Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dóris Bittencourt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dóris Bittencourt Almeida, Luciane Sgarbi Grazziotin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159392
Resumo: Neste estudo, abordamos o tema do internato rural, a partir das narrativas de sujeitos que vivenciaram uma experiência educativa em uma instituição de ensino pública, no município de Osório/RS, que desenvolvia um projeto de formação de professores rurais. O tema e o objeto desta investigação se inscrevem no campo dos estudos da História da Educação, tematizando as relações de gênero em uma escola mista na metade do século XX, tendo a memória enquanto documento e a História Oral como metodologia. A escola representava para esses jovens a possibilidade de conhecer um outro mundo, distinto de sua cultura familiar, promovia a difusão de saberes e oportunizava sociabilidades. Pluralidade, co- educação e convivialidades parecem resumir as marcas das memórias desta instituição em Osório, como uma escola incomum, experiência singular na vida de alunos e de professores que por lá passaram. O que se discute é a facilidade de acesso à formação docente rural aos rapazes, pois eles tinham garantida a permanência na escola no regime de internato. É possível que esse benefício explique porque a profissão de professor rural fosse buscada por mais rapazes do que moças.
id UFRGS-2_02c6beb39ae85440f31329bc6912eb67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159392
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Dóris BittencourtDóris Bittencourt Almeida, Luciane Sgarbi Grazziotin2017-06-08T02:32:02Z20160122-7238http://hdl.handle.net/10183/159392001015633Neste estudo, abordamos o tema do internato rural, a partir das narrativas de sujeitos que vivenciaram uma experiência educativa em uma instituição de ensino pública, no município de Osório/RS, que desenvolvia um projeto de formação de professores rurais. O tema e o objeto desta investigação se inscrevem no campo dos estudos da História da Educação, tematizando as relações de gênero em uma escola mista na metade do século XX, tendo a memória enquanto documento e a História Oral como metodologia. A escola representava para esses jovens a possibilidade de conhecer um outro mundo, distinto de sua cultura familiar, promovia a difusão de saberes e oportunizava sociabilidades. Pluralidade, co- educação e convivialidades parecem resumir as marcas das memórias desta instituição em Osório, como uma escola incomum, experiência singular na vida de alunos e de professores que por lá passaram. O que se discute é a facilidade de acesso à formação docente rural aos rapazes, pois eles tinham garantida a permanência na escola no regime de internato. É possível que esse benefício explique porque a profissão de professor rural fosse buscada por mais rapazes do que moças.In this study, we exanune the topic of a rural boarding school based on the narratives of subjects who had an instructional experience in an educational public institution in the city of Osório/ RS, Brazil, dm·ing a rural teachers training pmject.The subject and the objective of this research fali in the field of History of Education, and the development of gender relations in a coeducational school in the first half of the XX century.This study assumes memory as a document and oral history as methodology. 1he school represented to these youth the possibility of getting to know a world dilierent from their familiar culture. It also promoted the dissemination of knowledge and enabled socialization. Plurality, co-edu cation, and harmonious living seem to encapsulate the memories of this institution in Osório as an extraordinary school, a unique experience in the life of those students and teachers. This article discusses the ease of access to rural teacher tt·aining by yotmg men who had the guarantee of a permanent situation at school as boarders. This benefit may explain why the profession of rural teacher was sought to a gt·eater extent by men rather than women.En este estudio, analizamos el tema del internado rural, de las narrativas de los sujetos que experimentaron una experiencia educativa en una institución educativa pública, en el municipio de Osório/RS, que desarrolla un proyecto de formación de maestros rurales. El sujeto y el objeto de esta investigación caen dentro del campo de estudio de la historia de la educación, las relaciones de género basadas en una escuela mixta en mediados del siglo XX, teniendo la memoria mientras el documento y como metodología de la historia Oral. La escuela representada para estos jóvenes la posibilidad de conocer otro mundo, distinto de su cultura familiar, promover la difusión del conocimiento y oportunísima de la alta sociedad. Pluralidad, coeducación y facilidad de uso parecen resumir los recuerdos de esta institución en Osório, como una escuela inusual, una experiencia única en la vida de los estudiantes y profesores han pasado. Qué pasa si se discute la facilidad de acceso a la formación de los chicos porque habían garantizado la permanencia en la escuela internado docente rural. Es posible que este beneficio explica por qué la profesión de maestro rural era buscada por más chicos que chicas.application/pdfporRevista Historia de la Educación Latinoamericana. Boyacá, Colombia. Vol. 18 , n. 26, (jan./jun. 2016), p. 183-202História da educaçãoEscola ruralEscola normalGêneroJournal History of Latin American EducationGender relationsMemories of teachers and studentsRural educationRevista Historia de la Educación LatinoamericanaLas relaciones de géneroRecuerdos de profesores y alumnosEducación ruralDiferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)Las diferencias en un área de igualdad : relaciones de género en una Escuela Normal Rural (1950-1960)Differences in a space of equals : gender relations in a Rural Teachers College (1950-1960)Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015633.pdf001015633.pdfTexto completoapplication/pdf439910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/1/001015633.pdf95223301cf5c4e2b48b5f7afb4e6381dMD51TEXT001015633.pdf.txt001015633.pdf.txtExtracted Texttext/plain52256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/2/001015633.pdf.txt7d9676a5dd5b95e14ef537fb03caa0acMD52THUMBNAIL001015633.pdf.jpg001015633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/3/001015633.pdf.jpg6c036c713b731d18c3dfe08c9e4e7e27MD5310183/1593922020-11-11 05:13:32.309914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-11T07:13:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las diferencias en un área de igualdad : relaciones de género en una Escuela Normal Rural (1950-1960)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Differences in a space of equals : gender relations in a Rural Teachers College (1950-1960)
title Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
spellingShingle Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
Almeida, Dóris Bittencourt
História da educação
Escola rural
Escola normal
Gênero
Journal History of Latin American Education
Gender relations
Memories of teachers and students
Rural education
Revista Historia de la Educación Latinoamericana
Las relaciones de género
Recuerdos de profesores y alumnos
Educación rural
title_short Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
title_full Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
title_fullStr Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
title_full_unstemmed Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
title_sort Diferenças em um espaço de iguais : relações de gênero numa Escola Normal Rural (1950-1960)
author Almeida, Dóris Bittencourt
author_facet Almeida, Dóris Bittencourt
Dóris Bittencourt Almeida, Luciane Sgarbi Grazziotin
author_role author
author2 Dóris Bittencourt Almeida, Luciane Sgarbi Grazziotin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Dóris Bittencourt Almeida, Luciane Sgarbi Grazziotin
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Escola rural
Escola normal
Gênero
topic História da educação
Escola rural
Escola normal
Gênero
Journal History of Latin American Education
Gender relations
Memories of teachers and students
Rural education
Revista Historia de la Educación Latinoamericana
Las relaciones de género
Recuerdos de profesores y alumnos
Educación rural
dc.subject.eng.fl_str_mv Journal History of Latin American Education
Gender relations
Memories of teachers and students
Rural education
dc.subject.spa.fl_str_mv Revista Historia de la Educación Latinoamericana
Las relaciones de género
Recuerdos de profesores y alumnos
Educación rural
description Neste estudo, abordamos o tema do internato rural, a partir das narrativas de sujeitos que vivenciaram uma experiência educativa em uma instituição de ensino pública, no município de Osório/RS, que desenvolvia um projeto de formação de professores rurais. O tema e o objeto desta investigação se inscrevem no campo dos estudos da História da Educação, tematizando as relações de gênero em uma escola mista na metade do século XX, tendo a memória enquanto documento e a História Oral como metodologia. A escola representava para esses jovens a possibilidade de conhecer um outro mundo, distinto de sua cultura familiar, promovia a difusão de saberes e oportunizava sociabilidades. Pluralidade, co- educação e convivialidades parecem resumir as marcas das memórias desta instituição em Osório, como uma escola incomum, experiência singular na vida de alunos e de professores que por lá passaram. O que se discute é a facilidade de acesso à formação docente rural aos rapazes, pois eles tinham garantida a permanência na escola no regime de internato. É possível que esse benefício explique porque a profissão de professor rural fosse buscada por mais rapazes do que moças.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-08T02:32:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159392
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0122-7238
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015633
identifier_str_mv 0122-7238
001015633
url http://hdl.handle.net/10183/159392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Historia de la Educación Latinoamericana. Boyacá, Colombia. Vol. 18 , n. 26, (jan./jun. 2016), p. 183-202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/1/001015633.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/2/001015633.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159392/3/001015633.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95223301cf5c4e2b48b5f7afb4e6381d
7d9676a5dd5b95e14ef537fb03caa0ac
6c036c713b731d18c3dfe08c9e4e7e27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224918050799616