Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Tomaz Panceri
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273520
Resumo: Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras.
id UFRGS-2_0438fb1acd5952549722ddaff4a1ce77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273520
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Tomaz PanceriFonseca, Carlos Ventura2024-03-14T04:57:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/273520001138558Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras.application/pdfporModelo pedagógico de educaçãoPrática pedagógicaEnsino de ciênciasEnsino de biologiaAnálise documentalModelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138558.pdf.txt001138558.pdf.txtExtracted Texttext/plain59718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/2/001138558.pdf.txte0c155d8f7d98f5247c65b94a812b542MD52ORIGINAL001138558.pdfTexto completoapplication/pdf482988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/1/001138558.pdff8c21273c7658f0a064d6317aa075062MD5110183/2735202024-03-15 05:01:52.038877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:01:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
title Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
spellingShingle Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
Melo, Tomaz Panceri
Modelo pedagógico de educação
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Análise documental
title_short Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
title_full Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
title_fullStr Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
title_full_unstemmed Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
title_sort Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
author Melo, Tomaz Panceri
author_facet Melo, Tomaz Panceri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Tomaz Panceri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
contributor_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo pedagógico de educação
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Análise documental
topic Modelo pedagógico de educação
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Análise documental
description Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-14T04:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138558
url http://hdl.handle.net/10183/273520
identifier_str_mv 001138558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/2/001138558.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273520/1/001138558.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0c155d8f7d98f5247c65b94a812b542
f8c21273c7658f0a064d6317aa075062
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224678346326016