A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272244 |
Resumo: | Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna. |
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Silva, Carmem Luci da Costa2024-02-28T05:02:27Z20230102-6267http://hdl.handle.net/10183/272244001196577Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna.This article aims to answer the following question: what is the role of listening in the different enunciative macro-operations for the child to carry out the main changes within these macro-operations?In order to answer this question, the article features a theoretical basis and an analytical basis. The theoretical basis consists of revisiting texts from Émile Benveniste’s books Problems in General Linguistics Iand Problems in General Linguistics II, to show how the term listenerappears in the reflections about language, a language [langue] and enunciation. Based on the notion of listener, we will present a concept of listening as an in-between enunciative instance of vocal manifestations in the enunciative invertibility I-you. This theoretical construction, based on Benveniste (1995;1989), is combined with the reflection on native language acquisition proposed by Silva (2007;2009), which presents the functioning of the three enunciativemacro-operations in the child’s introduction into their native language. To answer the question analytically, enunciative fragments presented by Silva (2007) are reviewed to illustrate the role of listening in each of the macro-operations. Finally, the study points to the interdependence of vocal manifestations and listening in the history of the child's enunciations and, consequently, in their introduction into their native language.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 76 (jul./dez. 2023), p. 1-22EscutaEnunciaçãoAquisição de línguaLanguage acquisitionEnunciationListeningA escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua maternaListening in the three enunciation operations of the child's introductioninto their native language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196577.pdf.txt001196577.pdf.txtExtracted Texttext/plain55721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/2/001196577.pdf.txta66cba5c962458a0f3b79d0eff0acd1aMD52ORIGINAL001196577.pdfTexto completoapplication/pdf470752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/1/001196577.pdf703f4f6574b71fecfb30a91e93102dc5MD5110183/2722442024-02-29 04:57:44.283631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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