Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203233 |
Resumo: | A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização. |
id |
UFRGS-2_0087fad75d3162cd8aff36ccb013379f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203233 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Sandro AlencarSgobbi, Fabiana Santiago2019-12-19T04:00:54Z2019http://hdl.handle.net/10183/203233001108915A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização.The change brought about by the use of the smartphone in the classroom raises questions about the attitude of the teachers and, above all, their commitment to the students, where it is not enough just to know the new technologies, but it is necessary that it acts its application in classroom, to diversify teaching and achieve better results. In this sense, the pretension of this work is to find out if the smartphone is or not used in the classroom as a teaching tool and to search for ways to apply its use in the way of presenting, debating and even in the evaluations of contents taught to students, linking them with the new reality present today in their lives. The research proceeded in an exploratory way and the results found were somewhat surprising, since it was found that students are increasingly using the smartphone in the classroom and many teachers do not encourage this use, even banning.application/pdfporProfessorTecnologiaSmartphoneSmartphoneTeacherTechnologyUso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108915.pdf.txt001108915.pdf.txtExtracted Texttext/plain70821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/2/001108915.pdf.txtdb7695967ea563074458cb97be405573MD52ORIGINAL001108915.pdfTexto completoapplication/pdf1451881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/1/001108915.pdf6773829b08efc5978b718dc677ab6b3bMD5110183/2032332019-12-20 05:03:44.132655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203233Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
title |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
spellingShingle |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) Ribeiro, Sandro Alencar Professor Tecnologia Smartphone Smartphone Teacher Technology |
title_short |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
title_full |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
title_fullStr |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
title_full_unstemmed |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
title_sort |
Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA) |
author |
Ribeiro, Sandro Alencar |
author_facet |
Ribeiro, Sandro Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sandro Alencar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
contributor_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Tecnologia Smartphone |
topic |
Professor Tecnologia Smartphone Smartphone Teacher Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Smartphone Teacher Technology |
description |
A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T04:00:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203233 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203233 |
identifier_str_mv |
001108915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/2/001108915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203233/1/001108915.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db7695967ea563074458cb97be405573 6773829b08efc5978b718dc677ab6b3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224588891258880 |