Disfuncionalidades na educação : uma análise sobre a gestão em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellé, Felipe Augusto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140430
Resumo: Este trabalho procura apresentar e discutir um tema ainda pouco desenvolvimento na literatura econômica, denominado como disfuncionalidades na educação. O objeto da pesquisa está relacionado ao baixo grau de funcionalidade observado nos sistemas educacionais, em especial no caso brasileiro. Este problema afeta as oportunidades e liberdades humanas, pois não proporciona uma ampliação do conjunto de funcionamentos pessoais. Para tanto, procura-se inicialmente apresentar a conexão entre a educação com a abordagem das capacitações, com a justiça e com a democracia, demonstrando como as disfuncionalidades prejudicam a formação e a construção do indivíduo. A identificação e representação do objeto é tratado no capítulo seguinte, em especial sobre os efeitos que implicam nas disfuncionalidades em sala de aula, como qualificação e papel do professor, indisciplina e gestão, efeitos dos salários e práticas educacionais. Por fim, empenha-se na exposição de alguns mecanismos e de políticas que podem ser adotadas visando contornar o problema das disfuncionalidades na educação. Espera-se que o trabalho possa auxiliar professores e elaboradores de políticas em construir e promover ambientes educacionais que ampliem as liberdades humanas.
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spelling Bellé, Felipe AugustoComim, Flavio Vasconcellos2016-05-06T02:22:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/140430000986375Este trabalho procura apresentar e discutir um tema ainda pouco desenvolvimento na literatura econômica, denominado como disfuncionalidades na educação. O objeto da pesquisa está relacionado ao baixo grau de funcionalidade observado nos sistemas educacionais, em especial no caso brasileiro. Este problema afeta as oportunidades e liberdades humanas, pois não proporciona uma ampliação do conjunto de funcionamentos pessoais. Para tanto, procura-se inicialmente apresentar a conexão entre a educação com a abordagem das capacitações, com a justiça e com a democracia, demonstrando como as disfuncionalidades prejudicam a formação e a construção do indivíduo. A identificação e representação do objeto é tratado no capítulo seguinte, em especial sobre os efeitos que implicam nas disfuncionalidades em sala de aula, como qualificação e papel do professor, indisciplina e gestão, efeitos dos salários e práticas educacionais. Por fim, empenha-se na exposição de alguns mecanismos e de políticas que podem ser adotadas visando contornar o problema das disfuncionalidades na educação. Espera-se que o trabalho possa auxiliar professores e elaboradores de políticas em construir e promover ambientes educacionais que ampliem as liberdades humanas.The present study addresses a topic that has not yet been widely developed in economic literature. It is about “Educational Dysfunctionality” or “School Dysfunctionality”. In other words, this research work focuses on the low functionality and efficiency levels observed in several educational systems, with special attention given to the Brazilian educational system. This is a major issue that affects the opportunities and human freedoms, since it does not provide an extension of the personal set of functionings. Initially this study attempts to indicate the important connections between education, capability approach, justice and democracy. The study demonstrates how the referred school dysfunctionalities prejudice the creation and formation of the individual. The object is identified and addressed in the following chapters, with special attention on the events that lead to disfunctionalities inside schools, such as teachers’ qualifications, indiscipline, classroom management, employees’ wages and educational practices. As a conclusion this study presents mechanisms and policies that could reduce education dysfunctionalities. The authors hope that this work will be able to assist school teachers and politicians in building efficient and fully functional educational environments.application/pdfporEconomiaCapability approachSchool dysfunctionalityEducationPublic policies for educationClassroom managementDisfuncionalidades na educação : uma análise sobre a gestão em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986375.pdf000986375.pdfTexto completoapplication/pdf923875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140430/1/000986375.pdf53b42e33305b00ab65fe016c47dbe05cMD51TEXT000986375.pdf.txt000986375.pdf.txtExtracted Texttext/plain151465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140430/2/000986375.pdf.txt041dbea1bc7932d22632b1f6ca6218a3MD52THUMBNAIL000986375.pdf.jpg000986375.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140430/3/000986375.pdf.jpg21083e436eb5b12e5ba702acb44feeeeMD5310183/1404302018-10-25 09:30:12.808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:30:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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