Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147085 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização. |
id |
UFRGS-2_0464af33246dc7370c7bbae2f5840446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147085 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Andréia Carvalho daDresch, Nelton LuisDella Libera, Aline Lemos da Cunha2016-08-11T02:15:58Z2014http://hdl.handle.net/10183/147085000951671Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização.application/pdfporEnsino de quimicaFormação de professores : QuímicaEducação prisionalDescobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária femininainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951671.pdf000951671.pdfTexto completoapplication/pdf5375507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/1/000951671.pdf13c5c38d3944427a9d68845bdc2dff44MD51TEXT000951671.pdf.txt000951671.pdf.txtExtracted Texttext/plain128142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/2/000951671.pdf.txtf039212e13ee96979a4f6cbbd9a28639MD52THUMBNAIL000951671.pdf.jpg000951671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/3/000951671.pdf.jpg2ce87990d402c44126866dc138112e86MD5310183/1470852018-10-29 08:33:08.478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
title |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
spellingShingle |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina Silva, Andréia Carvalho da Ensino de quimica Formação de professores : Química Educação prisional |
title_short |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
title_full |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
title_fullStr |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
title_full_unstemmed |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
title_sort |
Descobrindo os limites da minha formação por meio do ensino de química dentro de uma penitenciária feminina |
author |
Silva, Andréia Carvalho da |
author_facet |
Silva, Andréia Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Carvalho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Dresch, Nelton Luis Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Formação de professores : Química Educação prisional |
topic |
Ensino de quimica Formação de professores : Química Educação prisional |
description |
Este trabalho trata-se de uma pesquisa autobiográfica, onde relato minha vivência com Educação Prisional de Mulheres, através do Ensino de Química, participando como professora no Curso Profissionalizante em Maquiagem Artística e Estética oferecido às mulheres que cumpriam pena em regime fechado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Inspirada na perspectiva metodológica das Histórias de Vida, apresento uma narrativa reflexiva, analisando os aspectos relevantes desta vivência para a minha formação inicial e que suscitaram o interesse pelo aprofundamento na temática. Através do movimento entre o passado e o presente do processo reflexivo, analiso como desenvolvi um olhar mais sensível para a dimensão social da formação humana, o qual ampliou a visibilidade de alguns aspectos, cuja importância não me era perceptível com os referenciais teóricos orientadores da minha formação inicial. O estudo é tipicamente qualitativo e inspirado em uma abordagem feminista de pesquisa. Teve como objetivo apresentar reflexões que visaram contribuir com o debate sobre a importância de inserir, na formação de professores e professoras de Química, a sensibilização para a temática da Educação Prisional de Mulheres e para uma futura atuação comprometida com seus processos de ressocialização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-11T02:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147085 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951671 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147085 |
identifier_str_mv |
000951671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/1/000951671.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/2/000951671.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147085/3/000951671.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13c5c38d3944427a9d68845bdc2dff44 f039212e13ee96979a4f6cbbd9a28639 2ce87990d402c44126866dc138112e86 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224514136178688 |