Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Rosa Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marques, Luciana Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158452
Resumo: Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte.
id UFRGS-2_02f134fdc3ae65d0e85e4485adbe570a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158452
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigo, Rosa MariaMarques, Luciana Fernandes2017-05-24T02:26:39Z20161853-6530http://hdl.handle.net/10183/158452001011852Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte.This article presents an experience developed in the Moodle platform as part of an extension action performed at Federal University of Rio Grande do Sul, entitled Teachers Network: spirituality and retrieval of integral knowledge. The experience was developed in 150 hours in the distance modality. Thirty four teachers interested in the subject of spirituality and integral knowledge applied to education and from different regions of Brazil participated. The methodology implemented was the “horizontality of roles” understood as an educational space where “everyone can teach, and everyone can learn.” The action had the special participation of two foreign teachers who conducted issues relating to the role of interiority in the formation and development of integral knowledge through art.En este artículo presenta una experiencia vivenciada a partir de una acción de extensión realizada en la plataforma Moodle de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, titulada Red de Docentes: espiritualidad y rescate del conocimiento integral. La acción fue desarrollada en 150 horas con modalidad a distancia. Participaron 34 profesores de diferentes regiones de Brasil interesados en el tema de la espiritualidad y los saberes integrales aplicados a la educación. La metodología implementada fue el uso de la “horizontalidad de los papeles” entendido esto como un espacio educativo donde todo el mundo puede enseñar y aprender. La acción contó con la participación especial de dos profesores extranjeros que condujeron los temas referidos a la función de interioridad en la formación y el desarrollo de saberes integrales a través del arte.application/pdfporVirtualidad, Educación y Ciencia. Córdoba. Vol. 7, n. 12 (2016), p. 99-112Educação continuadaEspiritualidadeAmbiente virtualFormação de professoresTeacher trainingSpiritualityVirtual environmentsIntegral knowledgeFormación del profesoradoEspiritualidadEntornos virtualesConocimiento integralRede virtual de aprendizagem na educação continuada de professoresRed virtual de aprendizaje en para la formación continua de los profesores Virtual learning network in the continuing training of teachers Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011852.pdf001011852.pdfTexto completoapplication/pdf213139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/1/001011852.pdfe7ae38cd7d5280e72a5bda34e1b84ed0MD51TEXT001011852.pdf.txt001011852.pdf.txtExtracted Texttext/plain49765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/2/001011852.pdf.txta7e25581ab4737a6762bd34c7790b547MD52THUMBNAIL001011852.pdf.jpg001011852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/3/001011852.pdf.jpgf51cf1e82f6edc949d591c711d4f8a02MD5310183/1584522018-10-30 08:30:36.014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158452Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Red virtual de aprendizaje en para la formación continua de los profesores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual learning network in the continuing training of teachers
title Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
spellingShingle Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
Rigo, Rosa Maria
Educação continuada
Espiritualidade
Ambiente virtual
Formação de professores
Teacher training
Spirituality
Virtual environments
Integral knowledge
Formación del profesorado
Espiritualidad
Entornos virtuales
Conocimiento integral
title_short Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
title_full Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
title_fullStr Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
title_full_unstemmed Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
title_sort Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores
author Rigo, Rosa Maria
author_facet Rigo, Rosa Maria
Marques, Luciana Fernandes
author_role author
author2 Marques, Luciana Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Rosa Maria
Marques, Luciana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Espiritualidade
Ambiente virtual
Formação de professores
topic Educação continuada
Espiritualidade
Ambiente virtual
Formação de professores
Teacher training
Spirituality
Virtual environments
Integral knowledge
Formación del profesorado
Espiritualidad
Entornos virtuales
Conocimiento integral
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Spirituality
Virtual environments
Integral knowledge
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación del profesorado
Espiritualidad
Entornos virtuales
Conocimiento integral
description Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes integrais. A ação foi desenvolvida em 150 horas na modalidade à distância. Participaram 34 professores de diversas regiões do Brasil interessados na temática da espiritualidade e dos saberes integrais aplicados à educação. A metodologia implementada foi a “horizontalidade de papéis” entendida como um espaço educativo onde “todos podem ensinar e todos podem aprender”. A ação contou com a participação especial de dois professores estrangeiros que conduziram os temas da função da interioridade na formação integral e o desenvolvimento de saberes integrais através da arte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-24T02:26:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158452
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1853-6530
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001011852
identifier_str_mv 1853-6530
001011852
url http://hdl.handle.net/10183/158452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Virtualidad, Educación y Ciencia. Córdoba. Vol. 7, n. 12 (2016), p. 99-112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/1/001011852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/2/001011852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158452/3/001011852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7ae38cd7d5280e72a5bda34e1b84ed0
a7e25581ab4737a6762bd34c7790b547
f51cf1e82f6edc949d591c711d4f8a02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224916142391296