Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327 |
Resumo: | Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes |
id |
FAEMA-1_c245d807d8f7e44a429d865259fb0fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1327 |
network_acronym_str |
FAEMA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em químicaQuímicaEnsino-aprendizagemMetodologias de ensinoDificuldades de aprendizagemMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes GomesO ensino de Química deve seguir orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais direcionam para um ensino contextualizado, de forma a exercer influências para a participação ativa do aluno e para o aproveitamento da informação mediante sua prática. Assim, reconhece-se que o professor tem que buscar novos diferentes recursos pedagógicos, para se alcançar o aprendizado significativo, fazendo com que o aluno tenha satisfação em aprender, tornando o ensino mais atrativo, por meio de atividades lúdicas e da utilização de redes interativas de maneira a propiciar interações críticas e reflexivas de natureza coletiva, em um ambiente agradável. Diante das diversas metodologias utilizada no processo de ensino aprendizagem, propor-se o uso de jogo lúdico como uma ferramenta didática para auxiliar os alunos do 3° ano a desenvolver com mais facilidade o aprendizado de química orgânica. A busca do ensino contextualizado depende muito da forma que o professor trabalha o conteúdo em sala de aula, pois o seu objetivo é formar cidadãos críticos para a construção de uma sociedade desenvolvida.FAEMA2018-02-26T20:55:53Z2018-02-26T20:55:53Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Isaías FernandesSena, Jabson De Souzareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-23T18:17:56Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1327Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-23T18:17:56Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
title |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
spellingShingle |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química Gomes, Isaías Fernandes Química Ensino-aprendizagem Metodologias de ensino Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
title_full |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
title_fullStr |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
title_full_unstemmed |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
title_sort |
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química |
author |
Gomes, Isaías Fernandes |
author_facet |
Gomes, Isaías Fernandes Sena, Jabson De Souza |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Jabson De Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Isaías Fernandes Sena, Jabson De Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Ensino-aprendizagem Metodologias de ensino Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Química Ensino-aprendizagem Metodologias de ensino Dificuldades de aprendizagem |
description |
Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-26T20:55:53Z 2018-02-26T20:55:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327 |
url |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) instacron:FAEMA |
instname_str |
Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
instacron_str |
FAEMA |
institution |
FAEMA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
collection |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br |
_version_ |
1816081164894470144 |