Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julia Marina Azambuja dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199532
Resumo: O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças.
id UFRGS-2_005aa7fe50d90b4af17c91da6f4937d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Julia Marina Azambuja dosAlbuquerque, Simone Santos de2019-09-20T03:45:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/199532001102316O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças.application/pdfporCurrículoEducação infantilBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Planejamento educacionalCurrículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102316.pdf.txt001102316.pdf.txtExtracted Texttext/plain105927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/2/001102316.pdf.txt01ef35773f653a20d84fa8a4af87dce7MD52ORIGINAL001102316.pdfTexto completoapplication/pdf701911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/1/001102316.pdf44c6a8fb2db7c60fd96434a3dade312eMD5110183/1995322019-09-21 03:40:44.827429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
title Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
spellingShingle Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
Santos, Julia Marina Azambuja dos
Currículo
Educação infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Planejamento educacional
title_short Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
title_full Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
title_fullStr Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
title_full_unstemmed Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
title_sort Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
author Santos, Julia Marina Azambuja dos
author_facet Santos, Julia Marina Azambuja dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julia Marina Azambuja dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Planejamento educacional
topic Currículo
Educação infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Planejamento educacional
description O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:45:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199532
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102316
url http://hdl.handle.net/10183/199532
identifier_str_mv 001102316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/2/001102316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/1/001102316.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01ef35773f653a20d84fa8a4af87dce7
44c6a8fb2db7c60fd96434a3dade312e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447250403328000