Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sehn, Thaís Cristina Martino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aymone, Jose Luis Farinatti, Ruecker, Stan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212665
Resumo: Este capítulo apresenta o percurso percorrido para o desenvolvimento do novo modelo editorial “Leitura Distribuída”. O diferencial desta edição é que o seu design editorial foi projetado para ser lido por duas pessoas juntas, incluindo a leitura em voz alta e a colorização de desenhos relacionados ao texto. O conteúdo do livro é distribuído de forma alternada em dois volumes que se complementam, ora sendo direcionado para o leitor e ora para o ouvinte. Através da junção da leitura e da pintura das ilustrações, acredita-se propiciar aos leitores um momento de interação e relaxamento para que os dois se aproximem e troquem experiências pessoais através do conteúdo da narrativa. Para se chegar a essa proposta, o processo investigativo se inseriu na perspectiva do Design Positivo, buscando encontrar possibilidades de design que tornassem os usuários mais satisfeitos com algum aspecto de suas vidas. Neste caso, optou-se por focar no fortalecimento do vínculo afetivo, aliado à literatura de ficção. No início do processo, os autores-designers estavam abertos a diferentes tipos de produto ou serviço que auxiliassem nesse objetivo. Através da revisão bibliográfica e do resultado dos experimentos, optou-se por se afastar das possibilidades digitais e desenvolver um livro que apresentasse o conteúdo de um modo que envolvesse tanto o leitor como o ouvinte. Neste capítulo é apresentada, de forma resumida, a história da leitura em voz alta com foco no lazer, os experimentos realizados e as escolhas editoriais para o desenvolvimento do protótipo, com o texto O Alienista, de Machado de Assis.
id UFRGS-2_025fe4e377839fdc1227a4efe818f768
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212665
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sehn, Thaís Cristina MartinoAymone, Jose Luis FarinattiRuecker, Stan2020-08-05T03:39:18Z2020http://hdl.handle.net/10183/212665001116790Este capítulo apresenta o percurso percorrido para o desenvolvimento do novo modelo editorial “Leitura Distribuída”. O diferencial desta edição é que o seu design editorial foi projetado para ser lido por duas pessoas juntas, incluindo a leitura em voz alta e a colorização de desenhos relacionados ao texto. O conteúdo do livro é distribuído de forma alternada em dois volumes que se complementam, ora sendo direcionado para o leitor e ora para o ouvinte. Através da junção da leitura e da pintura das ilustrações, acredita-se propiciar aos leitores um momento de interação e relaxamento para que os dois se aproximem e troquem experiências pessoais através do conteúdo da narrativa. Para se chegar a essa proposta, o processo investigativo se inseriu na perspectiva do Design Positivo, buscando encontrar possibilidades de design que tornassem os usuários mais satisfeitos com algum aspecto de suas vidas. Neste caso, optou-se por focar no fortalecimento do vínculo afetivo, aliado à literatura de ficção. No início do processo, os autores-designers estavam abertos a diferentes tipos de produto ou serviço que auxiliassem nesse objetivo. Através da revisão bibliográfica e do resultado dos experimentos, optou-se por se afastar das possibilidades digitais e desenvolver um livro que apresentasse o conteúdo de um modo que envolvesse tanto o leitor como o ouvinte. Neste capítulo é apresentada, de forma resumida, a história da leitura em voz alta com foco no lazer, os experimentos realizados e as escolhas editoriais para o desenvolvimento do protótipo, com o texto O Alienista, de Machado de Assis.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 389-408Design editorialLeituraLeitura distribuída : design de um livro para ser lido a doisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116790.pdf.txt001116790.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212665/2/001116790.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116790.pdfCapítulo 21application/pdf3029481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212665/1/001116790.pdfd84f0c272cca72e04b9cce5d8d8daaf9MD5110183/2126652020-08-06 03:37:24.170669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212665Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:37:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
title Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
spellingShingle Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
Sehn, Thaís Cristina Martino
Design editorial
Leitura
title_short Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
title_full Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
title_fullStr Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
title_full_unstemmed Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
title_sort Leitura distribuída : design de um livro para ser lido a dois
author Sehn, Thaís Cristina Martino
author_facet Sehn, Thaís Cristina Martino
Aymone, Jose Luis Farinatti
Ruecker, Stan
author_role author
author2 Aymone, Jose Luis Farinatti
Ruecker, Stan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sehn, Thaís Cristina Martino
Aymone, Jose Luis Farinatti
Ruecker, Stan
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Leitura
topic Design editorial
Leitura
description Este capítulo apresenta o percurso percorrido para o desenvolvimento do novo modelo editorial “Leitura Distribuída”. O diferencial desta edição é que o seu design editorial foi projetado para ser lido por duas pessoas juntas, incluindo a leitura em voz alta e a colorização de desenhos relacionados ao texto. O conteúdo do livro é distribuído de forma alternada em dois volumes que se complementam, ora sendo direcionado para o leitor e ora para o ouvinte. Através da junção da leitura e da pintura das ilustrações, acredita-se propiciar aos leitores um momento de interação e relaxamento para que os dois se aproximem e troquem experiências pessoais através do conteúdo da narrativa. Para se chegar a essa proposta, o processo investigativo se inseriu na perspectiva do Design Positivo, buscando encontrar possibilidades de design que tornassem os usuários mais satisfeitos com algum aspecto de suas vidas. Neste caso, optou-se por focar no fortalecimento do vínculo afetivo, aliado à literatura de ficção. No início do processo, os autores-designers estavam abertos a diferentes tipos de produto ou serviço que auxiliassem nesse objetivo. Através da revisão bibliográfica e do resultado dos experimentos, optou-se por se afastar das possibilidades digitais e desenvolver um livro que apresentasse o conteúdo de um modo que envolvesse tanto o leitor como o ouvinte. Neste capítulo é apresentada, de forma resumida, a história da leitura em voz alta com foco no lazer, os experimentos realizados e as escolhas editoriais para o desenvolvimento do protótipo, com o texto O Alienista, de Machado de Assis.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:39:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212665
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116790
url http://hdl.handle.net/10183/212665
identifier_str_mv 001116790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 389-408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212665/2/001116790.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212665/1/001116790.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d84f0c272cca72e04b9cce5d8d8daaf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996602773504