Um estudo sobre erotismo e pornografia a partir da recepção crítica de O império dos sentidos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Vitória Ravazio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253877
Resumo: Esta monografia centra-se na recepção especializada do filme franco-japonês O Império dos Sentidos (1976), de Nagisa Oshima, no Brasil dos anos 80. Produzido durante a década de ouro do cinema pornográfico, O Império dos Sentidos foi o primeiro filme de arte da história do cinema a incorporar cenas de sexo explícitas e não simuladas. Ainda que compartilhando de elementos típicos da pornografia hardcore, foi imediatamente reconhecido como um filme de arte, e, portanto, erótico. A partir da análise de conteúdo de excertos críticos sobre o filme, extraídos de jornais e revistas de grande circulação nacional, a autora reflete sobre esta clássica dicotomia entre "erotismo" e "pornografia". Valendo-se da concepção de representação proposta por Stuart Hall, ao cabo desta monografia pretende-se demonstrar que, para além de possíveis diferenças em suas concepções estéticas, erotismo e pornografia são diferenciados entre si de acordo com critérios morais.
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