As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184734 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX. |
id |
UFRGS-2_007678367fd9db4389655518c6e4b635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalcin, AndréiaCunha, Rute da2018-11-17T03:11:58Z20182236-3165http://hdl.handle.net/10183/184734001077723O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.The article presents a reflection on the potential, as a historical document, of the photographs printed in the three volumes of A Geometry by the Transformations of Zoltan Paul Dienes and Edward William Golding. The reading of the images pointed to the role of photographs as a complement to the written text. The scenes portrayed give indications to the teacher about how to proceed in pedagogical practice and emphasize the need of the child's action in solving the proposed activities, which sought to explore geometric concepts essential for the understanding of modern mathematics in the 70's of the twentieth century.application/pdfporRevista Eventos Pedagógicos. Mato Grosso. Vol. 9, n. 2 (ago./out. 2018), p. 743-766MatemáticaHistória da educaçãoFotografiaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)History of education mathematicsMovement of modern mathematicsPhotographyAs fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveisThe photographs in the work geometry for transformations in modern mathematics times: possible dialoguesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077723.pdf.txt001077723.pdf.txtExtracted Texttext/plain53989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/2/001077723.pdf.txt74bd77492df9d1181b8c0c24c401ab06MD52ORIGINAL001077723.pdfTexto completoapplication/pdf7404673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/1/001077723.pdf33cc916e3388aee0beafe4bd32b1259aMD5110183/1847342021-05-07 04:34:58.125186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The photographs in the work geometry for transformations in modern mathematics times: possible dialogues |
title |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
spellingShingle |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis Dalcin, Andréia Matemática História da educação Fotografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) History of education mathematics Movement of modern mathematics Photography |
title_short |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
title_full |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
title_fullStr |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
title_full_unstemmed |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
title_sort |
As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis |
author |
Dalcin, Andréia |
author_facet |
Dalcin, Andréia Cunha, Rute da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Rute da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia Cunha, Rute da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática História da educação Fotografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
Matemática História da educação Fotografia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) History of education mathematics Movement of modern mathematics Photography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of education mathematics Movement of modern mathematics Photography |
description |
O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-17T03:11:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184734 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-3165 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077723 |
identifier_str_mv |
2236-3165 001077723 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos. Mato Grosso. Vol. 9, n. 2 (ago./out. 2018), p. 743-766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/2/001077723.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/1/001077723.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74bd77492df9d1181b8c0c24c401ab06 33cc916e3388aee0beafe4bd32b1259a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447674253475840 |