A aplicabilidade do design thinking como metodologia projetual na concepção de um projeto de design gráfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277558 |
Resumo: | Esse trabalho visa explorar a contribuição da aplicabilidade da abordagem do design thinking como metodologia projetual para a concepção de um projeto de naming e identidade visual para um estúdio de arquitetura. O projeto consiste em desenvolver os elementos gráficos que melhor se conectam com os pilares estratégicos e o posicionamento do negócio, gerando valor e impactando positivamente para a visibilidade da marca para o seu lançamento no mercado. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a abordagem do design thinking, com fases de divergências e convergências do pensamento para o caminho criativo. A realização foi totalmente colaborativa e cocriada com a participação das duas sócias-proprietárias do novo empreendimento e teve uma duração de aproximadamente sessenta dias com checkpoints semanais para alinhamento das informações obtidas. A aplicabilidade do design thinking como metodologia corroborou para o sucesso da facilitação criativa e para qualidade e satisfação da entrega final do projeto, resultando em uma aprovação total de ambas as tomadoras de decisão e sem a necessidade de nenhum tipo de ajuste ou aprimoramento ao final do trabalho. |
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Monticelli, Renan SignorScherer, Fabiano de Vargas2024-08-23T06:29:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/277558001209368Esse trabalho visa explorar a contribuição da aplicabilidade da abordagem do design thinking como metodologia projetual para a concepção de um projeto de naming e identidade visual para um estúdio de arquitetura. O projeto consiste em desenvolver os elementos gráficos que melhor se conectam com os pilares estratégicos e o posicionamento do negócio, gerando valor e impactando positivamente para a visibilidade da marca para o seu lançamento no mercado. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a abordagem do design thinking, com fases de divergências e convergências do pensamento para o caminho criativo. A realização foi totalmente colaborativa e cocriada com a participação das duas sócias-proprietárias do novo empreendimento e teve uma duração de aproximadamente sessenta dias com checkpoints semanais para alinhamento das informações obtidas. A aplicabilidade do design thinking como metodologia corroborou para o sucesso da facilitação criativa e para qualidade e satisfação da entrega final do projeto, resultando em uma aprovação total de ambas as tomadoras de decisão e sem a necessidade de nenhum tipo de ajuste ou aprimoramento ao final do trabalho.This work aims to explore the contribution of the applicability of the design thinking approach as a design methodology for the design of a naming and visual identity project for an architecture studio. The project consists of developing the graphic elements that best connect with the strategic pillars and the positioning of the business, generating value and having a positive impact on the visibility of the brand for its launch in the market. The methodology chosen for the development of the project was the design thinking approach, with phases of divergence and convergence of thought for the creative path. The realization was fully collaborative and co-created with the participation of the two partner-owners of the new venture and lasted approximately sixty days with weekly checkpoints to align the information obtained. The applicability of design thinking as a methodology contributed to the success of creative facilitation and to the quality and satisfaction of the final delivery of the project, resulting in a total approval of both decision makers and without the need for any type of adjustment or improvement at the end of the project. work.application/pdfporDesign gráficoIdentidade visualDesign thinkingVisual identityNamingDesign thinkingA aplicabilidade do design thinking como metodologia projetual na concepção de um projeto de design gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Design Gráficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209368.pdf.txt001209368.pdf.txtExtracted Texttext/plain42657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277558/2/001209368.pdf.txtffa19400310f16ae0d1ced9d9db29c31MD52ORIGINAL001209368.pdfTexto completoapplication/pdf1310939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277558/1/001209368.pdfa4d3800a693893361604d271e0b251edMD5110183/2775582024-08-24 06:42:23.092173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-24T09:42:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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