As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256454 |
Resumo: | O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola. |
id |
UFRGS-2_041028ad457249bd4f0c535450914a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256454 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tebaldi, Lisiane RossattoCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-03-30T03:21:31Z20230034-7183http://hdl.handle.net/10183/256454001164841O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola.The article results from research in the field of Social Studies of Childhood, in interface with contributions from investigations into narrative performances. The objective of the research was to investigate how preschool children, with the help of mediation processes that promote collaborative action, produce narrative performances. Methodologically, an ethnographic and propositional research project was carried out with a group of seven 5-year-old children who attended preschool. Twenty narrative workshops were proposed in order to highlight children’s multiple languages during their narrative production. The workshops were organized in three stages, named as: 1) experimentation; 2) exploration; 3) oral narrative production. The proposals developed involved storytelling, conversation circles, image reading and oral narrative production. The research results demonstrated the children’s creative process in the production of narratives, as well as their body and vocal expression through performances. With the analyses, it was possible to infer the relevance of offering contexts that promote narratives, as well as the fundamental role of teachers’ mediation in the development of children’s oral language skills. In this way, the recommendation that children have time, spaces and possibilities to express, with their narratives, the experiences lived in preschool is supported.Este artículo proviene de una investigación que se ubica en el marco de los Estudios Sociales de la Infancia, en relación con las contribuciones de investigaciones sobre performances narrativas. El objetivo del estudio fue investigar los modos cómo niños preescolares, a partir de procesos de mediación que promueven una acción colaborativa, producen performances narrativas. Metodológicamente, se realizó una investigación etnográfico-propositiva con un grupo de 7 niños de 5 años de edad que frecuentaban la preescuela. Se propusieron 20 talleres narrativos, con la intención de evidenciar los múltiples lenguajes de los niños durante la producción de sus narrativas. Se organizaron los talleres en tres etapas, que se nombraron como: 1) experimentación; 2) exploración; 3) producción de narrativas orales. Las propuestas desarrolladas involucran narración de historias, ruedas de conversación, lectura de imágenes y producción de narrativas orales. Los resultados de la investigación demostraron el proceso creativo de los niños en la producción de narrativas, así como su expresión corporal y vocal por medio de performances. Con los análisis, se pudo inferir la relevancia de la oferta de contextos que promueven narrativas, así como el rol fundamental de la mediación docente en el desarrollo de competencias lingüísticas orales de los niños. De esa forma, se defiende que los niños tengan tiempos, espacios y posibilidad de expresar, con sus narrativas, las experiencias vividas en la preescuela.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 104 (2023), e5201, p. 1-17Educação infantilPré-escolaNarrativa oralLinguagemOral narrativesPreschool aged childLanguage mediationChild educationNarrativas oralesNinõ en edad prescolarMediación lingüísticaEducación infantilAs crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escolaChildren and their performance in oral narrative production in preschool Los niños y sus performances en la producción de narrativas orales en la preescuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164841.pdf.txt001164841.pdf.txtExtracted Texttext/plain62510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/2/001164841.pdf.txtdd4b6b6965531c5f0356fbe8f90bb297MD52ORIGINAL001164841.pdfTexto completoapplication/pdf729513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/1/001164841.pdf19fb6f1867dcb3a2f6f9f164808607a0MD5110183/2564542023-03-31 03:22:41.001368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256454Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:22:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children and their performance in oral narrative production in preschool |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los niños y sus performances en la producción de narrativas orales en la preescuela |
title |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
spellingShingle |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola Tebaldi, Lisiane Rossatto Educação infantil Pré-escola Narrativa oral Linguagem Oral narratives Preschool aged child Language mediation Child education Narrativas orales Ninõ en edad prescolar Mediación lingüística Educación infantil |
title_short |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
title_full |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
title_fullStr |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
title_full_unstemmed |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
title_sort |
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola |
author |
Tebaldi, Lisiane Rossatto |
author_facet |
Tebaldi, Lisiane Rossatto Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tebaldi, Lisiane Rossatto Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pré-escola Narrativa oral Linguagem |
topic |
Educação infantil Pré-escola Narrativa oral Linguagem Oral narratives Preschool aged child Language mediation Child education Narrativas orales Ninõ en edad prescolar Mediación lingüística Educación infantil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Oral narratives Preschool aged child Language mediation Child education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Narrativas orales Ninõ en edad prescolar Mediación lingüística Educación infantil |
description |
O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças pré-escolares, a partir de processos de mediação promotores de ação colaborativa, produzem performances narrativas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográfico-propositiva com um grupo de sete crianças de 5 anos de idade que frequentavam a pré-escola. Foram propostos 20 ateliês narrativos, no intuito de evidenciar as múltiplas linguagens das crianças durante a produção de suas narrativas. Os ateliês foram organizados em três etapas, nomeadas como: 1) experimentação; 2) exploração; 3) produção de narrativas orais. As propostas desenvolvidas envolveram contação de histórias, rodas de conversa, leitura de imagens e produção de narrativas orais. Os resultados da pesquisa demonstraram o processo criativo das crianças na produção de narrativas, bem como sua expressão corporal e vocal por meio de performances. Com as análises, foi possível inferir a relevância da oferta de contextos promotores de narrativas, assim como o papel fundamental da mediação docente no desenvolvimento das competências linguísticas orais das crianças. Dessa forma, defende-se que as crianças tenham tempos, espaços e possibilidades de expressar, com suas narrativas, as experiências vivenciadas na pré-escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-30T03:21:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256454 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001164841 |
identifier_str_mv |
0034-7183 001164841 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 104 (2023), e5201, p. 1-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/2/001164841.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256454/1/001164841.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd4b6b6965531c5f0356fbe8f90bb297 19fb6f1867dcb3a2f6f9f164808607a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225084784869376 |