Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109262
Resumo: Este trabalho visa apresentar e discutir os aspectos que podem ser relacionados ao baixo grau de funcionalidade observado nas escolas brasileiras. Para tanto, a literatura em disfuncionalidade escolar é apresentada para que, posteriormente, se analisem os fatores apontados como determinantes para escolas disfuncionais de acordo com diversos estudos distintos. São apresentados alguns estudos sobre eficácia escolar, além das principais considerações sobre desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo expostas nos trabalhos de James Heckman e Flavio Cunha e de aspectos que se relacionam ao abandono escolar. O objetivo é encontrar na literatura uma base que permita qualificar as características da escola que podem ser atribuídas ao seu fracasso ou ao seu sucesso. Por fim, são apresentadas, tomando-se como referência a discussão realizada, algumas sugestões para políticas públicas direcionadas para a educação básica no Brasil.
id URGS_70915a2d371201a5d887a3ddb61a4912
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109262
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Caroline Beatriz Rodrigues deComim, Flavio Vasconcellos2015-01-28T02:13:09Z2014http://hdl.handle.net/10183/109262000949066Este trabalho visa apresentar e discutir os aspectos que podem ser relacionados ao baixo grau de funcionalidade observado nas escolas brasileiras. Para tanto, a literatura em disfuncionalidade escolar é apresentada para que, posteriormente, se analisem os fatores apontados como determinantes para escolas disfuncionais de acordo com diversos estudos distintos. São apresentados alguns estudos sobre eficácia escolar, além das principais considerações sobre desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo expostas nos trabalhos de James Heckman e Flavio Cunha e de aspectos que se relacionam ao abandono escolar. O objetivo é encontrar na literatura uma base que permita qualificar as características da escola que podem ser atribuídas ao seu fracasso ou ao seu sucesso. Por fim, são apresentadas, tomando-se como referência a discussão realizada, algumas sugestões para políticas públicas direcionadas para a educação básica no Brasil.This study aims to investigate and examine arguments that could throw light on the low degree of functionality observed in Brazilian schools. To do so, the literature about school dysfunctionality is presented in order to identify its determining factors. The general context of school effectiveness is tackled and considerations about the cognitive and non-cognitive development put forward by James Heckman and Flavio Cunha are explored. The main goal of this work is to find in the literature a basis to qualify the school characteristics that can be attributed to its failure or success. To conclude, some suggestions for public policies to improve the status of basic education in Brazil are presented.application/pdfporEducação básicaPolíticas públicasAvaliação de desempenhoBrasilSchool dysfunctionalityBasic educationCognitive and non-cognitive developmentPublic policies for basic educationDisfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949066.pdf000949066.pdfTexto completoapplication/pdf946902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/1/000949066.pdf0e0560552fb4199f3d50b110bb6e74fbMD51TEXT000949066.pdf.txt000949066.pdf.txtExtracted Texttext/plain304366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/2/000949066.pdf.txt5ac8ae243bbe4b6778619d5f426ba837MD52THUMBNAIL000949066.pdf.jpg000949066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/3/000949066.pdf.jpge8805f574c021042209c4e7969f02ccaMD5310183/1092622018-10-23 08:45:09.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:45:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
title Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
spellingShingle Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
Educação básica
Políticas públicas
Avaliação de desempenho
Brasil
School dysfunctionality
Basic education
Cognitive and non-cognitive development
Public policies for basic education
title_short Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
title_full Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
title_fullStr Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
title_full_unstemmed Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
title_sort Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
author Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
author_facet Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
contributor_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Políticas públicas
Avaliação de desempenho
Brasil
topic Educação básica
Políticas públicas
Avaliação de desempenho
Brasil
School dysfunctionality
Basic education
Cognitive and non-cognitive development
Public policies for basic education
dc.subject.eng.fl_str_mv School dysfunctionality
Basic education
Cognitive and non-cognitive development
Public policies for basic education
description Este trabalho visa apresentar e discutir os aspectos que podem ser relacionados ao baixo grau de funcionalidade observado nas escolas brasileiras. Para tanto, a literatura em disfuncionalidade escolar é apresentada para que, posteriormente, se analisem os fatores apontados como determinantes para escolas disfuncionais de acordo com diversos estudos distintos. São apresentados alguns estudos sobre eficácia escolar, além das principais considerações sobre desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo expostas nos trabalhos de James Heckman e Flavio Cunha e de aspectos que se relacionam ao abandono escolar. O objetivo é encontrar na literatura uma base que permita qualificar as características da escola que podem ser atribuídas ao seu fracasso ou ao seu sucesso. Por fim, são apresentadas, tomando-se como referência a discussão realizada, algumas sugestões para políticas públicas direcionadas para a educação básica no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-28T02:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000949066
url http://hdl.handle.net/10183/109262
identifier_str_mv 000949066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/1/000949066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/2/000949066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109262/3/000949066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e0560552fb4199f3d50b110bb6e74fb
5ac8ae243bbe4b6778619d5f426ba837
e8805f574c021042209c4e7969f02cca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309059579019264