Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Tiele
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18730
Resumo: O grande volume que a produção científica veio tomando a partir do início do século 20 acarretou não só na preocupação de estudar esse fenômeno e organizar tamanha quantidade de documentos publicados, mas foi propício ao desenvolvimento de técnicas e ferramentas para medir e analisar a produção científica. Uma dessas técnicas, que surgiu logo na primeira metade do século 20, é a Bibliometria, área que analisa a produção científica escrita em seus diversos suportes. Sejam livros, periódicos ou a literatura cinzenta, toda essa produção pode ser mensurada através das técnicas bibliométricas. Dentro da Bibliometria, encontra-se a análise de citações, a qual, através das citações presentes nos documentos, realiza estudos que permitem tecer elos entre o texto citante e o texto citado, medir freqüências e mapear características de determinado campo do conhecimento. Justamente com esse fim, foi aplicada a análise de citações para estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Delimitou-se como período analisado os TCCs apresentados nos anos de 2007 e 2008, totalizando 51 monografias. Com o objetivo geral de mapear as características das fontes de informação utilizadas pelos alunos ao elaborarem seus TCCs, foi desenvolvido um banco de dados no software Microsoft Excel® onde inseriuse todas as 1.999 referências que compuseram o universo de estudo. As análises indicaram que os livros são a fonte mais utilizada pelos alunos de Biblioteconomia da UFRGS, com 43%, seguida dos periódicos, com 25,8%. O idioma mais citado é o português, com 89,1%, seguido pelo inglês, com 6,2% e pelo espanhol, com 4,4%. O tipo de autoria predominante é a individual, que totaliza 61,3% de todas as citações. As fontes são predominantemente atuais, com 48,2% de documentos publicados a partir do ano 2001. Os resultados foram comparados com um estudo semelhante realizado em 2004 e, através das interpretações dos dados, apontaram-se tendências quanto ao hábito de citar dos formandos em Biblioteconomia da UFRGS. Por fim, os dados foram divididos de acordo com as seis áreas em que da qual é composta a Biblioteconomia. As análises conforme as áreas mostraram que cada uma possui características próprias quanto aos autores mais citados, embora os professores orientem alunos de outras áreas que não a sua e alguns autores apareçam em mais de uma área.
id UFRGS-2_031ad621f8f0fb7d4eb6f516a3be141d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18730
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, Ana TieleVanz, Samile Andrea de SouzaCaregnato, Sonia Elisa2010-03-12T04:14:25Z2009http://hdl.handle.net/10183/18730000717613O grande volume que a produção científica veio tomando a partir do início do século 20 acarretou não só na preocupação de estudar esse fenômeno e organizar tamanha quantidade de documentos publicados, mas foi propício ao desenvolvimento de técnicas e ferramentas para medir e analisar a produção científica. Uma dessas técnicas, que surgiu logo na primeira metade do século 20, é a Bibliometria, área que analisa a produção científica escrita em seus diversos suportes. Sejam livros, periódicos ou a literatura cinzenta, toda essa produção pode ser mensurada através das técnicas bibliométricas. Dentro da Bibliometria, encontra-se a análise de citações, a qual, através das citações presentes nos documentos, realiza estudos que permitem tecer elos entre o texto citante e o texto citado, medir freqüências e mapear características de determinado campo do conhecimento. Justamente com esse fim, foi aplicada a análise de citações para estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Delimitou-se como período analisado os TCCs apresentados nos anos de 2007 e 2008, totalizando 51 monografias. Com o objetivo geral de mapear as características das fontes de informação utilizadas pelos alunos ao elaborarem seus TCCs, foi desenvolvido um banco de dados no software Microsoft Excel® onde inseriuse todas as 1.999 referências que compuseram o universo de estudo. As análises indicaram que os livros são a fonte mais utilizada pelos alunos de Biblioteconomia da UFRGS, com 43%, seguida dos periódicos, com 25,8%. O idioma mais citado é o português, com 89,1%, seguido pelo inglês, com 6,2% e pelo espanhol, com 4,4%. O tipo de autoria predominante é a individual, que totaliza 61,3% de todas as citações. As fontes são predominantemente atuais, com 48,2% de documentos publicados a partir do ano 2001. Os resultados foram comparados com um estudo semelhante realizado em 2004 e, através das interpretações dos dados, apontaram-se tendências quanto ao hábito de citar dos formandos em Biblioteconomia da UFRGS. Por fim, os dados foram divididos de acordo com as seis áreas em que da qual é composta a Biblioteconomia. As análises conforme as áreas mostraram que cada uma possui características próprias quanto aos autores mais citados, embora os professores orientem alunos de outras áreas que não a sua e alguns autores apareçam em mais de uma área.The increase in the volume of scientific publications from the early 20th century brought not only the concern of studying this phenomenon and organize such quantity of papers published, but was conducive to the development of techniques and tools to measure and analyze the output of science. One of these techniques, which appeared in the first half of the 20th century, is Bibliometrics, an area that examines the production of scientific writing in their various media. Books, periodicals or gray literature, all this production can be measured through bibliometric techniques. Studies cover Bibliometrics, citation analysis which, through citations in documents, links between cited text and citing text, measures frequency and maps characteristics of a field of knowledge. Precisely for this purpose, we apply the analysis of citations to study of course works describes from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The period examined comprised the years 2007 and 2008, totaling 51 monographs. With the general objective of mapping the characteristics of sources of information used by students to develop their course works, we developed a database in Microsoft Excel® software which included all references that composed the universe of our study, which represented a total of 1.999 citations. Our analysis indicated that the books are the source most frequency used by students of Librarianship in UFRGS (43%), followed by periodic with 25,8%. The language of frequency is Portuguese, with 89,1%, followed by English with 6,2% and the Spanish, with 4,4%. The predominant type of undergraduate students authorship is the individual, which total 61,3% of all citations. Sources are predominantly updated with 48,2% of papers published from 2001 onwards. Our results were compared with a similar study conducted in 2004 and, through comparison was possible, point out trends in student’s citation practices in Librarianship, UFRGS. Finally, we divided our data according to the six areas the curriculum of is divided. Our analysis showed that the areas as each has its own characteristics and most cited authors, although teachers supervise students in other areas than their own, and some supervise in more than one area.application/pdfporBibliometriaTrabalhos de conclusão de cursoBibliometricsCitation analysisAcademic outputTraining in librarian scienceCourse workCaracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717613.pdf000717613.pdfTexto completoapplication/pdf517122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/1/000717613.pdf5a93c80f08acb0d2c8ced1e815183d96MD51TEXT000717613.pdf.txt000717613.pdf.txtExtracted Texttext/plain227096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/2/000717613.pdf.txt4e545b726193380431c374a32f08c0b3MD52THUMBNAIL000717613.pdf.jpg000717613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/3/000717613.pdf.jpgfe350ac3f5e5da1efae9736b4d2ff4a5MD5310183/187302018-10-17 07:50:30.377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:50:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
title Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
spellingShingle Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
Antunes, Ana Tiele
Bibliometria
Trabalhos de conclusão de curso
Bibliometrics
Citation analysis
Academic output
Training in librarian science
Course work
title_short Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
title_full Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
title_fullStr Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
title_full_unstemmed Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
title_sort Caracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008
author Antunes, Ana Tiele
author_facet Antunes, Ana Tiele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Tiele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Trabalhos de conclusão de curso
topic Bibliometria
Trabalhos de conclusão de curso
Bibliometrics
Citation analysis
Academic output
Training in librarian science
Course work
dc.subject.eng.fl_str_mv Bibliometrics
Citation analysis
Academic output
Training in librarian science
Course work
description O grande volume que a produção científica veio tomando a partir do início do século 20 acarretou não só na preocupação de estudar esse fenômeno e organizar tamanha quantidade de documentos publicados, mas foi propício ao desenvolvimento de técnicas e ferramentas para medir e analisar a produção científica. Uma dessas técnicas, que surgiu logo na primeira metade do século 20, é a Bibliometria, área que analisa a produção científica escrita em seus diversos suportes. Sejam livros, periódicos ou a literatura cinzenta, toda essa produção pode ser mensurada através das técnicas bibliométricas. Dentro da Bibliometria, encontra-se a análise de citações, a qual, através das citações presentes nos documentos, realiza estudos que permitem tecer elos entre o texto citante e o texto citado, medir freqüências e mapear características de determinado campo do conhecimento. Justamente com esse fim, foi aplicada a análise de citações para estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Delimitou-se como período analisado os TCCs apresentados nos anos de 2007 e 2008, totalizando 51 monografias. Com o objetivo geral de mapear as características das fontes de informação utilizadas pelos alunos ao elaborarem seus TCCs, foi desenvolvido um banco de dados no software Microsoft Excel® onde inseriuse todas as 1.999 referências que compuseram o universo de estudo. As análises indicaram que os livros são a fonte mais utilizada pelos alunos de Biblioteconomia da UFRGS, com 43%, seguida dos periódicos, com 25,8%. O idioma mais citado é o português, com 89,1%, seguido pelo inglês, com 6,2% e pelo espanhol, com 4,4%. O tipo de autoria predominante é a individual, que totaliza 61,3% de todas as citações. As fontes são predominantemente atuais, com 48,2% de documentos publicados a partir do ano 2001. Os resultados foram comparados com um estudo semelhante realizado em 2004 e, através das interpretações dos dados, apontaram-se tendências quanto ao hábito de citar dos formandos em Biblioteconomia da UFRGS. Por fim, os dados foram divididos de acordo com as seis áreas em que da qual é composta a Biblioteconomia. As análises conforme as áreas mostraram que cada uma possui características próprias quanto aos autores mais citados, embora os professores orientem alunos de outras áreas que não a sua e alguns autores apareçam em mais de uma área.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-12T04:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18730
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000717613
url http://hdl.handle.net/10183/18730
identifier_str_mv 000717613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/1/000717613.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/2/000717613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18730/3/000717613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a93c80f08acb0d2c8ced1e815183d96
4e545b726193380431c374a32f08c0b3
fe350ac3f5e5da1efae9736b4d2ff4a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035192541184