RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304
Resumo: The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. 
id UFMA-5_11416f1331071cf47ff9137a6556c15b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18304
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALESPEDAGOGICAL RESIDENCE: : TRAINING AND EXPERIENCES OF RESIDENTS AND PRECEPTORS IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT “ AND IN SOCIAL NETWORKSRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAISAmbiente virtualFormación de profesoresResidencia pedagógicaAmbiente virtualFormação docenteResidência pedagógicaVirtual EnvironmentTeacher TrainingPedagogical ResidencyThe Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. La Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantiene un programadenominado “Residencia Pedagógica”, que tiene como objetivo insertar a los universitarios en las escuelas públicas para que conozcan el ambiente escolar e inicien su proceso de regencia docente. Considerando que los procesos educativos se utilizan de la tecnología y que estudiantes y docentes hacen un uso constante de los medios digitales de información y comunicación, esta investigación tuvo como objetivo reflexionar sobre el proceso de interacción de los integrantes del programa de Residencia Pedagógica de la Universidade doOeste Paulista (Unoeste) en el ambiente virtual “Aprender” y en las redes sociales. Basados en la metodología cualitativa, nos utilizamos de la investigación-acción. Los resultados muestran que los ambientes virtuales de formación proporcionaron intercambios de experiencias vividas entre el equipo del programa haciendo del aprendizaje colaborativo y significativo, y promoviendo visibilidad de la ruta. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que objetiva inserir licenciandos nas escolas públicas para se ambientarem no meio escolar e iniciar seu processo de regência docente. Considerando que os processos educativos se utilizam cada vez mais da tecnologia e que discentes e docentes fazem uso constante dos meios digitais de informação e comunicação, a presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo interação dos integrantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no ambiente virtual “Aprender” e nas redes sociais. Nos embasamos na metodologia qualitativa e nos utilizamos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que os ambientes virtuais de formação proporcionaram intercâmbios de experiências vivenciadas entre a equipe do programa, tornando a aprendizagem colaborativa e significativa, e proporcionando visibilidade de todo o percurso.Universidade Federal do Maranhão2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1830410.18764/2178-2229v30n3.2023.41Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 81-972178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304/12306Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGitahy, Raquel Rosan ChristinoSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dos2024-03-02T13:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18304Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.408212Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
PEDAGOGICAL RESIDENCE: : TRAINING AND EXPERIENCES OF RESIDENTS AND PRECEPTORS IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT “ AND IN SOCIAL NETWORKS
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS
title RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
spellingShingle RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
Gitahy, Raquel Rosan Christino
Ambiente virtual
Formación de profesores
Residencia pedagógica
Ambiente virtual
Formação docente
Residência pedagógica
Virtual Environment
Teacher Training
Pedagogical Residency
title_short RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
title_full RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
title_fullStr RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
title_full_unstemmed RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
title_sort RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
author Gitahy, Raquel Rosan Christino
author_facet Gitahy, Raquel Rosan Christino
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
author_role author
author2 Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
Formación de profesores
Residencia pedagógica
Ambiente virtual
Formação docente
Residência pedagógica
Virtual Environment
Teacher Training
Pedagogical Residency
topic Ambiente virtual
Formación de profesores
Residencia pedagógica
Ambiente virtual
Formação docente
Residência pedagógica
Virtual Environment
Teacher Training
Pedagogical Residency
description The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304
10.18764/2178-2229v30n3.2023.41
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v30n3.2023.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304/12306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 81-97
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881705213952