RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304 |
Resumo: | The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. |
id |
UFMA-5_11416f1331071cf47ff9137a6556c15b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18304 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALESPEDAGOGICAL RESIDENCE: : TRAINING AND EXPERIENCES OF RESIDENTS AND PRECEPTORS IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT “ AND IN SOCIAL NETWORKSRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAISAmbiente virtualFormación de profesoresResidencia pedagógicaAmbiente virtualFormação docenteResidência pedagógicaVirtual EnvironmentTeacher TrainingPedagogical ResidencyThe Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. La Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantiene un programadenominado “Residencia Pedagógica”, que tiene como objetivo insertar a los universitarios en las escuelas públicas para que conozcan el ambiente escolar e inicien su proceso de regencia docente. Considerando que los procesos educativos se utilizan de la tecnología y que estudiantes y docentes hacen un uso constante de los medios digitales de información y comunicación, esta investigación tuvo como objetivo reflexionar sobre el proceso de interacción de los integrantes del programa de Residencia Pedagógica de la Universidade doOeste Paulista (Unoeste) en el ambiente virtual “Aprender” y en las redes sociales. Basados en la metodología cualitativa, nos utilizamos de la investigación-acción. Los resultados muestran que los ambientes virtuales de formación proporcionaron intercambios de experiencias vividas entre el equipo del programa haciendo del aprendizaje colaborativo y significativo, y promoviendo visibilidad de la ruta. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mantém um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que objetiva inserir licenciandos nas escolas públicas para se ambientarem no meio escolar e iniciar seu processo de regência docente. Considerando que os processos educativos se utilizam cada vez mais da tecnologia e que discentes e docentes fazem uso constante dos meios digitais de informação e comunicação, a presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo interação dos integrantes do programa de Residência Pedagógica da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no ambiente virtual “Aprender” e nas redes sociais. Nos embasamos na metodologia qualitativa e nos utilizamos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram que os ambientes virtuais de formação proporcionaram intercâmbios de experiências vivenciadas entre a equipe do programa, tornando a aprendizagem colaborativa e significativa, e proporcionando visibilidade de todo o percurso.Universidade Federal do Maranhão2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1830410.18764/2178-2229v30n3.2023.41Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 81-972178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304/12306Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGitahy, Raquel Rosan ChristinoSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dos2024-03-02T13:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18304Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.408212Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES PEDAGOGICAL RESIDENCE: : TRAINING AND EXPERIENCES OF RESIDENTS AND PRECEPTORS IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT “ AND IN SOCIAL NETWORKS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS |
title |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
spellingShingle |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES Gitahy, Raquel Rosan Christino Ambiente virtual Formación de profesores Residencia pedagógica Ambiente virtual Formação docente Residência pedagógica Virtual Environment Teacher Training Pedagogical Residency |
title_short |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
title_full |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
title_fullStr |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
title_full_unstemmed |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
title_sort |
RESIDENCIA PEDAGÓGICA: : FORMACIÓN Y EXPERIENCIAS DE RESIDENTES Y PRECEPTORES EN EL AMBIENTE VIRTUAL Y EN LAS REDES SOCIALES |
author |
Gitahy, Raquel Rosan Christino |
author_facet |
Gitahy, Raquel Rosan Christino Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gitahy, Raquel Rosan Christino Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual Formación de profesores Residencia pedagógica Ambiente virtual Formação docente Residência pedagógica Virtual Environment Teacher Training Pedagogical Residency |
topic |
Ambiente virtual Formación de profesores Residencia pedagógica Ambiente virtual Formação docente Residência pedagógica Virtual Environment Teacher Training Pedagogical Residency |
description |
The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) maintains a programcalled “Pedagogical Residency”, which aims to insert undergraduates in public schools to get acquainted with the school environment and start their teaching regency process. Considering that educational processes are increasingly using technology and that students and teachers make constant use of digital means of information and communication, the present research aimed to reflect on the interaction process of the members of the Pedagogical Residency program at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in the virtual environment“Aprender” and in social networks. We used the qualitative methodology and action research. The results showed that the virtual training environments provided an exchange of experiences among the program team, making learning collaborative and meaningful, and providing visibility of the whole course. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304 10.18764/2178-2229v30n3.2023.41 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v30n3.2023.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18304/12306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 81-97 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881705213952 |