História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Medeiros, Juliana Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181804
Resumo: A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma “indianização” das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.
id UFRGS-2_02982d9d7345e7b3c6bf966458a896e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181804
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bergamaschi, Maria AparecidaMedeiros, Juliana Schneider2018-09-11T02:28:58Z20100102-0188http://hdl.handle.net/10183/181804001073819A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma “indianização” das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.Indigenous school education in Brazil has been imposed on indigenous people since the beginnings of colonization, with the aim of catechizing and civilizing them. Nevertheless, in agreement with their cosmologies, these peoples have retained their own way of education. Despite the harm historically inflicted by this form of teaching on indigenous societies, they have learned how to live with it and in many cases they demand it and recreate it. Today we can see a process of ‘Indianization’ in many village schools, through practices that seek in memory, tradition, ancestral wisdom and in the teaching of history the affirmation of their ethnic identities, making this institution and the practices developed within it possible allies in their historical struggles.application/pdfporRevista Brasileira de História. Vol. 30, n. 60 (dez. 2010), p. 55-75HistoriaEducação indígenaIndigenous educationTeaching of historyTradition and memoryHistória, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kainganginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073819.pdfTexto completoapplication/pdf108220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/1/001073819.pdfdf6d2659c7e55e977099e6945d17c403MD51TEXT001073819.pdf.txt001073819.pdf.txtExtracted Texttext/plain57405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/2/001073819.pdf.txt7f1db05be239b5111f97da46d025fee0MD52THUMBNAIL001073819.pdf.jpg001073819.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/3/001073819.pdf.jpg7d416ac6ed270f3e57fb6a0f483f5bdeMD5310183/1818042018-10-05 07:48:47.23oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
title História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
spellingShingle História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
Bergamaschi, Maria Aparecida
Historia
Educação indígena
Indigenous education
Teaching of history
Tradition and memory
title_short História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
title_full História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
title_fullStr História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
title_full_unstemmed História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
title_sort História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
Medeiros, Juliana Schneider
author_role author
author2 Medeiros, Juliana Schneider
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
Medeiros, Juliana Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Historia
Educação indígena
topic Historia
Educação indígena
Indigenous education
Teaching of history
Tradition and memory
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous education
Teaching of history
Tradition and memory
description A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma “indianização” das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181804
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-0188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073819
identifier_str_mv 0102-0188
001073819
url http://hdl.handle.net/10183/181804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de História. Vol. 30, n. 60 (dez. 2010), p. 55-75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/1/001073819.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/2/001073819.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181804/3/001073819.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df6d2659c7e55e977099e6945d17c403
7f1db05be239b5111f97da46d025fee0
7d416ac6ed270f3e57fb6a0f483f5bde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224949878226944