A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmem Luci da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272244
Resumo: Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna.
id UFRGS-2_03be6732e30aa7a2c28e90175c80b0c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carmem Luci da Costa2024-02-28T05:02:27Z20230102-6267http://hdl.handle.net/10183/272244001196577Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna.This article aims to answer the following question: what is the role of listening in the different enunciative macro-operations for the child to carry out the main changes within these macro-operations?In order to answer this question, the article features a theoretical basis and an analytical basis. The theoretical basis consists of revisiting texts from Émile Benveniste’s books Problems in General Linguistics Iand Problems in General Linguistics II, to show how the term listenerappears in the reflections about language, a language [langue] and enunciation. Based on the notion of listener, we will present a concept of listening as an in-between enunciative instance of vocal manifestations in the enunciative invertibility I-you. This theoretical construction, based on Benveniste (1995;1989), is combined with the reflection on native language acquisition proposed by Silva (2007;2009), which presents the functioning of the three enunciativemacro-operations in the child’s introduction into their native language. To answer the question analytically, enunciative fragments presented by Silva (2007) are reviewed to illustrate the role of listening in each of the macro-operations. Finally, the study points to the interdependence of vocal manifestations and listening in the history of the child's enunciations and, consequently, in their introduction into their native language.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 76 (jul./dez. 2023), p. 1-22EscutaEnunciaçãoAquisição de línguaLanguage acquisitionEnunciationListeningA escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua maternaListening in the three enunciation operations of the child's introductioninto their native language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196577.pdf.txt001196577.pdf.txtExtracted Texttext/plain55721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/2/001196577.pdf.txta66cba5c962458a0f3b79d0eff0acd1aMD52ORIGINAL001196577.pdfTexto completoapplication/pdf470752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/1/001196577.pdf703f4f6574b71fecfb30a91e93102dc5MD5110183/2722442024-02-29 04:57:44.283631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Listening in the three enunciation operations of the child's introductioninto their native language
title A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
spellingShingle A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
Silva, Carmem Luci da Costa
Escuta
Enunciação
Aquisição de língua
Language acquisition
Enunciation
Listening
title_short A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
title_full A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
title_fullStr A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
title_full_unstemmed A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
title_sort A escuta nas três operações enunciativas do ato de instauração da criança na língua materna
author Silva, Carmem Luci da Costa
author_facet Silva, Carmem Luci da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta
Enunciação
Aquisição de língua
topic Escuta
Enunciação
Aquisição de língua
Language acquisition
Enunciation
Listening
dc.subject.eng.fl_str_mv Language acquisition
Enunciation
Listening
description Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta:qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operaçõesenunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral Ie Problemas de Linguística Geral II,de Émile Benveniste,para mostrarcomo comparece o termo ouvintenas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escutacomo instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativaseu-tu. A essa construçãoteórica, a partir de Benveniste (1995;1989),é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007;2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomadosrecortes enunciativos presentes em Silva (2007), parailustrar o papel da escuta emcada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim,a interdependência de realizações vocais e de escutasna história de enunciações da criançae, consequentemente, em sua instauração na língua materna.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:02:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272244
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196577
identifier_str_mv 0102-6267
001196577
url http://hdl.handle.net/10183/272244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 76 (jul./dez. 2023), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/2/001196577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272244/1/001196577.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a66cba5c962458a0f3b79d0eff0acd1a
703f4f6574b71fecfb30a91e93102dc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225111807721472