Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262683 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento. |
id |
UFRGS-2_0281606a4083250f79b92721f16c9315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262683 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria de Lourdes da RosaSantos, Karine dos2023-07-28T03:35:41Z2023http://hdl.handle.net/10183/262683001174024O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento.application/pdfporSaúde mentalPedagogiaCompreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174024.pdf.txt001174024.pdf.txtExtracted Texttext/plain64851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/2/001174024.pdf.txt30c5fa14722c5cddf254fbd44ed53de2MD52ORIGINAL001174024.pdfTexto completoapplication/pdf1475346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/1/001174024.pdfa494c0128e8eb2901d18b87e7642fc90MD5110183/2626832023-07-29 03:35:18.455109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
title |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
spellingShingle |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental Pereira, Maria de Lourdes da Rosa Saúde mental Pedagogia |
title_short |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
title_full |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
title_fullStr |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
title_full_unstemmed |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
title_sort |
Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental |
author |
Pereira, Maria de Lourdes da Rosa |
author_facet |
Pereira, Maria de Lourdes da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria de Lourdes da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Karine dos |
contributor_str_mv |
Santos, Karine dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Pedagogia |
topic |
Saúde mental Pedagogia |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:35:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262683 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174024 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262683 |
identifier_str_mv |
001174024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/2/001174024.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262683/1/001174024.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30c5fa14722c5cddf254fbd44ed53de2 a494c0128e8eb2901d18b87e7642fc90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346670993408 |