The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188333 |
Resumo: | O artigo propõe uma leitura de Drácula, de Bram Stoker analisando as imagens no romance de acordo com o Regime Diurno da Imagem (DURAND, 1999), uma perspectiva que engloba o imaginário com base em três dicotomias antitéticas: as imagens teriomórficas e diairéticas (respectivamente relacionadas a uma arquetipologia animal e às armas e recursos do herói), as imagens nictomórficas e espetaculares (relacionadas à escuridão e à luz) e as imagens catamórficas e ascensionais, ligadas à queda e à ascensão. A conclusão ressalta a universalidade na imagética que Stoker emprega em seu trabalho, o que pode explicar a atemporalidade e o poder de Drácula. |
id |
UFRGS-2_03dde752aa37af9ae96935cd0d450401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188333 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanini, Claudio Vescia2019-01-30T02:33:09Z20180102-6267http://hdl.handle.net/10183/188333001085133O artigo propõe uma leitura de Drácula, de Bram Stoker analisando as imagens no romance de acordo com o Regime Diurno da Imagem (DURAND, 1999), uma perspectiva que engloba o imaginário com base em três dicotomias antitéticas: as imagens teriomórficas e diairéticas (respectivamente relacionadas a uma arquetipologia animal e às armas e recursos do herói), as imagens nictomórficas e espetaculares (relacionadas à escuridão e à luz) e as imagens catamórficas e ascensionais, ligadas à queda e à ascensão. A conclusão ressalta a universalidade na imagética que Stoker emprega em seu trabalho, o que pode explicar a atemporalidade e o poder de Drácula.The article proposes a reading of Bram Stoker’s Dracula analyzing the imagery in the novel in accordance with the Diurnal Order of the Image (DURAND, 1999), a perspective that encompasses images within three antithetical dichotomies: the theriomorphic and diæretic images (respectively related to an animal archetypology and to the devices and weapons of the hero), the nyctomorphic and spectacular images (related to darkness and light) and catamorphic and ascensional images, which are connected to falling and rising. The conclusion highlights the universality in the imagery Stoker employs in his work, which might explain Dracula’s timelessness and power.application/pdfengOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 65 (jul./dez. 2018), p. [83]-96Stoker, Bram, 1847-1912. DraculaEra vitorianaLiteratura inglesaDraculaVictorian literatureDiurnal order of the imageVampire fictionThe diurnal order of the image in Dracula, by Bram StokerO regime diurno da imagem em Drácula, de Bram Stoker info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085133.pdf.txt001085133.pdf.txtExtracted Texttext/plain37973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188333/2/001085133.pdf.txtdd6979749e1fd5398e59e851abd24b85MD52ORIGINAL001085133.pdfTexto completo (inglês)application/pdf548375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188333/1/001085133.pdfb0f9b678fa6f6e8d8088628b6cb939b4MD5110183/1883332023-09-24 03:37:11.132661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O regime diurno da imagem em Drácula, de Bram Stoker |
title |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
spellingShingle |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker Zanini, Claudio Vescia Stoker, Bram, 1847-1912. Dracula Era vitoriana Literatura inglesa Dracula Victorian literature Diurnal order of the image Vampire fiction |
title_short |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
title_full |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
title_fullStr |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
title_full_unstemmed |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
title_sort |
The diurnal order of the image in Dracula, by Bram Stoker |
author |
Zanini, Claudio Vescia |
author_facet |
Zanini, Claudio Vescia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanini, Claudio Vescia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stoker, Bram, 1847-1912. Dracula Era vitoriana Literatura inglesa |
topic |
Stoker, Bram, 1847-1912. Dracula Era vitoriana Literatura inglesa Dracula Victorian literature Diurnal order of the image Vampire fiction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dracula Victorian literature Diurnal order of the image Vampire fiction |
description |
O artigo propõe uma leitura de Drácula, de Bram Stoker analisando as imagens no romance de acordo com o Regime Diurno da Imagem (DURAND, 1999), uma perspectiva que engloba o imaginário com base em três dicotomias antitéticas: as imagens teriomórficas e diairéticas (respectivamente relacionadas a uma arquetipologia animal e às armas e recursos do herói), as imagens nictomórficas e espetaculares (relacionadas à escuridão e à luz) e as imagens catamórficas e ascensionais, ligadas à queda e à ascensão. A conclusão ressalta a universalidade na imagética que Stoker emprega em seu trabalho, o que pode explicar a atemporalidade e o poder de Drácula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-30T02:33:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188333 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085133 |
identifier_str_mv |
0102-6267 001085133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 65 (jul./dez. 2018), p. [83]-96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188333/2/001085133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188333/1/001085133.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd6979749e1fd5398e59e851abd24b85 b0f9b678fa6f6e8d8088628b6cb939b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224961399980032 |