Desenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoff, Silvana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139077
Resumo: O Diesel é um combustível derivado do petróleo altamente consumido na atualidade no Brasil devido à logística rodoviária de transporte existente. Porém estão presentes em sua composição muitos compostos que, após a combustão no motor, transformam-se em moléculas danosas a saúde e ao meio ambiente contidas no efluente, como as sulfuradas, nitrogenadas e oxigenadas. Para controlar essas emissões foram estabelecidas legislações que limitam a quantidade permitida de tais compostos. A concentração de enxofre, por exemplo, não pode ultrapassar 10ppm na composição do chamado Diesel S-10. Para remover esses compostos indesejados, o combustível passa por um processo de hidrotratamento, que consiste na hidrogenação catalítica para remoção dos contaminantes. Neste processo são usados reatores de leito fixo do tipo Trickle-Bed (ou leito-gotejante) melhorando o contato gáslíquido. Neste contesto, os dispersores de alta eficiência são importantes no projeto de um reator, pois aumentam a efetividade das reações melhorando o contato da carga líquida com o leito catalítico e com o gás hidrogênio permitindo que uma maior quantidade de catalisador efetivamente atuando. A troca de dispersores usuais por tecnologias mais eficientes permite que se consiga processar cargas mais pesadas e atingir altos graus de descontaminação e remoção de H2S. Assim, grandes empresas desenvolveram tecnologias com objetivo de melhorar a dispersão de líquidos e gases em reatores de leito fixo. Os investimentos destinados para esta modificação são altos e com poucos retornos financeiros, porém em função da rígida legislação se tornam necessários.
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