Por uma imaginação etnográfica na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Golbspan, Ricardo Boklis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252729
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura acerca da etnografia na educação, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação. Através deste estudo, realizado no primeiro semestre de 2020, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.
id UFRGS-2_043db127f9392b5f19f105e622040826
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252729
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Golbspan, Ricardo BoklisGandin, Luis Armando2022-12-14T04:56:09Z20220104-7043http://hdl.handle.net/10183/252729001155636Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura acerca da etnografia na educação, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação. Através deste estudo, realizado no primeiro semestre de 2020, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.This article aims at presenting the ethnographic imagination as a powerful tool for critical research in education. Learning from a literature review about ethnography in education, the present work proposes there is a rich diversity in ethnographic practices in education. This study points to the possibility of approaching the Brazilian educational reality under the perspective of the ethnographic imagination, according to Paul Willis. This manuscript, therefore, theoretically discusses this category, establishing a methodological liability proposal for the operation of an ethnographic imagination, as well as a step-by-step procedure for its operation. Results indicate the proposal for a new sensitivity towards the ethnographic work in education, the invite to a new methodological perspective and the reorientation of methodological procedures for collecting and analyzing ethnographic data in educational research.El objetivo de este artículo es presentar la imaginación etnográfica como una potente herramienta para la investigación crítica en educación. A partir de una revisión de literatura a cerca de la etnografía en educación, el texto propone que hay una diversidad de prácticas etnográficas en educación,. A través de este estudio bibliográfico hecho en 2020, se apuntó la posibilidad de abordar la realidad educacional bajo la perspectiva de la imaginación etnográfica, de acuerdo con Paul Willis. El manuscrito propone una discusión teórica sobre esta categoría, establece una propuesta de confiabilidad metodológica para la operación de la imaginación etnográfica y indica un paso a paso para su efectuación. Como resultados, se destacan una propuesta de nueva sensibilidad frente al trabajo etnográfico en educación, una invitación a la operación rigorosa de la perspectiva metodológica y una reorientación de procedimientos metodológicos de colecta y análisis de dados etnográficos.application/pdfporRevista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 31, n. 67 (jul./set. 2022), p. 399-411EtnografiaPesquisa qualitativaEthnographic imaginationEthnography in educationValidity in qualitative researchMethodological proceduresImaginación etnográficaEtnografía en educaciónValidación de investigación cualitativaProcedimientos metodológicosPor uma imaginação etnográfica na educaçãoTowards an ethnographic imagination in education Por una imaginación etnográfica en educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155636.pdf.txt001155636.pdf.txtExtracted Texttext/plain52860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252729/2/001155636.pdf.txt90711e6537340fbbd224ec5cf1626a66MD52ORIGINAL001155636.pdfTexto completoapplication/pdf287921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252729/1/001155636.pdfc0e815826cdbd8a4dd844f2f661cd764MD5110183/2527292022-12-15 05:51:18.560551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-15T07:51:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma imaginação etnográfica na educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Towards an ethnographic imagination in education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Por una imaginación etnográfica en educación
title Por uma imaginação etnográfica na educação
spellingShingle Por uma imaginação etnográfica na educação
Golbspan, Ricardo Boklis
Etnografia
Pesquisa qualitativa
Ethnographic imagination
Ethnography in education
Validity in qualitative research
Methodological procedures
Imaginación etnográfica
Etnografía en educación
Validación de investigación cualitativa
Procedimientos metodológicos
title_short Por uma imaginação etnográfica na educação
title_full Por uma imaginação etnográfica na educação
title_fullStr Por uma imaginação etnográfica na educação
title_full_unstemmed Por uma imaginação etnográfica na educação
title_sort Por uma imaginação etnográfica na educação
author Golbspan, Ricardo Boklis
author_facet Golbspan, Ricardo Boklis
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Gandin, Luis Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Golbspan, Ricardo Boklis
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Pesquisa qualitativa
topic Etnografia
Pesquisa qualitativa
Ethnographic imagination
Ethnography in education
Validity in qualitative research
Methodological procedures
Imaginación etnográfica
Etnografía en educación
Validación de investigación cualitativa
Procedimientos metodológicos
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnographic imagination
Ethnography in education
Validity in qualitative research
Methodological procedures
dc.subject.spa.fl_str_mv Imaginación etnográfica
Etnografía en educación
Validación de investigación cualitativa
Procedimientos metodológicos
description Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura acerca da etnografia na educação, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação. Através deste estudo, realizado no primeiro semestre de 2020, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T04:56:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252729
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155636
identifier_str_mv 0104-7043
001155636
url http://hdl.handle.net/10183/252729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, BA. Vol. 31, n. 67 (jul./set. 2022), p. 399-411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252729/2/001155636.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252729/1/001155636.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90711e6537340fbbd224ec5cf1626a66
c0e815826cdbd8a4dd844f2f661cd764
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225076426670080