Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66867
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática.
id UFRGS-2_01382d9ed437bd370fcdaba5cf40d46e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Marcelo de SouzaNotare, Márcia Rodrigues2013-02-22T01:39:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/66867000871961Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática.This paper presents a discussion about the teaching of Calculus in (the) High School. To understand the situation of Calculus at universities, was made a study about the scenery of the teaching of this discipline at universities, as well as an analysis about didactic books, to observe how this books approach this issues. To evidence the viability of the teaching of this Calculus concepts in High School, a didactic sequence was elaborated, and applied with five students from a private school in Guaiba. In this practice experience, the concept of derivative was interpreted like an instant variation rate. The work presents the description and the analysis of the meetings, using as input the students’ contributions and their involvement during the practice.application/pdfporEnsino médioCálculoTeaching of calculusHigh schoolVariation rateUm estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000871961.pdf.txt000871961.pdf.txtExtracted Texttext/plain144966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/2/000871961.pdf.txtdbe965bffb43b1f332d97aea76a90600MD52ORIGINAL000871961.pdf000871961.pdfTexto completoapplication/pdf2553048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/1/000871961.pdfc52f097608640bd33751e46bffc8d0acMD51THUMBNAIL000871961.pdf.jpg000871961.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/3/000871961.pdf.jpg632b901c0f3070425555145be1cc2a63MD5310183/668672018-10-18 07:25:32.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
title Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
spellingShingle Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
Santos, Marcelo de Souza
Ensino médio
Cálculo
Teaching of calculus
High school
Variation rate
title_short Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
title_full Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
title_fullStr Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
title_full_unstemmed Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
title_sort Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
author Santos, Marcelo de Souza
author_facet Santos, Marcelo de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Cálculo
topic Ensino médio
Cálculo
Teaching of calculus
High school
Variation rate
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of calculus
High school
Variation rate
description Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871961
url http://hdl.handle.net/10183/66867
identifier_str_mv 000871961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/2/000871961.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/1/000871961.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66867/3/000871961.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbe965bffb43b1f332d97aea76a90600
c52f097608640bd33751e46bffc8d0ac
632b901c0f3070425555145be1cc2a63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438159507456