Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Marlene de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7600
Resumo: Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.
id RCAP_730476550643709672147bb3304639ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologiaInvestigação em design de comunicaçãoGestão de designGestão de projetoDesign thinkingVisual thinkingResearch in communication designDesign managementProject managementDesign thinkingVisual thinkingDomínio/Área Científica : HumanidadesEste projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.Abstract : This project aims to develop a proposal for a methodology for the management of research projects in communication design, which aims to evidence the importance of applying research in communication design in the context of professional practice, the creation of new scientific knowledge, emphasizing the valorization of the holistic view and design management, and to understand how project management can help both in understanding the holistic view of the problem and in the respective solution. Non-interventionist and interventionist methodologies were used. In the case of non-interventionist methodologies, exploratory methods of literature review, exploratory interviews and case studies were used. Regarding the interventionist methodologies, the generative methods of active investigation, information triangulation and weighted matrix were used. Finally, we used the evaluation method of analyzing the results. In order to develop a methodology for the management of research projects in communication design, five case studies related to the areas of development of agrifood products, development of cosmetic / pharmaceutical products were analysed; cultural research, and environmental promotion and dissemination. In addition, a literature review was also carried out, considering the reference authors of the various disciplines in the scope of the project, namely the research in communication design, design management, project management, design thinking, visual design and visual communication design. Within the scope of the development of this project, a curricular internship was also carried out in the research group RETHINK, having been fundamental to obtain a perspective of the context of professional practice, and thus complement the perspectives of the reference authors, developing a model based on a theoretical and practical context of research.Neves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Daniela Marlene de Sousa2021-06-22T10:21:28Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7600TID:202734420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:06.143774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
title Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
spellingShingle Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
Oliveira, Daniela Marlene de Sousa
Investigação em design de comunicação
Gestão de design
Gestão de projeto
Design thinking
Visual thinking
Research in communication design
Design management
Project management
Design thinking
Visual thinking
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
title_full Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
title_fullStr Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
title_full_unstemmed Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
title_sort Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
author Oliveira, Daniela Marlene de Sousa
author_facet Oliveira, Daniela Marlene de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, João Vasco Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniela Marlene de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação em design de comunicação
Gestão de design
Gestão de projeto
Design thinking
Visual thinking
Research in communication design
Design management
Project management
Design thinking
Visual thinking
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Investigação em design de comunicação
Gestão de design
Gestão de projeto
Design thinking
Visual thinking
Research in communication design
Design management
Project management
Design thinking
Visual thinking
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22T10:21:28Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7600
TID:202734420
url http://hdl.handle.net/10400.11/7600
identifier_str_mv TID:202734420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130845007577088