O feedback nas práticas profissionais de peritos contábeis no Ministério Público
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218145 |
Resumo: | O feedback está relacionado com aprendizagem que traz benefícios para os indivíduos e às organizações. No cenário brasileiro em que o combate à corrupção e à prática de crimes financeiros passa a ser percebido como relevante pela sociedade, surge a necessidade de conhecer o ambiente de trabalho dos agentes responsáveis pela investigação financeira. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o feedback para o desenvolvimento da aprendizagem e sua importância para as práticas profissionais dos Peritos Contábeis do Ministério Público. A literatura aponta que um bom trabalho pericial está relacionado à objetividade, rigor tecnológico, concisão, argumentação, exatidão, e clareza. Essa avaliação precisa ser realizada por terceiros, independentes, o que, pelas características das peças periciais torna essa avaliação realizada quase que exclusivamente pelos usuários do produto. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, empregando o método de entrevista dirigida com os profissionais. A pesquisa revelou a carência do feedback acerca do trabalho realizado, bem como indica a percepção de importância deste retorno para os peritos entrevistados, que indicaram as conseqüências causadas pela ausência de um processo de feedback, bem como a indicação de sugestões e reflexões sobre este processo. |
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Prates, ArielSallaberry, Jonatas DutraFlach, LeonardoPeleias, Ivam RicardoSouza, Romina Batista de Lucena de2021-02-23T04:06:26Z20201982-8756http://hdl.handle.net/10183/218145001121689O feedback está relacionado com aprendizagem que traz benefícios para os indivíduos e às organizações. No cenário brasileiro em que o combate à corrupção e à prática de crimes financeiros passa a ser percebido como relevante pela sociedade, surge a necessidade de conhecer o ambiente de trabalho dos agentes responsáveis pela investigação financeira. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o feedback para o desenvolvimento da aprendizagem e sua importância para as práticas profissionais dos Peritos Contábeis do Ministério Público. A literatura aponta que um bom trabalho pericial está relacionado à objetividade, rigor tecnológico, concisão, argumentação, exatidão, e clareza. Essa avaliação precisa ser realizada por terceiros, independentes, o que, pelas características das peças periciais torna essa avaliação realizada quase que exclusivamente pelos usuários do produto. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, empregando o método de entrevista dirigida com os profissionais. A pesquisa revelou a carência do feedback acerca do trabalho realizado, bem como indica a percepção de importância deste retorno para os peritos entrevistados, que indicaram as conseqüências causadas pela ausência de um processo de feedback, bem como a indicação de sugestões e reflexões sobre este processo.Feedback is about learning that brings benefits to individuals and organizations. In the Brazilian scenario where the fight against corruption and the practice of financial crimes is perceived as relevant by society, there is a need to know the work environment of the agents responsible for financial investigation. This research aims to analyze how feedback occurs for the development of learning and its importance to the professional practices of the Accounting Experts of the Public Prosecution Service. The literature points out that good expert work is related to objectivity, technological rigor, conciseness, argumentation, accuracy, and clarity. This evaluation must be carried out by independent third parties, which, due to the characteristics of the expert parts, makes this assessment carried out almost exclusively by the users of the product. This is a descriptive and qualitative research, using the method of directed interview with the professionals. The research revealed the lack of feedback about the work performed, as well as indicates the perception of importance of this feedback to the experts interviewed, who indicated the consequences caused by the absence of a feedback process, as well as the indication of suggestions and reflections on this process.application/pdfporOrganizações em contexto. Universidade Metodista de São Paulo: São Bernardo do Campo, 2020. Vol. 16, n. 31 (jan./jun. 2020), p. 225-245Perícia contábilJustiçaAccounting expertiseFeedbackReportsForensicO feedback nas práticas profissionais de peritos contábeis no Ministério PúblicoFeedback and professional practices of accounting experts in the Public Prosecutor’s Office info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121689.pdf.txt001121689.pdf.txtExtracted Texttext/plain51162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218145/2/001121689.pdf.txt28ea96355e59f40cd0df675f5f2e3625MD52ORIGINAL001121689.pdfTexto completoapplication/pdf354606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218145/1/001121689.pdf9837832a3a800d2b60e3f855289c0cb6MD5110183/2181452021-03-09 04:47:34.736111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:47:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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