O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27386
Resumo: O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno.
id UFRGS-2_0079410444dbcc269bba317fad2d06ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2011-01-12T05:59:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/27386000763907O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno.This work studies the influence of the digital tecnologies in children’s life and how they are present the school routine. The aim is to analyze how teachers and students think that tecnologies – the computer, remarkably – can help in the learning process in the classroom. For this, there were researched elements about the tecnologies’ influence in children’s life and the changing in their behaviour and abilities caused by this constant presence. The metodology chosen was a qualitative approach study, a case study. In this way, the data analisys was developed with a set of interviews with elementary school students and teachers from a public school in Porto Alegre (Brazil). This analysis leads to the conclusion that children believe that computer is a helpful learning tool, but its presence in the classroom is inconceivable. Teachers view the computer merely as a resource for school projects, which ultimately influence the perception of the student.application/pdfporComputador na educaçãoProfessorAlunoEducação continuadaCyber-childhoodComputer in educationTraining continuedO computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763907.pdf.txt000763907.pdf.txtExtracted Texttext/plain84252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/2/000763907.pdf.txt0c70905955a66dcbf80e59adf4217733MD52ORIGINAL000763907.pdf000763907.pdfTexto completoapplication/pdf934579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/1/000763907.pdf370aa8b98bdff7711bbcafb7b35f964aMD51THUMBNAIL000763907.pdf.jpg000763907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/3/000763907.pdf.jpg73d4583723a02459f0b8c9f7baa30ea1MD5310183/273862018-10-09 08:55:54.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:55:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
title O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
spellingShingle O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Computador na educação
Professor
Aluno
Educação continuada
Cyber-childhood
Computer in education
Training continued
title_short O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
title_full O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
title_fullStr O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
title_full_unstemmed O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
title_sort O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professores
author Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_facet Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Professor
Aluno
Educação continuada
topic Computador na educação
Professor
Aluno
Educação continuada
Cyber-childhood
Computer in education
Training continued
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyber-childhood
Computer in education
Training continued
description O presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763907
url http://hdl.handle.net/10183/27386
identifier_str_mv 000763907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/2/000763907.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/1/000763907.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27386/3/000763907.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c70905955a66dcbf80e59adf4217733
370aa8b98bdff7711bbcafb7b35f964a
73d4583723a02459f0b8c9f7baa30ea1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403854295040