O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Valdelaine da Rosa, Caetano, Maria Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259097
Resumo: As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.
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