Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Carvalho da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147085
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização.
id UFRGS-2_0464af33246dc7370c7bbae2f5840446
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147085
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andréia Carvalho daDresch, Nelton LuisDella Libera, Aline Lemos da Cunha2016-08-11T02:15:58Z2014http://hdl.handle.net/10183/147085000951671Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização.application/pdfporEnsino de quimicaFormação de professores : QuímicaEducação prisionalDescobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária femininainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951671.pdf000951671.pdfTexto completoapplication/pdf5375507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/1/000951671.pdf13c5c38d3944427a9d68845bdc2dff44MD51TEXT000951671.pdf.txt000951671.pdf.txtExtracted Texttext/plain128142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/2/000951671.pdf.txtf039212e13ee96979a4f6cbbd9a28639MD52THUMBNAIL000951671.pdf.jpg000951671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/3/000951671.pdf.jpg2ce87990d402c44126866dc138112e86MD5310183/1470852018-10-29 08:33:08.478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
title Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
spellingShingle Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
Silva, Andréia Carvalho da
Ensino de quimica
Formação de professores : Química
Educação prisional
title_short Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
title_full Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
title_fullStr Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
title_full_unstemmed Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
title_sort Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
author Silva, Andréia Carvalho da
author_facet Silva, Andréia Carvalho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréia Carvalho da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dresch, Nelton Luis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Dresch, Nelton Luis
Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Formação de professores : Química
Educação prisional
topic Ensino de quimica
Formação de professores : Química
Educação prisional
description Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-11T02:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147085
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951671
url http://hdl.handle.net/10183/147085
identifier_str_mv 000951671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/1/000951671.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/2/000951671.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/3/000951671.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13c5c38d3944427a9d68845bdc2dff44
f039212e13ee96979a4f6cbbd9a28639
2ce87990d402c44126866dc138112e86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514136178688