Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Jardel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90084
Resumo: Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência.
id UFRGS-2_010865307db9052f38f9ec795b0008f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90084
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Telles, JardelLoguercio, Rochele de Quadros2014-04-01T01:52:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/90084000913915Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência.application/pdfporEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemCultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913915.pdf000913915.pdfTexto completoapplication/pdf309544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/1/000913915.pdf7110b836a9055bc491131aa6b44b3f14MD51TEXT000913915.pdf.txt000913915.pdf.txtExtracted Texttext/plain60830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/2/000913915.pdf.txtcf78fcb950bee3aaac3aaa661beeb44bMD52THUMBNAIL000913915.pdf.jpg000913915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/3/000913915.pdf.jpg79501e6d3cb18541247047ce1108f29bMD5310183/900842019-11-15 04:52:10.148055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
title Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
spellingShingle Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
Telles, Jardel
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
title_short Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
title_full Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
title_fullStr Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
title_full_unstemmed Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
title_sort Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
author Telles, Jardel
author_facet Telles, Jardel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Jardel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
contributor_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
description Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-01T01:52:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/90084
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913915
url http://hdl.handle.net/10183/90084
identifier_str_mv 000913915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/1/000913915.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/2/000913915.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/3/000913915.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7110b836a9055bc491131aa6b44b3f14
cf78fcb950bee3aaac3aaa661beeb44b
79501e6d3cb18541247047ce1108f29b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447123569672192