Totalidade e fragmento : as imagens técnicas e a construção do olhar na condição pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Róger Jacobsen
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33563
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar a atuação das imagens técnicas no jogo entre totalidade e fragmento, uma vez que estas imagens surgem no seio da Modernidade, introduzindo o fragmento nas sociedades totais, em íntima relação com seus ideais de controle, e se transformam, já sob a Condição Pós-Moderna, quando toda a sociedade experimenta a fragmentação, em imagens hegemônicas, em torno do que orbitam todas as novas relações sociais. As investigações começam no período antropocêntrico com o advento da fotografia e terminam no tecnocentrismo pensando os media como espaço totalizador pela produção e difusão de tais imagens. A conceitualização de totalidade, fragmento e também de Condição Pós-Moderna vem do trabalho de Jean-François Lyotard (1993). A Modernidade é aprofundada com Alain Touraine (1995), e da Modernidade à Pós-Modernidade, Ciro Marcondes Filho (1991, 1993, 1994, 2000) é o mais presente. Para pensar o advento da fotografia, o autor eleito é André Rouillé (2009), enquanto as imagens técnicas são aprofundadas com Vilém Flusser (1998) e Jean Baudrillard (1997), que é também referência nos questionamos acerca da virtualidade e das novas condições impostas pela comunicação.
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