Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jair Armônico de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202287
Resumo: A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup.
id UFRGS-2_03a5cf3b20588726bcecbd73403608e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202287
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Jair Armônico deAbdala, Paulo Ricardo ZilioLima, Mauricio Pozzebon de2019-12-03T03:59:39Z2019http://hdl.handle.net/10183/202287001105921A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup.The use of Information and Communication Technology - ICT, whether in private or public organizations, can be done in several ways, contributing to improve the efficiency of its activities, increasing productivity and reducing costs. Examples of its use can be seen in several sanitation companies spread throughout the country, with application in different areas. With this in mind, COMUSA - Water and Sewage Services of Novo Hamburgo - RS - BRAZIL, has created digital platforms for its services, as well as applications aimed at these, which have since been used as a means of approaching the municipality with its employees and the internal users of its services. services, streamlining processes and facilitating access to information. The objective of this work was to analyze the results of the evaluation of Leituristas – COMUSA’s employees who measure monthly water consumption using the Sisan Mobile application in their work activity and, from this, find possibilities to improve the processes. Qualitative research was carried out through a questionnaire with nine questions each, distributed to ten Leituristas who use the application. The results obtained showed perceptions about training, as well as about the use of ICTs as a differential, it’s advantages, disadvantages and resources, equipment and application integration, frequently used ICTs and backup.application/pdfporAdministração públicaAplicativos móveisSaneamentoSisan Mobile applicationEvaluationWater meterComusaPublic administrationAutarchySanitationAvaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da águainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105921.pdf.txt001105921.pdf.txtExtracted Texttext/plain85488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/2/001105921.pdf.txt266b9e2ff83bcce7b746a4dcaa82d3d6MD52ORIGINAL001105921.pdfTexto completoapplication/pdf729895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/1/001105921.pdfcec80bd44fc8acf442d2489e8d7677a7MD5110183/2022872019-12-04 05:01:00.829575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202287Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
title Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
spellingShingle Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
Oliveira, Jair Armônico de
Administração pública
Aplicativos móveis
Saneamento
Sisan Mobile application
Evaluation
Water meter
Comusa
Public administration
Autarchy
Sanitation
title_short Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
title_full Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
title_fullStr Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
title_full_unstemmed Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
title_sort Avaliação dos leituristas da comusa com o uso do aplicativo Sisan Mobile na leitura e entrega das faturas da água
author Oliveira, Jair Armônico de
author_facet Oliveira, Jair Armônico de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jair Armônico de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdala, Paulo Ricardo Zilio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Mauricio Pozzebon de
contributor_str_mv Abdala, Paulo Ricardo Zilio
Lima, Mauricio Pozzebon de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Aplicativos móveis
Saneamento
topic Administração pública
Aplicativos móveis
Saneamento
Sisan Mobile application
Evaluation
Water meter
Comusa
Public administration
Autarchy
Sanitation
dc.subject.eng.fl_str_mv Sisan Mobile application
Evaluation
Water meter
Comusa
Public administration
Autarchy
Sanitation
description A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seja nas organizações privadas ou públicas, pode ser feita de várias maneiras, contribuindo para melhorar a eficiência de suas atividades, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Exemplos de seu uso podem ser vistos em várias empresas de saneamento espalhadas no país, com aplicação nas mais diferentes áreas. Pensando nisso, a COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-RSBRASIL - criou plataformas digitais de seus serviços, assim como aplicativos voltados para estes, dos quais passaram a ser utilizados como um meio de aproximação da autarquia com seus colaboradores e os usuários internos dos seus serviços, agilizando os processos e facilitando o acesso às informações. O objetivo deste trabalho foi de analisar o resultado da avaliação dos leituristas - servidores que fazem a medição do consumo mensal de água - na Comusa, com utilização do aplicativo Sisan Mobile em sua atividade laboral e, a partir disso, encontrar possibilidades de melhoria no processo. Foram realizadas pesquisas qualitativas através de um questionário com nove questões cada, distribuídos para dez leituristas que utilizam o aplicativo. Os resultados obtidos apresentaram percepções sobre : treinamento; utilização da TIC como diferencial;suas vantagens, desvantagens e recursos ;integração equipamento x aplicativo; TICs utilizadas com maior frequência e backup.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T03:59:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202287
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105921
url http://hdl.handle.net/10183/202287
identifier_str_mv 001105921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/2/001105921.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202287/1/001105921.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 266b9e2ff83bcce7b746a4dcaa82d3d6
cec80bd44fc8acf442d2489e8d7677a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224587843731456