Gênero, história e educação : construção e desconstrução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Guacira Lopes
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257906
Resumo: O artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem.
id UFRGS-2_0485b174796315d3161ffff698f17343
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Louro, Guacira Lopes2023-05-10T03:28:02Z19950100-3143http://hdl.handle.net/10183/257906000037110O artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem.The essay discusses Joan Scott's key text, " Gender: a useful category of historical analysis", which has been a main reference for students of gender (in Social Sciences, in general, and in Education, in particular) in the Brazilian context. It examines the affinities of Scott's proposal with the poststructuralist studies (emphasizing especially her use of the Foucaultian concept of power and Derrida' s desconstructivist procedure) and the political and pedagogical implications of this approach.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 101-132GêneroHistória da educaçãoDesconstruçãoGênero, história e educação : construção e desconstruçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000037110.pdf.txt000037110.pdf.txtExtracted Texttext/plain94530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257906/2/000037110.pdf.txt7c84a99fda0c3b6e51c569a7ea5fc674MD52ORIGINAL000037110.pdfTexto completoapplication/pdf400186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257906/1/000037110.pdfe7c67786055c500ecbe48ccfe928852cMD5110183/2579062023-05-11 03:39:44.166414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:39:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero, história e educação : construção e desconstrução
title Gênero, história e educação : construção e desconstrução
spellingShingle Gênero, história e educação : construção e desconstrução
Louro, Guacira Lopes
Gênero
História da educação
Desconstrução
title_short Gênero, história e educação : construção e desconstrução
title_full Gênero, história e educação : construção e desconstrução
title_fullStr Gênero, história e educação : construção e desconstrução
title_full_unstemmed Gênero, história e educação : construção e desconstrução
title_sort Gênero, história e educação : construção e desconstrução
author Louro, Guacira Lopes
author_facet Louro, Guacira Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, Guacira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
História da educação
Desconstrução
topic Gênero
História da educação
Desconstrução
description O artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem.
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:28:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257906
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000037110
identifier_str_mv 0100-3143
000037110
url http://hdl.handle.net/10183/257906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 101-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257906/2/000037110.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257906/1/000037110.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c84a99fda0c3b6e51c569a7ea5fc674
e7c67786055c500ecbe48ccfe928852c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225088182255616