A condição pós-histórica da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Souza e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319
Resumo: Dada a sua condição como documento iconográfico, a fotografia sempre foi reconhecida como importante testemunho histórico. No momento em que a tecnologia digital passa a propulsionar ainda mais a popularização de suas técnicas de produção e, principalmente, de sua distribuição e audiência, sobretudo observando-se os recentes gadgets fotográficos sustentados pela hibridação câmera-rede, o caráter documental e histórico das imagens passa a ser questionado, seja pelo grande volume de imagens que passa a ser produzido, seja pelos constantes questionamentos a respeito da credibilidade de suas imagens numéricas facilmente manipuláveis. Mapeando episódios recentes envolvendo a manipulação de fotografias no meio jornalístico, além das práticas fotográficas circundadas por redes sociais específicas, como o Instagram, a pesquisa buscou analisar criticamente tal contexto de produção a partir de revisão bibliográfica ancorada nas reflexões sobre pós-história do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, com o objetivo de buscar um modelo teórico capaz de interpretar este contexto de produção e circulação de fotografias
id USP-34_1c3185404943d3e2a6aa7870fcd8bc37
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88319
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling A condição pós-histórica da fotografiaFotografiaCultura digitalPós-históriaImagemDada a sua condição como documento iconográfico, a fotografia sempre foi reconhecida como importante testemunho histórico. No momento em que a tecnologia digital passa a propulsionar ainda mais a popularização de suas técnicas de produção e, principalmente, de sua distribuição e audiência, sobretudo observando-se os recentes gadgets fotográficos sustentados pela hibridação câmera-rede, o caráter documental e histórico das imagens passa a ser questionado, seja pelo grande volume de imagens que passa a ser produzido, seja pelos constantes questionamentos a respeito da credibilidade de suas imagens numéricas facilmente manipuláveis. Mapeando episódios recentes envolvendo a manipulação de fotografias no meio jornalístico, além das práticas fotográficas circundadas por redes sociais específicas, como o Instagram, a pesquisa buscou analisar criticamente tal contexto de produção a partir de revisão bibliográfica ancorada nas reflexões sobre pós-história do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, com o objetivo de buscar um modelo teórico capaz de interpretar este contexto de produção e circulação de fotografiasUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa acadêmicaapplication/savehttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319Alterjor Journal; Vol. 10 No. 2 (2014): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14Revista Alterjor; v. 10 n. 2 (2014): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-142176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319/91197Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Souza e2016-05-04T11:46:43Zoai:revistas.usp.br:article/88319Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:09.698023Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A condição pós-histórica da fotografia
title A condição pós-histórica da fotografia
spellingShingle A condição pós-histórica da fotografia
Silva, Wagner Souza e
Fotografia
Cultura digital
Pós-história
Imagem
title_short A condição pós-histórica da fotografia
title_full A condição pós-histórica da fotografia
title_fullStr A condição pós-histórica da fotografia
title_full_unstemmed A condição pós-histórica da fotografia
title_sort A condição pós-histórica da fotografia
author Silva, Wagner Souza e
author_facet Silva, Wagner Souza e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Cultura digital
Pós-história
Imagem
topic Fotografia
Cultura digital
Pós-história
Imagem
description Dada a sua condição como documento iconográfico, a fotografia sempre foi reconhecida como importante testemunho histórico. No momento em que a tecnologia digital passa a propulsionar ainda mais a popularização de suas técnicas de produção e, principalmente, de sua distribuição e audiência, sobretudo observando-se os recentes gadgets fotográficos sustentados pela hibridação câmera-rede, o caráter documental e histórico das imagens passa a ser questionado, seja pelo grande volume de imagens que passa a ser produzido, seja pelos constantes questionamentos a respeito da credibilidade de suas imagens numéricas facilmente manipuláveis. Mapeando episódios recentes envolvendo a manipulação de fotografias no meio jornalístico, além das práticas fotográficas circundadas por redes sociais específicas, como o Instagram, a pesquisa buscou analisar criticamente tal contexto de produção a partir de revisão bibliográfica ancorada nas reflexões sobre pós-história do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, com o objetivo de buscar um modelo teórico capaz de interpretar este contexto de produção e circulação de fotografias
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa acadêmica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88319/91197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 10 No. 2 (2014): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14
Revista Alterjor; v. 10 n. 2 (2014): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018962980864