Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202287 |
Resumo: | A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup. |
id |
UFRGS-2_03a5cf3b20588726bcecbd73403608e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202287 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jair Armônico deAbdala, Paulo Ricardo ZilioLima, Mauricio Pozzebon de2019-12-03T03:59:39Z2019http://hdl.handle.net/10183/202287001105921A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup.The use of Information and Communication Technology - ICT, whether in private or public organizations, can be done in several ways, contributing to improve the efficiency of its activities, increasing productivity and reducing costs. Examples of its use can be seen in several sanitation companies spread throughout the country, with application in different areas. With this in mind, COMUSA - Water and Sewage Services of Novo Hamburgo - RS - BRAZIL, has created digital platforms for its services, as well as applications aimed at these, which have since been used as a means of approaching the municipality with its employees and the internal users of its services. services, streamlining processes and facilitating access to information. The objective of this work was to analyze the results of the evaluation of Leituristas – COMUSA’s employees who measure monthly water consumption using the Sisan Mobile application in their work activity and, from this, find possibilities to improve the processes. Qualitative research was carried out through a questionnaire with nine questions each, distributed to ten Leituristas who use the application. The results obtained showed perceptions about training, as well as about the use of ICTs as a differential, it’s advantages, disadvantages and resources, equipment and application integration, frequently used ICTs and backup.application/pdfporAdministração públicaAplicativos móveisSaneamentoSisan Mobile applicationEvaluationWater meterComusaPublic administrationAutarchySanitationAvaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da águainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105921.pdf.txt001105921.pdf.txtExtracted Texttext/plain85488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/2/001105921.pdf.txt266b9e2ff83bcce7b746a4dcaa82d3d6MD52ORIGINAL001105921.pdfTexto completoapplication/pdf729895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/1/001105921.pdfcec80bd44fc8acf442d2489e8d7677a7MD5110183/2022872019-12-04 05:01:00.829575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202287Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
title |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
spellingShingle |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água Oliveira, Jair Armônico de Administração pública Aplicativos móveis Saneamento Sisan Mobile application Evaluation Water meter Comusa Public administration Autarchy Sanitation |
title_short |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
title_full |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
title_fullStr |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
title_sort |
Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água |
author |
Oliveira, Jair Armônico de |
author_facet |
Oliveira, Jair Armônico de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jair Armônico de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdala, Paulo Ricardo Zilio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lima, Mauricio Pozzebon de |
contributor_str_mv |
Abdala, Paulo Ricardo Zilio Lima, Mauricio Pozzebon de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Aplicativos móveis Saneamento |
topic |
Administração pública Aplicativos móveis Saneamento Sisan Mobile application Evaluation Water meter Comusa Public administration Autarchy Sanitation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sisan Mobile application Evaluation Water meter Comusa Public administration Autarchy Sanitation |
description |
A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-03T03:59:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/202287 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105921 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/202287 |
identifier_str_mv |
001105921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/2/001105921.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/1/001105921.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
266b9e2ff83bcce7b746a4dcaa82d3d6 cec80bd44fc8acf442d2489e8d7677a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224587843731456 |