Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273520 |
Resumo: | Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras. |
id |
UFRGS-2_0438fb1acd5952549722ddaff4a1ce77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273520 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Tomaz PanceriFonseca, Carlos Ventura2024-03-14T04:57:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/273520001138558Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras.application/pdfporModelo pedagógico de educaçãoPrática pedagógicaEnsino de ciênciasEnsino de biologiaAnálise documentalModelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138558.pdf.txt001138558.pdf.txtExtracted Texttext/plain59718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/2/001138558.pdf.txte0c155d8f7d98f5247c65b94a812b542MD52ORIGINAL001138558.pdfTexto completoapplication/pdf482988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/1/001138558.pdff8c21273c7658f0a064d6317aa075062MD5110183/2735202024-03-15 05:01:52.038877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:01:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
title |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
spellingShingle |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS Melo, Tomaz Panceri Modelo pedagógico de educação Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino de biologia Análise documental |
title_short |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
title_full |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
title_fullStr |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
title_sort |
Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS |
author |
Melo, Tomaz Panceri |
author_facet |
Melo, Tomaz Panceri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Tomaz Panceri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
contributor_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo pedagógico de educação Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino de biologia Análise documental |
topic |
Modelo pedagógico de educação Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino de biologia Análise documental |
description |
Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-14T04:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138558 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273520 |
identifier_str_mv |
001138558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/2/001138558.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/1/001138558.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0c155d8f7d98f5247c65b94a812b542 f8c21273c7658f0a064d6317aa075062 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447361271365632 |