Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isaías Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sena, Jabson De Souza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327
Resumo: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes
id FAEMA-1_c245d807d8f7e44a429d865259fb0fa5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1327
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em químicaQuímicaEnsino-aprendizagemMetodologias de ensinoDificuldades de aprendizagemMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes GomesO ensino de Química deve seguir orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais direcionam para um ensino contextualizado, de forma a exercer influências para a participação ativa do aluno e para o aproveitamento da informação mediante sua prática. Assim, reconhece-se que o professor tem que buscar novos diferentes recursos pedagógicos, para se alcançar o aprendizado significativo, fazendo com que o aluno tenha satisfação em aprender, tornando o ensino mais atrativo, por meio de atividades lúdicas e da utilização de redes interativas de maneira a propiciar interações críticas e reflexivas de natureza coletiva, em um ambiente agradável. Diante das diversas metodologias utilizada no processo de ensino aprendizagem, propor-se o uso de jogo lúdico como uma ferramenta didática para auxiliar os alunos do 3° ano a desenvolver com mais facilidade o aprendizado de química orgânica. A busca do ensino contextualizado depende muito da forma que o professor trabalha o conteúdo em sala de aula, pois o seu objetivo é formar cidadãos críticos para a construção de uma sociedade desenvolvida.FAEMA2018-02-26T20:55:53Z2018-02-26T20:55:53Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Isaías FernandesSena, Jabson De Souzareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-23T18:17:56Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1327Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-23T18:17:56Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
title Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
spellingShingle Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
Gomes, Isaías Fernandes
Química
Ensino-aprendizagem
Metodologias de ensino
Dificuldades de aprendizagem
title_short Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
title_full Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
title_fullStr Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
title_full_unstemmed Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
title_sort Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
author Gomes, Isaías Fernandes
author_facet Gomes, Isaías Fernandes
Sena, Jabson De Souza
author_role author
author2 Sena, Jabson De Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Isaías Fernandes
Sena, Jabson De Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino-aprendizagem
Metodologias de ensino
Dificuldades de aprendizagem
topic Química
Ensino-aprendizagem
Metodologias de ensino
Dificuldades de aprendizagem
description Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-26T20:55:53Z
2018-02-26T20:55:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081164894470144