Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramminger, Simone
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141269
Resumo: Este artigo busca analisar as repercussões da vivência no curso de graduação em pedagogia a distância da UFRGS na vida das alunas-professoras. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi respondido, por e-mail, por dez alunas matriculadas no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados foi efetuada através do método de análise de conteúdo. Foram identificadas quatro categorias: A teoria fundamentando a prática e a prática embasando a teoria; o olhar sobre os alunos e suas aprendizagens; contribuições da tecnologia e mudanças na maneira de se ver educadora. O contato com teorias sobre educação, o constante exercício de associar a teoria com a sua prática, a interação com a tecnologia, com colegas, professores e tutores vem possibilitando mudanças na vida pessoal e na prática profissional das alunas-professoras.
id UFRGS-2_e4bda9b8e7830401ebd81fec4567e7ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141269
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramminger, SimoneLinch, Jaqueline Picetti2016-05-18T02:08:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/141269000992229Este artigo busca analisar as repercussões da vivência no curso de graduação em pedagogia a distância da UFRGS na vida das alunas-professoras. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi respondido, por e-mail, por dez alunas matriculadas no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados foi efetuada através do método de análise de conteúdo. Foram identificadas quatro categorias: A teoria fundamentando a prática e a prática embasando a teoria; o olhar sobre os alunos e suas aprendizagens; contribuições da tecnologia e mudanças na maneira de se ver educadora. O contato com teorias sobre educação, o constante exercício de associar a teoria com a sua prática, a interação com a tecnologia, com colegas, professores e tutores vem possibilitando mudanças na vida pessoal e na prática profissional das alunas-professoras.application/pdfporEnsino a distânciaPedagogiaRepercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoEspecialização em Tutoria Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992229.pdf000992229.pdfTexto completoapplication/pdf202407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/1/000992229.pdff6adf879d41b01286faa2f9fdca3c351MD51TEXT000992229.pdf.txt000992229.pdf.txtExtracted Texttext/plain64514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/2/000992229.pdf.txta9ae555b096b4c4ea15d1f8a98ced17fMD52THUMBNAIL000992229.pdf.jpg000992229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/3/000992229.pdf.jpg055628aaabd0791d20ca4975204fc307MD5310183/1412692021-12-06 05:41:18.409657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141269Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
title Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
spellingShingle Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
Ramminger, Simone
Ensino a distância
Pedagogia
title_short Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
title_full Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
title_fullStr Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
title_full_unstemmed Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
title_sort Repercussões do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura a Distância da UFRGS na Vida das Alunas
author Ramminger, Simone
author_facet Ramminger, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramminger, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Linch, Jaqueline Picetti
contributor_str_mv Linch, Jaqueline Picetti
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Pedagogia
topic Ensino a distância
Pedagogia
description Este artigo busca analisar as repercussões da vivência no curso de graduação em pedagogia a distância da UFRGS na vida das alunas-professoras. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi respondido, por e-mail, por dez alunas matriculadas no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados foi efetuada através do método de análise de conteúdo. Foram identificadas quatro categorias: A teoria fundamentando a prática e a prática embasando a teoria; o olhar sobre os alunos e suas aprendizagens; contribuições da tecnologia e mudanças na maneira de se ver educadora. O contato com teorias sobre educação, o constante exercício de associar a teoria com a sua prática, a interação com a tecnologia, com colegas, professores e tutores vem possibilitando mudanças na vida pessoal e na prática profissional das alunas-professoras.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-18T02:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992229
url http://hdl.handle.net/10183/141269
identifier_str_mv 000992229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/1/000992229.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/2/000992229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141269/3/000992229.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6adf879d41b01286faa2f9fdca3c351
a9ae555b096b4c4ea15d1f8a98ced17f
055628aaabd0791d20ca4975204fc307
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509216260096