Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/90084 |
Resumo: | Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência. |
id |
UFRGS-2_010865307db9052f38f9ec795b0008f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90084 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Telles, JardelLoguercio, Rochele de Quadros2014-04-01T01:52:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/90084000913915Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência.application/pdfporEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemCultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913915.pdf000913915.pdfTexto completoapplication/pdf309544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/1/000913915.pdf7110b836a9055bc491131aa6b44b3f14MD51TEXT000913915.pdf.txt000913915.pdf.txtExtracted Texttext/plain60830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/2/000913915.pdf.txtcf78fcb950bee3aaac3aaa661beeb44bMD52THUMBNAIL000913915.pdf.jpg000913915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/3/000913915.pdf.jpg79501e6d3cb18541247047ce1108f29bMD5310183/900842019-11-15 04:52:10.148055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
title |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
spellingShingle |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar Telles, Jardel Ensino de quimica Ensino e aprendizagem |
title_short |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
title_full |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
title_fullStr |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
title_full_unstemmed |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
title_sort |
Cultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolar |
author |
Telles, Jardel |
author_facet |
Telles, Jardel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, Jardel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
contributor_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de quimica Ensino e aprendizagem |
description |
Procuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-01T01:52:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/90084 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/90084 |
identifier_str_mv |
000913915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/1/000913915.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/2/000913915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90084/3/000913915.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7110b836a9055bc491131aa6b44b3f14 cf78fcb950bee3aaac3aaa661beeb44b 79501e6d3cb18541247047ce1108f29b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447123569672192 |