Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria de Lourdes da Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262683
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento.
id UFRGS-2_0281606a4083250f79b92721f16c9315
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Maria de Lourdes da RosaSantos, Karine dos2023-07-28T03:35:41Z2023http://hdl.handle.net/10183/262683001174024O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento.application/pdfporSaúde mentalPedagogiaCompreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174024.pdf.txt001174024.pdf.txtExtracted Texttext/plain64851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/2/001174024.pdf.txt30c5fa14722c5cddf254fbd44ed53de2MD52ORIGINAL001174024.pdfTexto completoapplication/pdf1475346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/1/001174024.pdfa494c0128e8eb2901d18b87e7642fc90MD5110183/2626832023-07-29 03:35:18.455109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
title Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
spellingShingle Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
Pereira, Maria de Lourdes da Rosa
Saúde mental
Pedagogia
title_short Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
title_full Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
title_fullStr Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
title_full_unstemmed Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
title_sort Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
author Pereira, Maria de Lourdes da Rosa
author_facet Pereira, Maria de Lourdes da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria de Lourdes da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Karine dos
contributor_str_mv Santos, Karine dos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Pedagogia
topic Saúde mental
Pedagogia
description O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262683
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174024
url http://hdl.handle.net/10183/262683
identifier_str_mv 001174024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/2/001174024.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/1/001174024.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30c5fa14722c5cddf254fbd44ed53de2
a494c0128e8eb2901d18b87e7642fc90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447346670993408