Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julia Marina Azambuja dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199532
Resumo: O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem para compor e orientar o planejamento das professoras da Educação Infantil. A pesquisa se deu a partir de uma análise documental, das normativas vigentes e da bibliografia de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática no âmbito da educação infantil, como Oliveira (2019), Barbosa et al. (2017), Fochi (2015), Ostetto (2000), Redin (2007) tratando também das inspirações italianas, através dos conceitos de Loris Malaguzzi (1999). O estudo destacou a educação infantil na sua historicidade e sua luta política e social na conquista de direitos. Concluiu-se que, para que o planejamento corresponda às orientações curriculares, às normativas e especificidades da etapa, faz-se necessário descentralizar o currículo da professora, dar visibilidade as construções e processos de aprendizagem das crianças, assim ampliando possibilidades e organizando o currículo em composição dos interesses e desenvolvimento autônomo das crianças.
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