O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27386 |
Resumo: | O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno. |
id |
UFRGS-2_0079410444dbcc269bba317fad2d06ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2011-01-12T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/27386000763907O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno.This work studies the influence of the digital tecnologies in children’s life and how they are present the school routine. The aim is to analyze how teachers and students think that tecnologies – the computer, remarkably – can help in the learning process in the classroom. For this, there were researched elements about the tecnologies’ influence in children’s life and the changing in their behaviour and abilities caused by this constant presence. The metodology chosen was a qualitative approach study, a case study. In this way, the data analisys was developed with a set of interviews with elementary school students and teachers from a public school in Porto Alegre (Brazil). This analysis leads to the conclusion that children believe that computer is a helpful learning tool, but its presence in the classroom is inconceivable. Teachers view the computer merely as a resource for school projects, which ultimately influence the perception of the student.application/pdfporComputador na educaçãoProfessorAlunoEducação continuadaCyber-childhoodComputer in educationTraining continuedO computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763907.pdf.txt000763907.pdf.txtExtracted Texttext/plain84252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/2/000763907.pdf.txt0c70905955a66dcbf80e59adf4217733MD52ORIGINAL000763907.pdf000763907.pdfTexto completoapplication/pdf934579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/1/000763907.pdf370aa8b98bdff7711bbcafb7b35f964aMD51THUMBNAIL000763907.pdf.jpg000763907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/3/000763907.pdf.jpg73d4583723a02459f0b8c9f7baa30ea1MD5310183/273862018-10-09 08:55:54.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:55:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
title |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
spellingShingle |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Computador na educação Professor Aluno Educação continuada Cyber-childhood Computer in education Training continued |
title_short |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
title_full |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
title_fullStr |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
title_sort |
O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores |
author |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro |
author_facet |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Professor Aluno Educação continuada |
topic |
Computador na educação Professor Aluno Educação continuada Cyber-childhood Computer in education Training continued |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cyber-childhood Computer in education Training continued |
description |
O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27386 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763907 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27386 |
identifier_str_mv |
000763907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/2/000763907.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/1/000763907.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/3/000763907.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c70905955a66dcbf80e59adf4217733 370aa8b98bdff7711bbcafb7b35f964a 73d4583723a02459f0b8c9f7baa30ea1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403854295040 |