Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143859 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais. |
id |
UFRGS-2_0495dd6f993f34ea1696cab64c239a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143859 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bossle, Marilia BonzaniniNascimento, Luís Felipe Machado do NascimentoFigueiró, Paola SchmittTrevisan, MarceloMuller Neto, Hugo Fridolino2016-07-22T02:17:09Z20151678-8982http://hdl.handle.net/10183/143859000996672O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais.The purpose of this paper is to identify the relationship between attitudes and environmental behavior among residents in the city of Porto Alegre in southern Brazil, using a Survey that was applied with 1200 citizens. We analyzed the descriptive statistics and conducted an ANOVA to test the effects of demographic factors in a series of variables. The gap between “attitude” and “behavior” was confirmed. The willingness to pay a premium for products with environmental appeal, although present in all levels, is higher for people from higher income and educational backgrounds and is higher for cosmetics than for natural foods. Respondents consider environmental criteria at purchase and they know how to dispose of products. Consumers lack of a systemic view of the production and consumption chain. Although our findings have practical (to improve concern in the population) and academic (to compare with similar studies) implications, results cannot be generalized, because they are specifically related to a single city. The results will be valuable in guiding business strategies, public policy and further research. Consumers realize the importance of sustainable issues but they need further knowledge to put their awareness into practice. This paper jointly analyzes awareness, behavior, the importance of the environmental appeal of products and environmental problems. People tend to answer positively, but they fail to act accordingly.application/pdfengE & G economia e gestão. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 40 (2015), p. 57-86Comportamento sustentávelConsciência ambientalSustainable behaviorEnvironmental awarenessCitizens’atitudesConcerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizenPreocupar-se ou agir? : a dicotomia entre o discurso e a prática no comportamento sustentável do consumidor da cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996672.pdf000996672.pdfTexto completo (inglês)application/pdf792405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/1/000996672.pdf6aa8fb39e2c674cc8950e4e7f0a6baa9MD51TEXT000996672.pdf.txt000996672.pdf.txtExtracted Texttext/plain73035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/2/000996672.pdf.txta667ab270d5e87ea32830d0488122db5MD52THUMBNAIL000996672.pdf.jpg000996672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/3/000996672.pdf.jpg81d844460ca53d89e25aa9c707b01cf9MD5310183/1438592018-10-29 07:39:19.297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:39:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Preocupar-se ou agir? : a dicotomia entre o discurso e a prática no comportamento sustentável do consumidor da cidade de Porto Alegre |
title |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
spellingShingle |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen Bossle, Marilia Bonzanini Comportamento sustentável Consciência ambiental Sustainable behavior Environmental awareness Citizens’atitudes |
title_short |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
title_full |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
title_fullStr |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
title_full_unstemmed |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
title_sort |
Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen |
author |
Bossle, Marilia Bonzanini |
author_facet |
Bossle, Marilia Bonzanini Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento Figueiró, Paola Schmitt Trevisan, Marcelo Muller Neto, Hugo Fridolino |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento Figueiró, Paola Schmitt Trevisan, Marcelo Muller Neto, Hugo Fridolino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossle, Marilia Bonzanini Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento Figueiró, Paola Schmitt Trevisan, Marcelo Muller Neto, Hugo Fridolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento sustentável Consciência ambiental |
topic |
Comportamento sustentável Consciência ambiental Sustainable behavior Environmental awareness Citizens’atitudes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sustainable behavior Environmental awareness Citizens’atitudes |
description |
O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-22T02:17:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143859 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-8982 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996672 |
identifier_str_mv |
1678-8982 000996672 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
E & G economia e gestão. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 40 (2015), p. 57-86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/1/000996672.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/2/000996672.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/3/000996672.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6aa8fb39e2c674cc8950e4e7f0a6baa9 a667ab270d5e87ea32830d0488122db5 81d844460ca53d89e25aa9c707b01cf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447618546827264 |