Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237767 |
Resumo: | A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente. |
id |
UFRGS-2_0394554d0861283518732b73308ec457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237767 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Luciane MarchandMoura, Nina Simone Vilaverde2022-04-25T17:48:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/237767001140108A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente.The construction and development of society takes place through the important role that the teacher plays. The present work aims to present the trajectory of training in the EaD modality of teachers in Natural Sciences for the Final Years of Elementary School and to point out the feelings, expectations and challenges faced by these students graduating throughout their training. Amon g the questions that were analyzed are: Did the proposal in the distance educ ation format meet the teaching/learning needs of the trainees? What helpe d the student in the process of adapting studies in this modality? What are the mai n difficulties faced by students during their training? What were your strategies fo r continuing with the course? What difficulties did the student face with the SARSCOV- 2 coronavirus pandemic? What educational measures did the institution adopt that helped in the formation of the student? What are the feelings developed in the tra jectory of this student’s formation? The work sought to answer these and othe r questions and, for that, a questionnaire was made. During the period in which the questionnaire was available, 29 students participated. The use of digital tools, such as the one that allows the creation of online forms, which are relatively simp le and easily accessible, played a fundamental role in obtaining the answers to the qu estionnaire. The online forms are developed on the Google Forms platform, shared thro ugh digital media and allow the anonymous participation of participants. In view of the results presented, we want to highlight that the scenario established by the pand emic favored and encouraged the adoption of technologies focused on the teaching pr ocess. Despite the teaching model adopted the difficulties with new technologie s and outdated devices, the availability and interest of teachers and tutors in helping students contributed to soften moments of anguish in the training process. When considering these and the others aspects, we realized the dimension of the ch allenges faced by students during their training and how their feelings were signific antly affected.application/pdfporEnsino de ciênciasFormação inicialFormação de professoresEducação a distânciaScience teacherInitial formationDistance learningFeelingsFormação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140108.pdf.txt001140108.pdf.txtExtracted Texttext/plain103593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/2/001140108.pdf.txt7f99fdf21b69e3ea985ad2c3dbb71606MD52ORIGINAL001140108.pdfTexto completoapplication/pdf2940782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/1/001140108.pdf2f87d4cf72d54fbb36368a2e7b6ae883MD5110183/2377672022-04-28 04:40:54.143954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:40:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
title |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
spellingShingle |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios Rodrigues, Luciane Marchand Ensino de ciências Formação inicial Formação de professores Educação a distância Science teacher Initial formation Distance learning Feelings |
title_short |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
title_full |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
title_fullStr |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
title_sort |
Formação inicial de professores em curso de licenciatura em Ciências da Natureza modalidade EAD - sentimentos e desafios |
author |
Rodrigues, Luciane Marchand |
author_facet |
Rodrigues, Luciane Marchand |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciane Marchand |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Nina Simone Vilaverde |
contributor_str_mv |
Moura, Nina Simone Vilaverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Formação inicial Formação de professores Educação a distância |
topic |
Ensino de ciências Formação inicial Formação de professores Educação a distância Science teacher Initial formation Distance learning Feelings |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teacher Initial formation Distance learning Feelings |
description |
A construção e o desenvolvimento da sociedade se dão por meio do importante papel que o professor exerce. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória da formação na modalidade EaD de professores em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental e apontar os sentimentos, as expectativas e os desafios enfrentados por esses estudantes formandos ao longo de sua formação. Dentre as questões que foram analisadas encontram-se: A proposta no formato EaD atendeu às necessidades de ensino/aprendizagem dos formandos? O que auxiliou o estudante no processo d e adaptação de estudos nessa modalidade? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente no decorrer de sua formação? Quais foram suas estratégias para seguir com o curso? Que dificuldades o estudante enfrentou com a pandemia do coronavírus SARS COV-2? Que medidas educativas a instituição adotou que auxiliaram na formação do aluno? Quais os sentimentos desenvolvidos na trajetória da formação desse aluno? O trabalho procurou responder a essas e outras questões e, para isso, foi feito um questionário. No período em que o questionário esteve disponível, 29 alunos participaram. A utilização de ferramentas digitais como, por exemplo, a que permite criar formulários on-line, os quais são relativamente simples e de fácil acesso, desempenhou um papel fundamental para a obtenção da s respostas do questionário. Os formulários on-line são desenvolvidos na plataforma Google Forms, e compartilhados através de meios digitais e permit e a participação anônima dos participantes. Diante dos resultados apresentados, queremos destacar que o cenário estabelecido pela pandemia favoreceu e encorajou a adoção de tecnologias com foco no processo de ensino. Apesar do modelo de ensino adotado, das dificuldades com as novas tecnologias e dos dispositivos defasados, a disponibilidade e o interesse dos professores e tutores no auxílio ao discente contribuiu para suavizar momentos de angústia no processo de formação. Ao considerar esses e outros aspectos, percebemos a dimensão dos desafios enfrentados pelos discentes durante sua formação e como seus sentimentos foram afetados significativamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:48:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237767 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140108 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237767 |
identifier_str_mv |
001140108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/2/001140108.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237767/1/001140108.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f99fdf21b69e3ea985ad2c3dbb71606 2f87d4cf72d54fbb36368a2e7b6ae883 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224628318765056 |