Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158452 |
Resumo: | Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte. |
id |
UFRGS-2_02f134fdc3ae65d0e85e4485adbe570a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158452 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigo, Rosa MariaMarques, Luciana Fernandes2017-05-24T02:26:39Z20161853-6530http://hdl.handle.net/10183/158452001011852Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte.This article presents an experience developed in the Moodle platform as part of an extension action performed at Federal University of Rio Grande do Sul, entitled Teachers Network: spirituality and retrieval of integral knowledge. The experience was developed in 150 hours in the distance modality. Thirty four teachers interested in the subject of spirituality and integral knowledge applied to education and from different regions of Brazil participated. The methodology implemented was the “horizontality of roles” understood as an educational space where “everyone can teach, and everyone can learn.” The action had the special participation of two foreign teachers who conducted issues relating to the role of interiority in the formation and development of integral knowledge through art.En este artículo presenta una experiencia vivenciada a partir de una acción de extensión realizada en la plataforma Moodle de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, titulada Red de Docentes: espiritualidad y rescate del conocimiento integral. La acción fue desarrollada en 150 horas con modalidad a distancia. Participaron 34 profesores de diferentes regiones de Brasil interesados en el tema de la espiritualidad y los saberes integrales aplicados a la educación. La metodología implementada fue el uso de la “horizontalidad de los papeles” entendido esto como un espacio educativo donde todo el mundo puede enseñar y aprender. La acción contó con la participación especial de dos profesores extranjeros que condujeron los temas referidos a la función de interioridad en la formación y el desarrollo de saberes integrales a través del arte.application/pdfporVirtualidad, Educación y Ciencia. Córdoba. Vol. 7, n. 12 (2016), p. 99-112Educação continuadaEspiritualidadeAmbiente virtualFormação de professoresTeacher trainingSpiritualityVirtual environmentsIntegral knowledgeFormación del profesoradoEspiritualidadEntornos virtualesConocimiento integralRede virtual de aprendizagem na educação continuada de professoresRed virtual de aprendizaje en para la formación continua de los profesores Virtual learning network in the continuing training of teachers Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011852.pdf001011852.pdfTexto completoapplication/pdf213139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/1/001011852.pdfe7ae38cd7d5280e72a5bda34e1b84ed0MD51TEXT001011852.pdf.txt001011852.pdf.txtExtracted Texttext/plain49765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/2/001011852.pdf.txta7e25581ab4737a6762bd34c7790b547MD52THUMBNAIL001011852.pdf.jpg001011852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/3/001011852.pdf.jpgf51cf1e82f6edc949d591c711d4f8a02MD5310183/1584522018-10-30 08:30:36.014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158452Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-30T11:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Red virtual de aprendizaje en para la formación continua de los profesores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual learning network in the continuing training of teachers |
title |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
spellingShingle |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores Rigo, Rosa Maria Educação continuada Espiritualidade Ambiente virtual Formação de professores Teacher training Spirituality Virtual environments Integral knowledge Formación del profesorado Espiritualidad Entornos virtuales Conocimiento integral |
title_short |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
title_full |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
title_fullStr |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
title_sort |
Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores |
author |
Rigo, Rosa Maria |
author_facet |
Rigo, Rosa Maria Marques, Luciana Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Luciana Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigo, Rosa Maria Marques, Luciana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Espiritualidade Ambiente virtual Formação de professores |
topic |
Educação continuada Espiritualidade Ambiente virtual Formação de professores Teacher training Spirituality Virtual environments Integral knowledge Formación del profesorado Espiritualidad Entornos virtuales Conocimiento integral |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Spirituality Virtual environments Integral knowledge |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación del profesorado Espiritualidad Entornos virtuales Conocimiento integral |
description |
Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-24T02:26:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158452 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1853-6530 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001011852 |
identifier_str_mv |
1853-6530 001011852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Virtualidad, Educación y Ciencia. Córdoba. Vol. 7, n. 12 (2016), p. 99-112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/1/001011852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/2/001011852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/3/001011852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7ae38cd7d5280e72a5bda34e1b84ed0 a7e25581ab4737a6762bd34c7790b547 f51cf1e82f6edc949d591c711d4f8a02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724997412585472 |