As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Rute da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184734
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.
id UFRGS-2_007678367fd9db4389655518c6e4b635
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalcin, AndréiaCunha, Rute da2018-11-17T03:11:58Z20182236-3165http://hdl.handle.net/10183/184734001077723O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.The article presents a reflection on the potential, as a historical document, of the photographs printed in the three volumes of A Geometry by the Transformations of Zoltan Paul Dienes and Edward William Golding. The reading of the images pointed to the role of photographs as a complement to the written text. The scenes portrayed give indications to the teacher about how to proceed in pedagogical practice and emphasize the need of the child's action in solving the proposed activities, which sought to explore geometric concepts essential for the understanding of modern mathematics in the 70's of the twentieth century.application/pdfporRevista Eventos Pedagógicos. Mato Grosso. Vol. 9, n. 2 (ago./out. 2018), p. 743-766MatemáticaHistória da educaçãoFotografiaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)History of education mathematicsMovement of modern mathematicsPhotographyAs fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveisThe photographs in the work geometry for transformations in modern mathematics times: possible dialoguesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077723.pdf.txt001077723.pdf.txtExtracted Texttext/plain53989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/2/001077723.pdf.txt74bd77492df9d1181b8c0c24c401ab06MD52ORIGINAL001077723.pdfTexto completoapplication/pdf7404673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/1/001077723.pdf33cc916e3388aee0beafe4bd32b1259aMD5110183/1847342021-05-07 04:34:58.125186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The photographs in the work geometry for transformations in modern mathematics times: possible dialogues
title As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
spellingShingle As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
Dalcin, Andréia
Matemática
História da educação
Fotografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
History of education mathematics
Movement of modern mathematics
Photography
title_short As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
title_full As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
title_fullStr As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
title_full_unstemmed As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
title_sort As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna : diálogos possíveis
author Dalcin, Andréia
author_facet Dalcin, Andréia
Cunha, Rute da
author_role author
author2 Cunha, Rute da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Andréia
Cunha, Rute da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
História da educação
Fotografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic Matemática
História da educação
Fotografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
History of education mathematics
Movement of modern mathematics
Photography
dc.subject.eng.fl_str_mv History of education mathematics
Movement of modern mathematics
Photography
description O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-17T03:11:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184734
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-3165
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077723
identifier_str_mv 2236-3165
001077723
url http://hdl.handle.net/10183/184734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos. Mato Grosso. Vol. 9, n. 2 (ago./out. 2018), p. 743-766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/2/001077723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184734/1/001077723.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74bd77492df9d1181b8c0c24c401ab06
33cc916e3388aee0beafe4bd32b1259a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447674253475840