Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandro Alencar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203233
Resumo: A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização.
id UFRGS-2_0087fad75d3162cd8aff36ccb013379f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203233
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Sandro AlencarSgobbi, Fabiana Santiago2019-12-19T04:00:54Z2019http://hdl.handle.net/10183/203233001108915A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização.The change brought about by the use of the smartphone in the classroom raises questions about the attitude of the teachers and, above all, their commitment to the students, where it is not enough just to know the new technologies, but it is necessary that it acts its application in classroom, to diversify teaching and achieve better results. In this sense, the pretension of this work is to find out if the smartphone is or not used in the classroom as a teaching tool and to search for ways to apply its use in the way of presenting, debating and even in the evaluations of contents taught to students, linking them with the new reality present today in their lives. The research proceeded in an exploratory way and the results found were somewhat surprising, since it was found that students are increasingly using the smartphone in the classroom and many teachers do not encourage this use, even banning.application/pdfporProfessorTecnologiaSmartphoneSmartphoneTeacherTechnologyUso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108915.pdf.txt001108915.pdf.txtExtracted Texttext/plain70821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/2/001108915.pdf.txtdb7695967ea563074458cb97be405573MD52ORIGINAL001108915.pdfTexto completoapplication/pdf1451881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/1/001108915.pdf6773829b08efc5978b718dc677ab6b3bMD5110183/2032332019-12-20 05:03:44.132655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203233Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
title Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
spellingShingle Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
Ribeiro, Sandro Alencar
Professor
Tecnologia
Smartphone
Smartphone
Teacher
Technology
title_short Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
title_full Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
title_fullStr Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
title_full_unstemmed Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
title_sort Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
author Ribeiro, Sandro Alencar
author_facet Ribeiro, Sandro Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sandro Alencar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
contributor_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Tecnologia
Smartphone
topic Professor
Tecnologia
Smartphone
Smartphone
Teacher
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Smartphone
Teacher
Technology
description A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T04:00:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203233
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108915
url http://hdl.handle.net/10183/203233
identifier_str_mv 001108915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/2/001108915.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/1/001108915.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db7695967ea563074458cb97be405573
6773829b08efc5978b718dc677ab6b3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224588891258880