Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66867 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática. |
id |
UFRGS-2_01382d9ed437bd370fcdaba5cf40d46e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Marcelo de SouzaNotare, Márcia Rodrigues2013-02-22T01:39:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/66867000871961Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática.This paper presents a discussion about the teaching of Calculus in (the) High School. To understand the situation of Calculus at universities, was made a study about the scenery of the teaching of this discipline at universities, as well as an analysis about didactic books, to observe how this books approach this issues. To evidence the viability of the teaching of this Calculus concepts in High School, a didactic sequence was elaborated, and applied with five students from a private school in Guaiba. In this practice experience, the concept of derivative was interpreted like an instant variation rate. The work presents the description and the analysis of the meetings, using as input the students’ contributions and their involvement during the practice.application/pdfporEnsino médioCálculoTeaching of calculusHigh schoolVariation rateUm estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000871961.pdf.txt000871961.pdf.txtExtracted Texttext/plain144966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/2/000871961.pdf.txtdbe965bffb43b1f332d97aea76a90600MD52ORIGINAL000871961.pdf000871961.pdfTexto completoapplication/pdf2553048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/1/000871961.pdfc52f097608640bd33751e46bffc8d0acMD51THUMBNAIL000871961.pdf.jpg000871961.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/3/000871961.pdf.jpg632b901c0f3070425555145be1cc2a63MD5310183/668672018-10-18 07:25:32.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
title |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
spellingShingle |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio Santos, Marcelo de Souza Ensino médio Cálculo Teaching of calculus High school Variation rate |
title_short |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
title_full |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
title_fullStr |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
title_sort |
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio |
author |
Santos, Marcelo de Souza |
author_facet |
Santos, Marcelo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Cálculo |
topic |
Ensino médio Cálculo Teaching of calculus High school Variation rate |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of calculus High school Variation rate |
description |
Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66867 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871961 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66867 |
identifier_str_mv |
000871961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/2/000871961.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/1/000871961.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/3/000871961.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbe965bffb43b1f332d97aea76a90600 c52f097608640bd33751e46bffc8d0ac 632b901c0f3070425555145be1cc2a63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224438159507456 |