As monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de citações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67825 |
Resumo: | A produção científica tem se utilizado da bibliometria e de seus métodos para medir e avaliar o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. No Brasil, esses estudos estiveram em baixa, sendo retomados nos últimos anos. O estudo apresentado partiu da questão e da necessidade de aplicar um estudo bibliométrico como medida de avaliação da produção dos alunos do curso de Biblioteconomia ao final do curso de graduação. Mais especificamente, a realização deste estudo de citação procurou identificar as fontes de informação mais utilizadas pelos alunos e também o grau de utilização de documentos eletrônicos. Os dados coletados foram extraídos das listas de referências das monografias e tabulados no software SPSS e Excell, através da criação de um banco de dados. Foram identificados os seguintes elementos de cada citação: tipo de documento, autores, título de periódico, quando aplicável, idioma e data. Os resultados mostram que livro e capítulo de livro nacional é o tipo de documento mais utilizado com 558 citações (38,4%); os 35 autores mais citados representam 20,7% do total de citações, sendo que a professora Nice de Figueiredo figura em primeiro lugar nesta lista, com 37 citações; o periódico mais citado é Ciência da Informação com índice de 22,16%; o idioma que aparece com maior freqüência (80,5%) é o português, seguido do inglês com 13 % das citações; a temporalidade dos documentos está concentrada na década de 1990, com 581 itens publicados nesse período; os documentos eletrônicos são amplamente utilizados pelos alunos recebendo um percentual de 21,5% das citações. A finalização deste estudo proporcionou um panorama das fontes de informação nas quais os alunos se baseiam para a produção de suas monografias. Também revelou possibilidades para realização de outros estudos sobre as monografias dos alunos de curso de Biblioteconomia |
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Rodrigues, Juliano de LimaCaregnato, Sonia Elisa2013-03-20T01:42:39Z2004http://hdl.handle.net/10183/67825000550144A produção científica tem se utilizado da bibliometria e de seus métodos para medir e avaliar o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. No Brasil, esses estudos estiveram em baixa, sendo retomados nos últimos anos. O estudo apresentado partiu da questão e da necessidade de aplicar um estudo bibliométrico como medida de avaliação da produção dos alunos do curso de Biblioteconomia ao final do curso de graduação. Mais especificamente, a realização deste estudo de citação procurou identificar as fontes de informação mais utilizadas pelos alunos e também o grau de utilização de documentos eletrônicos. Os dados coletados foram extraídos das listas de referências das monografias e tabulados no software SPSS e Excell, através da criação de um banco de dados. Foram identificados os seguintes elementos de cada citação: tipo de documento, autores, título de periódico, quando aplicável, idioma e data. Os resultados mostram que livro e capítulo de livro nacional é o tipo de documento mais utilizado com 558 citações (38,4%); os 35 autores mais citados representam 20,7% do total de citações, sendo que a professora Nice de Figueiredo figura em primeiro lugar nesta lista, com 37 citações; o periódico mais citado é Ciência da Informação com índice de 22,16%; o idioma que aparece com maior freqüência (80,5%) é o português, seguido do inglês com 13 % das citações; a temporalidade dos documentos está concentrada na década de 1990, com 581 itens publicados nesse período; os documentos eletrônicos são amplamente utilizados pelos alunos recebendo um percentual de 21,5% das citações. A finalização deste estudo proporcionou um panorama das fontes de informação nas quais os alunos se baseiam para a produção de suas monografias. Também revelou possibilidades para realização de outros estudos sobre as monografias dos alunos de curso de BiblioteconomiaScientific production has used Bibliometry and its methods to measure and assess what different areas of knowledge have produced. In Brazil, these studies had lost their importance, but they have been valued in the last years. This work started from the need to apply a Bibliomety study to evaluate the academic production of librarianship undergraduate students at the end of the course This citation study looked to identify the students’ most used information sources and the amount of use of electronic documents. Data was extracted from reference lists of monographs and analysed in SPSS and Excel softwares using a data bank. It was identify in each citation the following elements: type of document, authors, title of periodic (when applicable), language and date. The results showed that books and book chapters are the most used document with 558 citations (38,4%); the 35 most cited authors represent 20,7% of all citations, been professor Nice de Figueiredo in first place with 37 citations; the periodic most cited was the Ciência da Informação with 22,16%; the language most frequently was Portuguese (80,5%), followed by English with 13 % of citation; the document temporality is centred in the 90’s with 581 items published in the period; electronic documents have been widely used by students been responsible for 21,5% of citations. This study provided a picture of information sources used by students as basis in their monographs. It also reveals possibilities to carry out other works about monographs of Librarianship students.application/pdfporTrabalhos de conclusão de cursoAnálise de citaçãoMonographsLibrarianship courseCitation analysisAs monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de citaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550144.pdf000550144.pdfTexto completoapplication/pdf183213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67825/1/000550144.pdf47dee336fea5d506bab6d8b417f4ad16MD51TEXT000550144.pdf.txt000550144.pdf.txtExtracted Texttext/plain136670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67825/2/000550144.pdf.txt5f1e946c6e2a70f8aa028cacc7596668MD52THUMBNAIL000550144.pdf.jpg000550144.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67825/3/000550144.pdf.jpg13ff570c57bafc3775d4d22d04444febMD5310183/678252018-10-23 09:22:47.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67825Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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