O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259097 |
Resumo: | As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares. |
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Peroni, Vera Maria VidalMendes, Valdelaine da RosaCaetano, Maria Raquel2023-06-17T03:37:02Z20210104-1371http://hdl.handle.net/10183/259097001166364As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.The changes in the relations between the public and the private, especially after the 1990s, result from the adaptations of the role assumed by the State in its relationship with society as a justification for facing the capital crises. With the argument that State intervention must be minimal in social life, the neoliberal project intends, in fact, the expansion of capitalist social relations to all dimensions of existence. In education, this expansion is expressed in the privatization processes, which occur both through the dispute over the public fund and through the interference in the organization of educational policies and in the definition of management actions at the municipal and state levels. In this case, a dispute is established for the content and the execution of the educational proposals. In this article we deal with the relationship between the public and the private in education, based on the analysis of the project for training entrepreneurial subjects defended by business organizations to be inserted in school curricula.Los cambios en las relaciones entre lo público y lo privado, especialmente a partir de la década de los noventa, son el resultado de las adaptaciones del rol asumido por el Estado en su relación con la sociedad como justificación para enfrentar las crisis de capital. Con el argumento de que la intervención del Estado debe ser mínima en la vida social, el proyecto neoliberal pretende, de hecho, la expansión de las relaciones sociales capitalistas para todas las dimensiones de la existencia. En educación, esta expansión se expresa en los procesos de privatización, que se dan tanto por la disputa por el fondo público como por la injerencia en la organización de las políticas educativas y en la definición de acciones de gestión a nivel municipal y estatal. En este caso, se establece una disputa por el contenido y la ejecución de propuestas educativas. En este artículo abordamos la relación entre lo público y lo privado en la educación, a partir del análisis del proyecto de formación de sujetos emprendedores defendidos por las organizaciones empresariales para su inclusión en los planes de estudio escolares.application/pdfporCadernos de educação (Pelotas). N. 65 (2021); p. 1-18Relação público-privadoEmpreendedorismoPublicPrivateEntrepreneurshipEducationPúblicoPrivadoEmprendimientoEducaciónO empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul Grande do SulEntrepreneurship as a reference in a private educational project for public education in Rio Grande do Sul El emprendimiento como referencia de un proyecto educativo privado para la educación pública en Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166364.pdf.txt001166364.pdf.txtExtracted Texttext/plain55914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259097/2/001166364.pdf.txt9be1ac48c4584fee6873e34962f09e00MD52ORIGINAL001166364.pdfTexto completoapplication/pdf85191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259097/1/001166364.pdf8fbfe50dd6da522b72899bd4427f2bc6MD5110183/2590972023-06-18 03:52:02.682988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259097Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-18T06:52:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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