Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199532 |
Resumo: | O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças. |
id |
UFRGS-2_005aa7fe50d90b4af17c91da6f4937d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199532 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Julia Marina Azambuja dosAlbuquerque, Simone Santos de2019-09-20T03:45:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/199532001102316O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças.application/pdfporCurrículoEducação infantilBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Planejamento educacionalCurrículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102316.pdf.txt001102316.pdf.txtExtracted Texttext/plain105927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/2/001102316.pdf.txt01ef35773f653a20d84fa8a4af87dce7MD52ORIGINAL001102316.pdfTexto completoapplication/pdf701911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/1/001102316.pdf44c6a8fb2db7c60fd96434a3dade312eMD5110183/1995322019-09-21 03:40:44.827429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
title |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
spellingShingle |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas Santos, Julia Marina Azambuja dos Currículo Educação infantil Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Planejamento educacional |
title_short |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
title_full |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
title_fullStr |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
title_sort |
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas |
author |
Santos, Julia Marina Azambuja dos |
author_facet |
Santos, Julia Marina Azambuja dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Julia Marina Azambuja dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação infantil Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Planejamento educacional |
topic |
Currículo Educação infantil Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Planejamento educacional |
description |
O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:45:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199532 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199532 |
identifier_str_mv |
001102316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/2/001102316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199532/1/001102316.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01ef35773f653a20d84fa8a4af87dce7 44c6a8fb2db7c60fd96434a3dade312e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447250403328000 |