Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossle, Marilia Bonzanini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento, Figueiró, Paola Schmitt, Trevisan, Marcelo, Muller Neto, Hugo Fridolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143859
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais.
id UFRGS-2_0495dd6f993f34ea1696cab64c239a51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bossle, Marilia BonzaniniNascimento, Luís Felipe Machado do NascimentoFigueiró, Paola SchmittTrevisan, MarceloMuller Neto, Hugo Fridolino2016-07-22T02:17:09Z20151678-8982http://hdl.handle.net/10183/143859000996672O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais.The purpose of this paper is to identify the relationship between attitudes and environmental behavior among residents in the city of Porto Alegre in southern Brazil, using a Survey that was applied with 1200 citizens. We analyzed the descriptive statistics and conducted an ANOVA to test the effects of demographic factors in a series of variables. The gap between “attitude” and “behavior” was confirmed. The willingness to pay a premium for products with environmental appeal, although present in all levels, is higher for people from higher income and educational backgrounds and is higher for cosmetics than for natural foods. Respondents consider environmental criteria at purchase and they know how to dispose of products. Consumers lack of a systemic view of the production and consumption chain. Although our findings have practical (to improve concern in the population) and academic (to compare with similar studies) implications, results cannot be generalized, because they are specifically related to a single city. The results will be valuable in guiding business strategies, public policy and further research. Consumers realize the importance of sustainable issues but they need further knowledge to put their awareness into practice. This paper jointly analyzes awareness, behavior, the importance of the environmental appeal of products and environmental problems. People tend to answer positively, but they fail to act accordingly.application/pdfengE & G economia e gestão. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 40 (2015), p. 57-86Comportamento sustentávelConsciência ambientalSustainable behaviorEnvironmental awarenessCitizens’atitudesConcerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizenPreocupar-se ou agir? : a dicotomia entre o discurso e a prática no comportamento sustentável do consumidor da cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996672.pdf000996672.pdfTexto completo (inglês)application/pdf792405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/1/000996672.pdf6aa8fb39e2c674cc8950e4e7f0a6baa9MD51TEXT000996672.pdf.txt000996672.pdf.txtExtracted Texttext/plain73035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/2/000996672.pdf.txta667ab270d5e87ea32830d0488122db5MD52THUMBNAIL000996672.pdf.jpg000996672.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/3/000996672.pdf.jpg81d844460ca53d89e25aa9c707b01cf9MD5310183/1438592018-10-29 07:39:19.297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:39:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Preocupar-se ou agir? : a dicotomia entre o discurso e a prática no comportamento sustentável do consumidor da cidade de Porto Alegre
title Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
spellingShingle Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
Bossle, Marilia Bonzanini
Comportamento sustentável
Consciência ambiental
Sustainable behavior
Environmental awareness
Citizens’atitudes
title_short Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
title_full Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
title_fullStr Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
title_full_unstemmed Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
title_sort Concerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizen
author Bossle, Marilia Bonzanini
author_facet Bossle, Marilia Bonzanini
Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento
Figueiró, Paola Schmitt
Trevisan, Marcelo
Muller Neto, Hugo Fridolino
author_role author
author2 Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento
Figueiró, Paola Schmitt
Trevisan, Marcelo
Muller Neto, Hugo Fridolino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bossle, Marilia Bonzanini
Nascimento, Luís Felipe Machado do Nascimento
Figueiró, Paola Schmitt
Trevisan, Marcelo
Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento sustentável
Consciência ambiental
topic Comportamento sustentável
Consciência ambiental
Sustainable behavior
Environmental awareness
Citizens’atitudes
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainable behavior
Environmental awareness
Citizens’atitudes
description O objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-22T02:17:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143859
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-8982
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000996672
identifier_str_mv 1678-8982
000996672
url http://hdl.handle.net/10183/143859
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv E & G economia e gestão. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 40 (2015), p. 57-86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/1/000996672.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/2/000996672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143859/3/000996672.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6aa8fb39e2c674cc8950e4e7f0a6baa9
a667ab270d5e87ea32830d0488122db5
81d844460ca53d89e25aa9c707b01cf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447618546827264