A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmem Luci da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272244
Resumo: Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna.
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