicados 143 textos a partir de 2017, sendo que 97 artigos foram socializados em revistas brasileiras. A Revista da Avaliação da Educação Superior é a que apresenta maior número de pesquisas publicadas (24 estudos). Além disso, as palavras-chaves Internacionalização e Educação Superior obtiveram destaque entre as demais. Por fim, a originalidade desta investigação se insere num contexto em que a discussão sobre internacionalização está cada vez mais presente no fazer acadêmico, o que se identifica no aumento progressivo dos estudos e pesquisas. Esta revisão é um parâmetro que permite visualizar como ano após ano este tema tem ganhado força e interesse por parte de autores e autoridades educacionais. |
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