As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tebaldi, Lisiane Rossatto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256454
Resumo: O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.
id UFRGS-2_041028ad457249bd4f0c535450914a2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256454
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tebaldi, Lisiane RossattoCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-03-30T03:21:31Z20230034-7183http://hdl.handle.net/10183/256454001164841O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.The article results from research in the field of Social Studies of Childhood, in interface with contributions from investigations into narrative performances. The objective of the research was to investigate how preschool children, with the help of mediation processes that promote collaborative action, produce narrative performances. Methodologically, an ethnographic and propositional research project was carried out with a group of seven 5-year-old children who attended preschool. Twenty narrative workshops were proposed in order to highlight children’s multiple languages during their narrative production. The workshops were organized in three stages, named as: 1) experimentation; 2) exploration; 3) oral narrative production. The proposals developed involved storytelling, conversation circles, image reading and oral narrative production. The research results demonstrated the children’s creative process in the production of narratives, as well as their body and vocal expression through performances. With the analyses, it was possible to infer the relevance of offering contexts that promote narratives, as well as the fundamental role of teachers’ mediation in the development of children’s oral language skills. In this way, the recommendation that children have time, spaces and possibilities to express, with their narratives, the experiences lived in preschool is supported.Este artículo proviene de una investigación que se ubica en el marco de los Estudios Sociales de la Infancia, en relación con las contribuciones de investigaciones sobre performances narrativas. El objetivo del estudio fue investigar los modos cómo niños preescolares, a partir de procesos de mediación que promueven una acción colaborativa, producen performances narrativas. Metodológicamente, se realizó una investigación etnográfico-propositiva con un grupo de 7 niños de 5 años de edad que frecuentaban la preescuela. Se propusieron 20 talleres narrativos, con la intención de evidenciar los múltiples lenguajes de los niños durante la producción de sus narrativas. Se organizaron los talleres en tres etapas, que se nombraron como: 1) experimentación; 2) exploración; 3) producción de narrativas orales. Las propuestas desarrolladas involucran narración de historias, ruedas de conversación, lectura de imágenes y producción de narrativas orales. Los resultados de la investigación demostraron el proceso creativo de los niños en la producción de narrativas, así como su expresión corporal y vocal por medio de performances. Con los análisis, se pudo inferir la relevancia de la oferta de contextos que promueven narrativas, así como el rol fundamental de la mediación docente en el desarrollo de competencias lingüísticas orales de los niños. De esa forma, se defiende que los niños tengan tiempos, espacios y posibilidad de expresar, con sus narrativas, las experiencias vividas en la preescuela.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 104 (2023), e5201, p. 1-17Educação infantilPré-escolaNarrativa oralLinguagemOral narrativesPreschool aged childLanguage mediationChild educationNarrativas oralesNinõ en edad prescolarMediación lingüísticaEducación infantilAs crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escolaChildren and their performance in oral narrative production in preschool Los niños y sus performances en la producción de narrativas orales en la preescuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164841.pdf.txt001164841.pdf.txtExtracted Texttext/plain62510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/2/001164841.pdf.txtdd4b6b6965531c5f0356fbe8f90bb297MD52ORIGINAL001164841.pdfTexto completoapplication/pdf729513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/1/001164841.pdf19fb6f1867dcb3a2f6f9f164808607a0MD5110183/2564542023-03-31 03:22:41.001368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256454Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:22:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children and their performance in oral narrative production in preschool
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los niños y sus performances en la producción de narrativas orales en la preescuela
title As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
spellingShingle As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
Tebaldi, Lisiane Rossatto
Educação infantil
Pré-escola
Narrativa oral
Linguagem
Oral narratives
Preschool aged child
Language mediation
Child education
Narrativas orales
Ninõ en edad prescolar
Mediación lingüística
Educación infantil
title_short As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
title_full As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
title_fullStr As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
title_full_unstemmed As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
title_sort As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
author Tebaldi, Lisiane Rossatto
author_facet Tebaldi, Lisiane Rossatto
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tebaldi, Lisiane Rossatto
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pré-escola
Narrativa oral
Linguagem
topic Educação infantil
Pré-escola
Narrativa oral
Linguagem
Oral narratives
Preschool aged child
Language mediation
Child education
Narrativas orales
Ninõ en edad prescolar
Mediación lingüística
Educación infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral narratives
Preschool aged child
Language mediation
Child education
dc.subject.spa.fl_str_mv Narrativas orales
Ninõ en edad prescolar
Mediación lingüística
Educación infantil
description O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:21:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256454
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164841
identifier_str_mv 0034-7183
001164841
url http://hdl.handle.net/10183/256454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 104 (2023), e5201, p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/2/001164841.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/1/001164841.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd4b6b6965531c5f0356fbe8f90bb297
19fb6f1867dcb3a2f6f9f164808607a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225084784869376