Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciane Marchand
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237767
Resumo: A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente.
id UFRGS-2_0394554d0861283518732b73308ec457
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237767
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Luciane MarchandMoura, Nina Simone Vilaverde2022-04-25T17:48:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/237767001140108A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente.The construction and development of society takes place through the important role that the teacher plays. The present work aims to present the trajectory of training in the EaD modality of teachers in Natural Sciences for the Final Years of Elementary School and to point out the feelings, expectations and challenges faced by these students graduating throughout their training. Amon g the questions that were analyzed are: Did the proposal in the distance educ ation format meet the teaching/learning needs of the trainees? What helpe d the student in the process of adapting studies in this modality? What are the mai n difficulties faced by students during their training? What were your strategies fo r continuing with the course? What difficulties did the student face with the SARSCOV- 2 coronavirus pandemic? What educational measures did the institution adopt that helped in the formation of the student? What are the feelings developed in the tra jectory of this student’s formation? The work sought to answer these and othe r questions and, for that, a questionnaire was made. During the period in which the questionnaire was available, 29 students participated. The use of digital tools, such as the one that allows the creation of online forms, which are relatively simp le and easily accessible, played a fundamental role in obtaining the answers to the qu estionnaire. The online forms are developed on the Google Forms platform, shared thro ugh digital media and allow the anonymous participation of participants. In view of the results presented, we want to highlight that the scenario established by the pand emic favored and encouraged the adoption of technologies focused on the teaching pr ocess. Despite the teaching model adopted the difficulties with new technologie s and outdated devices, the availability and interest of teachers and tutors in helping students contributed to soften moments of anguish in the training process. When considering these and the others aspects, we realized the dimension of the ch allenges faced by students during their training and how their feelings were signific antly affected.application/pdfporEnsino de ciênciasFormação inicialFormação de professoresEducação a distânciaScience teacherInitial formationDistance learningFeelingsFormação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140108.pdf.txt001140108.pdf.txtExtracted Texttext/plain103593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/2/001140108.pdf.txt7f99fdf21b69e3ea985ad2c3dbb71606MD52ORIGINAL001140108.pdfTexto completoapplication/pdf2940782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/1/001140108.pdf2f87d4cf72d54fbb36368a2e7b6ae883MD5110183/2377672022-04-28 04:40:54.143954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:40:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
title Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
spellingShingle Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
Rodrigues, Luciane Marchand
Ensino de ciências
Formação inicial
Formação de professores
Educação a distância
Science teacher
Initial formation
Distance learning
Feelings
title_short Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
title_full Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
title_fullStr Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
title_full_unstemmed Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
title_sort Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
author Rodrigues, Luciane Marchand
author_facet Rodrigues, Luciane Marchand
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciane Marchand
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
contributor_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação inicial
Formação de professores
Educação a distância
topic Ensino de ciências
Formação inicial
Formação de professores
Educação a distância
Science teacher
Initial formation
Distance learning
Feelings
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teacher
Initial formation
Distance learning
Feelings
description A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237767
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140108
url http://hdl.handle.net/10183/237767
identifier_str_mv 001140108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/2/001140108.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/1/001140108.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f99fdf21b69e3ea985ad2c3dbb71606
2f87d4cf72d54fbb36368a2e7b6ae883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628318765056