Análise de uma atividade com professores em formação sobre a utilização de vídeos para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/90053 |
Resumo: | O campo tecnológico digital está em constante crescimento com inúmeros dispositivos - como tablets, notebooks e celulares- , e os estudantes têm o hábito de usar a tecnologia em muitas situações como jogos, programas e redes sociais. Tais atividades parecem difíceis de serem ligadas à sala de aula, uma vez que grande parte dos programas educacionais das escolas brasileiras foi desenvolvida para um ambiente de aprendizagem do tipo lápis e papel, guiado pelo professor. Para que o docente seja capaz de ajudar os alunos a encontrar e avaliar de forma crítica os recursos tecnológicos disponíveis, é interessante integrar, nos cursos de formação inicial e continuada de docentes, a prática tecnológica. Com esse entendimento, escolheu-se trabalhar uma atividade de reflexão com docentes em formação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a fim de avaliar a compreensão deles sobre o uso do recurso tecnológico no ambiente escolar, que se aproximam dos estudantes habituados a uma interatividade com o mundo e suas ideias. Quanto à experiência de uso, neste trabalho, discutem-se os resultados de uma pesquisa realizada com trinta e um alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem – Perspectiva do Aluno e de três vídeos sobre o assunto de química inorgânica, focados nas funções inorgânicas, produzidos pela Coordenação Central de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro, em parceria com o MEC. Esta pesquisa permitiu verificar que há a preferência por vídeos dinâmicos e contextualizados pela maioria dos professores em formação consultados, características que estão presentes em dois dos vídeos apresentados. |
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